202404241233

Notícias

Semana Jurídica da Uniara começa com palestra sobre corrupção e lavagem de dinheiro

Publicado em: 17/10/2017

A primeira noite da XLVI Semana Jurídica “Dr. Carlos Eduardo de Freitas Fazoli”, da Universidade de Araraquara – Uniara, contou com uma palestra sobre “Corrupção e Lavagem de Dinheiro”, ministrada pela delegada federal, chefe da Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros em Florianópolis, Santa Catarina, e representante da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal - ADPF, Érika Mialik Marena. A atividade foi realizada nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, no Gran Hotel Morada do Sol.

“A intenção foi apresentar alguns estudos internacionais que mostraram os efeitos reais e concretos da corrupção no dia a dia do desenvolvimento dos países, alertar sobre a importância de se combatê-la, falar dos mecanismos de investigação da lavagem de dinheiro e, principalmente, tentar fazer com que a sociedade esteja atenta às alterações que, às vezes, são ‘costuradas’ para tentar enfraquecer as instituições de investigação, ou alterar o arcabouço legal de combate à corrupção”, explicou a convidada.

Ela aponta que a sociedade deve reivindicar uma atitude do estado. “Aparentemente, os efeitos, no que dizem respeito ao prejuízo do desenvolvimento econômico, são os mesmos tanto no Brasil quanto lá fora. Determinados segmentos estão na mão do crime organizado, e muitas vezes ele usa terno e gravata. Precisamos ter o inconformismo e cobrar do estado os mecanismos de transparência de controle”, declarou.

O chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e coordenador do curso de Direito, Fernando Passos, mencionou a operação Lava Jato, da qual Érika foi uma das principais coordenadoras de equipe da polícia na investigação. “É impossível essa geração não ser marcada pela operação Lava Jato. Ela mostra um país que não conhecíamos. Suspeitávamos, mas mais não dessa maneira. Escolhemos começar essa peregrinação pelo novo Brasil com a Polícia Federal, hoje querida pelo povo brasileiro. Vossa excelência tem a missão incrível de liderar a Polícia Federal no combate à corrupção. A Uniara e seus alunos estão com a senhora, estão com a Polícia Federal”, comentou.

Na abertura do evento, Passos elogiou o professor Fazoli, que dá nome à Semana Jurídica deste ano. “Você é um homem tão ético e essa foi a forma de homenageá-lo. Fazemos isso de coração porque queremos você muito bem. Somos muito gratos. Você é um orgulho para todos nós”, declarou ao docente.

Por sua vez, o homenageado agradeceu aos presentes. “É uma alegria imensa estar aqui hoje, mais do que vocês podem imaginar. Sinto-me muitíssimo honrado e agradecido, e digo que essa homenagem é para todos nós, para a coordenação, para os professores e, principalmente, para os queridos alunos”, disse.

A XLVI Semana Jurídica “Dr. Carlos Eduardo de Freitas Fazoli”, promovida pelo curso de Direito da Uniara, juntamente com o Diretório Acadêmico - DA Professor Walter Medeiros Mauro e com a Associação Atlética Acadêmica da graduação, termina nesta quinta-feira, dia 19 de outubro. As atividades são realizadas sempre a partir das 19h15, no Gran Hotel Morada do Sol (avenida Brasil, 477, no Centro). A programação completa está disponível no endereço www.uniara.com.br/eventos/xlvi-semana-juridica.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI