202403290652

Notícias

Hábito alimentar do brasileiro tem mudado há alguns anos

Publicado em: 13/10/2017

“O brasileiro sempre teve uma alimentação muito saudável e equilibrada, à base do arroz e do feijão, acompanhados por uma salada”, de acordo com a professora do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Denise Bertolini Chediek. No entanto, ela comenta que o hábito tem mudado há alguns anos. “A literatura fala em dificuldades com preparo dos alimentos porque a vida vai ficando mais corrida e, conforme a pessoa se dedica menos ao preparo do alimento em casa, fica mais sujeita aos alimentos chamados ultraprocessados, industrializados. São de fácil preparo, mas iludem o consumidor, que acha que está fazendo as coisas corretamente, quando na verdade tudo que é ultraprocessado traz prejuízo muito grande à saúde. O ideal é que voltemos à base alimentar que tínhamos”, adverte.

Como dica, ela sugere, no café da manhã, sempre incluir alimentos como leite e algo com fibras, como um pão integral, e evitar alimentos processados como margarina, por exemplo. “No jantar, deve-se evitar lanches e procurar sempre um alimento que possa ser produzido em companhia de alguém. Além de a comida apresentar os nutrientes, ela proporciona a questão social: quando juntam amigos ou familiares para prepararem algo ‘de verdade’, é uma garantia de uma comida melhor na mesa e, mesmo que seja uma massa, é importante trazer um componente vegetal junto. O molho de tomate refogado caseiro, por exemplo, já é melhor do que o industrializado”, diz.

Denise menciona que uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – VIGITEL apontou que apenas 40% dos brasileiros consomem vegetais todos os dias. “Se você deixa de consumi-los, é porque está comendo muita coisa industrializada, e o prejuízo é enorme. Se conseguir se organizar, poderá sempre variar a quantidade de vegetais que come todos os dias. Também é preciso haver um consumo maior de frutas, verduras e legumes, que estão sendo ‘perdidos’ na busca pela comida rápida”, destaca.

Nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A docente aproveita a ocasião para lembrar que a grande preocupação, hoje, é a de aproximar o consumidor do produtor local. “É interessante que cada um saiba de onde vem sua comida e procure se aproximar dos meios de comercialização desses produtores. É importante que volte às raízes alimentares e a encontrar alegria e prazer na elaboração de seu próprio prato. Em termos de nutrição, quanto mais você procurar o que não é pronto e o que pode desenvolver socialmente, melhor”, finaliza.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI