202403290954

Notícias

De olho no câncer de mama no Outubro Rosa

Publicado em: 13/10/2017

O câncer de mama é um assunto que tem ganhado destaque a cada ano. Durante o mês de outubro é realizada uma campanha mundial sobre sua conscientização, o Outubro Rosa. Para o professor do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Welington Lombardi, a relevância do tema se deve ao fato de ser uma patologia muito frequente em mulheres, “o tumor feminino mais prevalente”.

“A incidência do câncer de mama no Brasil é da ordem de 57.960 casos novos por 100 mil mulheres, segundo dados de 2016 do Instituto Nacional de Câncer - INCA. Só o estado de São Paulo conta com 16.160 novos casos. A neoplasia é mais prevalente em países desenvolvidos e em mulheres com maior escolaridade e melhor nível socioeconômico. Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor e menos agressivo será o tratamento, chegando a elevados índices de cura”, explica o docente.

Ele ressalta que a importância de se falar sobre a doença reside no fato de existirem programas de rastreamento. “Por meio do exame de mamografia, conseguimos diagnosticar precocemente a maioria dos casos”, lembra ele.

O autoexame também é recomendado por Lombardi “para que a mulher se toque e conheça melhor o seu corpo, afim de, quando sentir qualquer alteração mamária, procurar rapidamente um profissional da saúde, o mastologista”. “O autoexame deve ser realizado aproximadamente dez dias após o término da menstruação, por meio de movimentos circulares em ambas as mamas, de maneira suave e delicada, incluindo as regiões axilares e as fossas supra e infra-claviculares”, detalha.

O professor enfatiza que existe alta taxa de cura, desde que diagnosticado precocemente. “A rede pública de saúde oferece todo o suporte para a mulher, desde o programa de rastreamento mamográfico, até a assistência especializada – mastologia - no Ambulatório Saúde da Mulher”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI