202404251130

Notícias

SUS é tema de debate em noite da Semana do Estudante do DCE da Uniara

Publicado em: 11/10/2017

Na segunda-feira, dia 9 de outubro, a Semana do Estudante, promovida pelo Diretório Central dos Estudantes - DCE da Universidade de Araraquara – Uniara, trouxe o professor do curso de Medicina da instituição e diretor do Serviço Especial de Saúde de Araraquara – SESA, Walter Manso Figueiredo, e o docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Moacir de Freitas Júnior, para falarem sobre o Sistema Único de Saúde – SUS. A atividade foi realizada no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). O evento termina nesta quarta-feira, dia 11.

Na explanação, que teve como tema “Os 27 anos do SUS e os desafios para a oferta de uma saúde pública e gratuita de qualidade”, Figueiredo conta que fez um resgate de como surgiu e o que é o SUS, mencionando a história antes de sua criação. “Ele tinha suas diretrizes e seus propósitos, e tentou alterar completamente toda a organização em relação à saúde no país. Teve um avanço maravilhoso, no sentido de ser universal e não excluir as pessoas. Todos os cidadãos passaram a ter direito a ele, inclusive os desempregados, os que estão no mercado informal e indigentes”, destaca.

De acordo com o diretor, o SUS tem como objetivo garantir as ações não só curativas, mas também preventivas e de promoção em saúde, “ou seja, atender as pessoas em todas as suas necessidades”. “Abordei alguns pontos positivos do Sistema e alguns desafios, pois trata-se de uma proposta extremamente ousada. Afinal, atender um país com a dimensão do Brasil, com tantas diversidades regionais e com diferentes tipos de organização de serviços, é muito difícil. Há também a questão do financiamento, pois sabemos que o recurso é pouco, e ainda não é bem gasto. Tudo precisa ser equacionado, e é preciso buscar mais recursos financeiros, além de um planejamento e organização melhores”, aponta.

Já Freitas Júnior focou sua explanação no financiamento do SUS, abordando o que foi planejado, sob esse ponto de vista, para que o Sistema se tornasse uma política universal, além do que se tem praticado hoje, e se isso é o suficiente para atingir esse grau de universalidade. “É altamente insuficiente. O SUS é muito subfinanciado, sendo que, para chegar na média de outros países do mundo, precisaríamos aumentar o financiamento público a um patamar muito mais elevado do que o de hoje”, comenta.

No Brasil, o docente afirma que está se fazendo o contrário do que foi planejado. “Pensamos em um sistema universal e o convertemos em segmentado, onde convivem os sistemas público e privado, que segregam as pessoas – quem pode pagar, tem acesso a um tipo de atendimento, e quem não pode, tem acesso a outro”, explica.

Contudo, de acordo com ele, é possível reverter isso, “pois esses recursos que não estão na saúde, estão em outros setores, especialmente em um voltado ao pagamento das dívidas e às amortizações para o mercado financeiro”. “Enquanto o Brasil gasta 42% de seu orçamento com o pagamento de juros, 4% vai para a saúde. Existe justiça nisso? Não. Mas é possível fazer diferente. Basta termos vontade política e enfrentarmos essa questão, como deve ser feito”, finaliza.

Além de Figueiredo e de Freitas Júnior, compuseram a mesa a presidente do DCE, Mariana Rezende Esteves e o coordenador de extensão do curso de Direito, Fernando Rugno, que representou o reitor da Uniara, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro.

A Semana do Estudante teve início no dia 6, na unidade IV da Uniara, e termina nesta quarta-feira, dia 11, no auditório José Araújo Quirino dos Santos, a partir das 19h. As inscrições, no valor de R$15,00 podem ser efetuadas pelo endereço www.uniara.com.br/eventos/semana-estudante.

Mariana conta que, no dia 6, o assunto tratado foi o papel das engenharias no desenvolvimento nacional, seguido por um debate sobre o assunto. Na terça-feira, dia 10, o conteúdo foi voltado ao campo do Jornalismo, com o tema ‘O jornalismo e a crise moral brasileira’”. “Contamos com jornalistas que explanaram sobre as partes técnica, política e prática da profissão”, resume.

Para encerrar a Semana do Estudante, ela comenta que o assunto tratado será “sobre a conjuntura política atual no Brasil” e que, posteriormente, será realizado um debate.

Mais informações sobre a “Semana do Estudante” podem ser obtidas pelo telefone (16) 3397-0081, pelo e-mail nossavozuniara@gmail.com ou pelo endereço www.facebook.com/dceuniara.

 

Programação


11/10, quarta-feira, 19h – auditório José Araújo Quirino dos Santos (unidade I)

Conjuntura Política na Atualidade
Iso Sendacz – Presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central - SINAL em São Paulo
Miguel Manso – Presidente estadual e secretário da Organização Nacional do partido Pátria Livre

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI