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Dia das Crianças: satisfação para clientes e empresários

Publicado em: 09/10/2017

Com o Dia das Crianças chegando, a velha dúvida toma conta dos pais: como fazer para conseguir dar um bom presente, sem pesar no bolso? Já os empreendedores se perguntam como conseguir vender bem seus produtos para o dia 12 de outubro. O professor do curso de Economia da Universidade de Araraquara – Uniara, Gustavo Marques, fala sobre como uma boa negociação pode agradar tanto o consumidor quanto o empresário.

Ele aponta que a empatia é uma peça-chave na hora da negociação. “É preciso que o empreendedor entenda o momento do mercado e o perfil de seus consumidores. Já o cliente precisa pesquisar sempre e entender as dificuldades pelas quais as empresas passaram e ainda passam, e o fato de que alguns funcionários podem ser novos e estar em treinamento”, diz.

A pesquisa, de acordo com o docente, continua sendo a melhor arma à disposição do cliente. “Hoje, com tantas ferramentas online, via sites e aplicativos, o consumidor precisa convergir todos a seu favor. Ao mesmo tempo, deve definir, antes da pesquisa, parâmetros básicos, como preço máximo, prazo de pagamento etc”, sugere.

Outra dica, segundo Marques, é o cliente usar o fator liquidez a seu favor, “ou seja, quem tem dinheiro no bolso e pode pagar à vista e em espécie, fará bons negócios”. “Se estiver nessa situação, valorize seu poder de compra e sua condição. Negocie”, recomenda.

Por outro lado, o empresário também precisa sustentar seus negócios. “Ele precisa compreender que uma venda depende de uma quantidade de variáveis muito grande, e é sua principal função compreender e utilizar-se de todas. Basicamente, para o fechamento de um negócio, temos três clientes diferentes que interferem na conclusão de uma venda: o primeiro é a própria criança, e ela, por sua vez, tem o que lhe agrada, como a cor, o formato, a interface com os desenhos da televisão e da Internet etc; o segundo é o cliente que fará a escolha, ou seja, para ele, a marca, a durabilidade e a qualidade do material importam muito. Já o terceiro é quem efetuará o pagamento, e este, no seu papel, espera maior velocidade do processo, preço, prazos e formas de pagamento. Ou seja, uma única venda envolve expectativas muito diferentes e que precisam ser conciliadas”, ressalta.

Na opinião do professor, o investimento no ramo dos brinquedos vale a pena no Brasil. “Destaco apenas que o empresário precisa compreender que as margens estão se estreitando por conta da concorrência, tornando o foco no combate aos custos uma constante. Ao mesmo tempo, o empreendedor deve cuidar cada vez mais das diferenças entre os clientes, compreendendo suas expectativas e buscando atendê-las, o que deve ser o principal norteador dessa empresa. O cliente precisa se sentir especial. E quando falamos de criança, dobre essa importância”, aconselha.

Marques sugere ao empreendedor reforçar a necessidade de um bom cadastro, “aproveitando essas datas para atualizar sua base de clientes, inclusive com dados sobre os filhos, podendo, dessa forma, se relacionar melhor com eles”.

O professor aproveita para ressaltar que o verdadeiro motivo para se celebrar o Dia das Crianças, no entanto, é o mais importante a ser feito. “Destaco a real intenção da data e a importância de cuidarmos das nossas crianças, estando próximos e ensinando por meio do exemplo”, finaliza.

Informações sobre o curso de Economia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

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