202404201249

Notícias

Curso de Medicina da Uniara começa preparativos para seu X Seminário de Integração

Publicado em: 04/10/2017

O curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara começou os preparativos para a décima edição de seu Seminário de Integração – Simed, que será realizado entre os dias 23 e 27 de outubro, a partir das 8h. O local do encontro, que contará, este ano, com a apresentação de pesquisas, mesa-redonda, minicursos e palestras, será divulgado em breve.

“Trata-se de um evento acadêmico de integração dos alunos da graduação que desenvolvem, em conjunto, projetos de pesquisa de diferentes modalidades, divulgam os resultados obtidos e procuram, em grande parte dos trabalhos, traçar estratégias para a melhora da saúde das pessoas”, explica o professor responsável pela atividade, Luiz Roberto Basso Junior.

Ele destaca que os estudantes desenvolvem a capacidade de trabalhar em equipe de forma multidisciplinar; definir estratégias de estudo, pesquisa e extensão; exercer liberdade de escolha e entender as consequências relacionadas a essas decisões, e, “fundamentalmente”, estimular e desenvolver o processo e pensamento científicos. “Em conjunto, o Simed procura participar ativamente na formação de médicos, atuantes, engajados, atualizados e responsáveis pela saúde de uma sociedade que necessita tanto de profissionais transformadores”, completa.

Para a décima edição do Simed, o docente conta que houve um aumento significativo de projetos de Iniciação Científica - IC, em relação aos anos anteriores. “Estão sendo desenvolvidos 63 trabalhos, entre eles, 35 de IC, dos quais 28 são novos e sete estão em andamento desde o ano anterior, além de dezesseis revisões bibliográficas e dez relatos de caso. Também serão apresentados dez trabalhos desenvolvidos pelos alunos na disciplina de ‘Metodologia Científica’, comenta.

Como novidade, Basso Junior revela que serão realizados seis minicursos e uma mesa-redonda, além das tradicionais apresentações dos alunos e palestras. “Dentre os minicursos, podemos citar: ‘Fundamentos da radiologia e diagnóstico por imagem na urgência e emergência’; ‘Curso teórico-prático de reanimação cardiopulmonar adulto e pediátrico’; ‘Coleta de Sangue Periférico: do básico ao aplicado’, e ‘Bioinformática aplicada à área da saúde’. Além disso, foi reservado um período da semana para que o Diretório Acadêmico do curso de Medicina realizasse uma mesa-redonda de assunto de interesse específico dos alunos. O tema será ‘A saúde mental do estudante de medicina e seu comportamento durante cada etapa de sua graduação’”, detalha.

De acordo com o professor, a área de saúde coletiva tem sido abordada na maioria dos trabalhos, seguindo tendência das edições anteriores. “Acredito que isso revela a preocupação, o engajamento, a dedicação e o esforço, não somente dos estudantes para com a comunidade, com a qual se comprometerão a servir quando formados, mas também dos professores e da Uniara, que buscam apoiar os graduandos em suas atividades”, diz.

Basso Junior informa que, ao final do evento, dez trabalhos selecionados serão premiados por critérios de qualidade, nas versões escritas e pela apresentação. “Serão fornecidos certificados de premiação para esses trabalhos. Curiosamente, devido à alta qualidade, temos ampliado o número de premiados. Além disso, no final das atividades da semana, é realizada uma auto-avaliação com sugestões, onde o aluno pode, anonimamente, descrever quais os aspectos positivos e negativos do momento, bem como sugerir ideias para a melhoria das próximas versões do Simed”, diz.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Homenagem a Basso Junior

A coordenadora pedagógica da graduação, Cynthia Arruda Mauro Piratelli, faz questão de homenagear Basso Junior “como exemplo de dedicação ao trabalho e desenvolvimento pedagógico de uma metodologia inovadora de iniciação à pesquisa científica com os graduandos que, além de se capacitarem técnica e humanamente na produção do cuidado, também carregarão em suas histórias as habilidades científicas que tiveram a oportunidade de exercitar”.

“Esperamos, com isso, que o professor receba nosso carinho, reconhecimento e admiração por desenvolver um trabalho tão prazeroso e essencial na formação dos médicos da Uniara. Professor Basso Junior, aquele abraço!”, finaliza a docente.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI