202404200549

Notícias

Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial da Uniara promove seminário de integração sobre o afloramento do Aquífero Guarani

Publicado em: 02/10/2017

Na última sexta-feira, dia 29 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara promoveu o seminário de integração “Áreas de Afloramento do Aquífero Guarani: desafios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável”. A atividade, realizada na unidade I da instituição, contou com os palestrantes José Luiz Albuquerque Filho e Marcel Fantin.

“Foi abordada a questão das águas subterrâneas, sendo que seu uso crescente, tanto do setor público quanto do privado, tem afetado Araraquara. A explanação do professor Albuquerque Filho foi muito interessante, pois ele coordenou um trabalho cujo contexto era bem parecido com o do município”, comenta o docente responsável pelo seminário e professor do PPG-DTMA, Osvaldo Aly Júnior.

Ele conta que o outro convidado, Fantin, apresentou um estudo feito em São Carlos sobre os vetores do desenvolvimento e sobre como diversos segmentos são interdependentes deles. “Ele mostrou a precariedade de quem mora em bairros mais arenosos, o que coloca os moradores em maior situação de risco, e também apontou que tem sido feito um trabalho para tentar uma regularização fundiária nessas áreas”, detalha.

Parte dessa população, segundo Aly Júnior, está em uma área de recarga, “como acontece em Araraquara”. “Há dez anos, o Plano Diretor do município restringia ocupação na área da represa. Entretanto, isso foi modificado e ainda tivemos uma expansão urbana. Hoje, temos o processo de assoreamento da represa, e falta água nesses bairros, além da questão da fragilidade do solo”, aponta.

Após o término das explanações, os palestrantes responderam a diversas perguntas do público.

Aly Junior explica que a intenção dos seminários, realizados nas últimas sextas-feiras de cada mês, é “trazer temas e reflexões sobre o que está acontecendo em relação a território e a desenvolvimento sustentável, para colocar novas problematizações para os pós-graduandos do Programa”. “Temos buscado profissionais com experiência e que contribuam para essa reflexão, e isso tem instigado os presentes”, destaca.

Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI