202403281504

Notícias

Curso de Jornalismo da Uniara divulga classificados de concurso de redação

Publicado em: 26/09/2017

O curso de Jornalismo da Universidade de Araraquara – Uniara divulgou a lista com os dez primeiros colocados do concurso de redação “Jovens Talentos do Jornalismo”, que se encerrou no dia 25 de agosto, o último da Feira dos Cursos - FEC da instituição. O resultado pode ser visualizado no link https://goo.gl/8QujbN.

A coordenadora da graduação, Elivanete Zuppolini Barbi, comenta que o número de inscritos foi alto. “Foram 41 candidatos, e o objetivo de estimular os interessados no curso de Jornalismo foi atingido. Também consideramos que divulgamos a nossa profissão, que é uma das mais importantes do momento atual, com amplas e inovadoras possibilidades de trabalhos nas mídias digitais e em várias plataformas de comunicação. A produção de conteúdos, uma função exercida por jornalistas, está em plena atividade”, destaca.

Ela informa que a professora Julia Maria de Oliveira Santos Gorla foi a avaliadora dos textos, “para dar o máximo de coesão e uniformidade nas análises”. “Ela ministra, no Jornalismo, ‘Língua Portuguesa - Redação e Expressão’ e ‘Leitura e Interpretação de Textos’”, lembra a docente.

Julia comenta que, por vezes, os alunos fazem confusão na dissertação, mas que há os que se destacam na elaboração dos textos e ideias. “Muitos não têm noção de como estabelecer seu ponto de vista e, às vezes, se repetem ou escrevem um texto informativo, ao invés de opinativo. No entanto, há aqueles muito bons, que sabem articular o pensamento, desenvolver a sequência encadeada dos parágrafos, fazer análise, obedecer a proposta, ter coerência e coesão, além do cuidado com a parte gramatical”, explica.

Os classificados conseguiram, de acordo com ela, “se expressar de maneira adequada, dentro do que se espera de um aluno do ensino médio, em relação a um assunto que muitos ainda não conhecem”. “De modo geral, foram poucos os erros de língua portuguesa”, ressalta.

Os premiados receberão suas bolsas em 2018, simultaneamente ao cursarem a graduação de Jornalismo. Caso não se matriculem, a premiação vai para o próximo da lista, conforme o Regulamento do Concurso - os prêmios serão atribuídos aos vestibulandos de Jornalismo, exclusivamente.

Das quarenta redações avaliadas – uma foi desclassifica porque não atendeu os requisitos do regulamento -, foi feita uma relação em ordem de classificação do primeiro ao quadragésimo lugar. Os interessados podem verificar o resultado com todos os nomes, bem como as notas individuais, via www.facebook.com/jornalismouniara (inbox) ou pelo email jornalismo@uniara.com.br.

 

Premiação

As dez melhores redações serão publicadas no site da Agência de Notícias do curso de Jornalismo – AGEUniara (www.uniara.com.br/ageuniara).

Já a primeira colocada será premiada com um ano de curso de redação grátis na escola CRIAR, dirigida pela professora Julia, em Araraquara, e com uma visita técnica à Rede Globo São Paulo, com assistência na gravação do programa “Conversa com Bial”.

O segundo lugar ganhará um ano de curso de Inglês na escola de idiomas UP TO YOU, também dirigida por Julia, e uma visita técnica à Rede Globo São Paulo, com assistência na gravação do programa “Conversa com Bial”.

A terceira melhor redação ganhará um estágio de Observação de quinze dias em uma emissora de televisão, e uma visita técnica à Rede Globo São Paulo, com assistência na gravação do programa “Conversa com Bial”.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI