202403281853

Notícias

Pós-graduação em Biotecnologia da Uniara promove conferência sobre conceitos fundamentais dos hidrogéis, com professor da Universidade Simón Bolívar

Publicado em: 20/09/2017

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara promove a conferência “Conceitos fundamentais dos hidrogéis e potencialidade para sua aplicação na biofabricação”. A atividade será realizada nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, às 8h30, na sala 307 da unidade II da instituição (rua Carlos Gomes, 1217, no Centro).

O tema será abordado pelo professor titular do departamento de Química da Universidade Simón Bolívar/Caracas/Venezuela, pesquisador chefe do Grupo de Pesquisa B5IDA e, atualmente, pesquisador visitante junto ao Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, de Campinas, Marcos Antonio Sabino Gutierrez.

Em relação à palestra, o conferencista explica que, “com avanços na engenharia de tecidos, a possibilidade de regenerar tecido lesado - ou órgãos - que falharam tornou-se uma perspectiva que pode ser realista pela primeira vez na medicina”. “A combinação de materiais bioativos com células para gerar estruturas que funcionalmente possam substituir tecido perdido e/ou danificado é uma estratégia importante para alcançar esse objetivo”, relata.

“Uma faceta e um desafio dessa área é o uso da biofabricação, onde as estruturas tridimensionais, compostas por biomateriais e células, interatuam em um único processo de fabricação. Os hidrogéis são os materiais que têm maior potencialidade para serem usados na biofabricação, e são denominados ‘bioinks’. Os hidrogéis são particularmente atraentes para a biofabricação, pois recapitulam várias características da matriz extracelular natural e permitem o encapsulamento celular em um ambiente tridimensional altamente hidratado, que pode servir como suporte mecânico e ser biocompatível. Muitos aspectos ainda devem ser entendidos, e muitos desafios continuam para que esses interessantes materiais tenham um progresso na área da biofabricação e sejam levados para aplicações clínicas”, finaliza Gutierrez.

Mais informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br, pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7348.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI