202404230818

Notícias

Aluno de Odontologia da Uniara avalia percepção de estudantes e docentes em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais, na área

Publicado em: 01/09/2017

A “Avaliação da percepção dos alunos e docentes em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia” é o tema da pesquisa do estudante do terceiro ano do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Otávio Ulisses Silva Nascimento, sob orientação da professora Nádia Lunardi e coorientação do coordenador da graduação, Welingtom Dinelli.

Ainda em fase inicial, Nascimento conta que o objetivo do estudo é iniciar um diagnóstico do ensino, acompanhar a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs no de Odontologia da Uniara, “e coletar dados que propiciarão uma verificação da estrutura do modelo pedagógico de cada disciplina, bem como a percepção dos estudantes quanto ao ganho do conhecimento”.

Para seu intento, ele comenta que será realizado um estudo transversal, exploratório e de natureza quantitativa. “Todos os alunos matriculados no último ano do curso e os professores responsáveis por cada disciplina serão convidados a responderem questionários, com a finalidade de diagnóstico do ensino. Os questionários terão o conteúdo com semelhanças em relação ao tema, dispostos a verificarem: proposta e organização curriculares, processo pedagógico, planos de ensino, integração entre as áreas básicas e clínica, entre as disciplinas, e com o serviço público, foco profissional, carga horária, metodologia de ensino, métodos de avaliação, tecnologia e inovação, ética, moral e humanização no ensino, e a ciência das DCNs”, detalha Nascimento.

Em 2018, sua intenção é fazer uma reavaliação com os mesmos questionários, porém, com outros graduandos. “Isso será realizado com o intuito de verificar se a iniciativa única e exclusiva do conhecimento das DCNs, associadas ao diagnóstico das disciplinas, estimulou alterações pedagógicas e ganho coletivo no aprendizado”, revela o estudante.

Ele acredita que a criação dessa linha de pesquisa contribuirá na melhora da qualidade no ensino superior, “estimulando reflexões e transformações benéficas, na intenção de contribuir para uma evolução pedagógica que propiciará um ganho coletivo de aumento do aprendizado e dissipação do conhecimento no curso”.

O projeto do aluno foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da Uniara. Informações sobre o curso de Odontologia da instituição podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI