Publicado em: 01/09/2017
A “Avaliação da percepção dos alunos e docentes em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia” é o tema da pesquisa do estudante do terceiro ano do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Otávio Ulisses Silva Nascimento, sob orientação da professora Nádia Lunardi e coorientação do coordenador da graduação, Welingtom Dinelli.
Ainda em fase inicial, Nascimento conta que o objetivo do estudo é iniciar um diagnóstico do ensino, acompanhar a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs no de Odontologia da Uniara, “e coletar dados que propiciarão uma verificação da estrutura do modelo pedagógico de cada disciplina, bem como a percepção dos estudantes quanto ao ganho do conhecimento”.
Para seu intento, ele comenta que será realizado um estudo transversal, exploratório e de natureza quantitativa. “Todos os alunos matriculados no último ano do curso e os professores responsáveis por cada disciplina serão convidados a responderem questionários, com a finalidade de diagnóstico do ensino. Os questionários terão o conteúdo com semelhanças em relação ao tema, dispostos a verificarem: proposta e organização curriculares, processo pedagógico, planos de ensino, integração entre as áreas básicas e clínica, entre as disciplinas, e com o serviço público, foco profissional, carga horária, metodologia de ensino, métodos de avaliação, tecnologia e inovação, ética, moral e humanização no ensino, e a ciência das DCNs”, detalha Nascimento.
Em 2018, sua intenção é fazer uma reavaliação com os mesmos questionários, porém, com outros graduandos. “Isso será realizado com o intuito de verificar se a iniciativa única e exclusiva do conhecimento das DCNs, associadas ao diagnóstico das disciplinas, estimulou alterações pedagógicas e ganho coletivo no aprendizado”, revela o estudante.
Ele acredita que a criação dessa linha de pesquisa contribuirá na melhora da qualidade no ensino superior, “estimulando reflexões e transformações benéficas, na intenção de contribuir para uma evolução pedagógica que propiciará um ganho coletivo de aumento do aprendizado e dissipação do conhecimento no curso”.
O projeto do aluno foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da Uniara. Informações sobre o curso de Odontologia da instituição podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
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