202403281633

Notícias

Projeto Envelhecer Bem, da Educação Física da Uniara, abre inscrições para atividades físicas voltadas ao idoso

Publicado em: 29/08/2017

Os estudantes do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Karina de Oliveira Rabelo dos Santos e Rafael Comelli, estão desenvolvendo o projeto de Iniciação Científica “Envelhecer Bem”, que visa à qualidade de vida do público da terceira idade. O trabalho, orientado pelo professor da graduação, Darwin Ianuskiewtz, está com inscrições abertas para pessoas com sessenta anos ou mais, e envolve atividades físicas na praça Pedro de Toledo. Após a bateria de avaliações dos inscritos, a previsão para o início do projeto, que será realizado aos sábados, é para o mês de outubro.

Os interessados devem se inscrever até o final de setembro pelo telefone/Whatsapp (16) 99759-7691, das 12h às 14h, pelo e-mail envelhecerbemnapraça@gmail.com, manifestando interesse e deixando contato, ou pelo Facebook, no link https://goo.gl/V4Amdq.

Os requisitos para as inscrições são: ser homem ou mulher com sessenta anos de idade ou mais, com atestado médico autorizando a prática de atividade física, que será de intensidade leve a moderada.

“A pesquisa terá suas atividades desenvolvidas das 8h às 10h30, durante cinco meses, porém, antes do início das práticas, serão realizadas avaliações físicas e multidimensionais - cognição, sintomas de depressão, autossatisfação, anamnese e qualidade de vida subjetiva, entre outras -, a fim de rastrear o perfil dos voluntários”, explica Karina.

Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, ela conta que as avaliações serão realizadas antes e após o término dos cinco meses do programa de exercícios físicos, recreativos e dinâmicos, “com o objetivo geral de analisar se haverá melhora na qualidade de vida, tendo em vista que vários estudos indicam que a prática de atividade física, orientação em saúde e a socialização interferem positivamente nessa melhora, que é subjetiva de cada participante”.

“Em todos os dias serão convidados estudantes e profissionais de cursos da área da saúde - Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Medicina da Uniara, e Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, além dos alunos de Educação Física que estão desenvolvendo o projeto -, com ênfase em orientação e educação em saúde, que envolvem atividades com uma equipe multidisciplinar”, detalha Karina.

A estudante ressalta que a pesquisa busca parcerias para a realização dos exames médicos e para doações de materiais recicláveis - garrafas pets de vários tamanhos, cabos de vassouras etc -, para confecção de itens que serão utilizados nas atividades, além procurar pessoas que se interessem por confeccionar os materiais por meio de oficinas, e alunos que tenham interesse em fazer parte da equipe.

O projeto conta com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Física e Corporal – GEPAFICO da Uniara e de alunas do curso de Gerontologia da UFSCar.

Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI