202404160306

Notícias

Ex-aluna de Publicidade da Uniara promove ciclo de palestras e debates em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia

Publicado em: 18/08/2017

A ex-aluna do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, Marcela Campos, promove um ciclo de palestras e debates em celebração ao Dia Mundial da Fotografia, neste sábado, dia 19 de agosto, das 14h às 18h30, no Estúdio MAR (avenida Portugal, 494, no Centro). A atividade terá como uma das convidadas a também ex-estudante da graduação, Leila Penteado.

“Serão quatro palestras, ministradas por fotógrafas que atuam há muito tempo na área, e têm em comum o fato de fotografarem em sua essência, com projetos autorais, sempre com um cunho artístico”, conta Marcela.

Ela ressalta que cada uma lida e se identifica com um tema específico. “A Marilda Souza atualmente é fotógrafa de viagens; Leila é fotógrafa oficial da banda Liniker & Os Caramelows e tem um histórico imenso na cena de shows; Natália Turini atua com moda e família, sendo que em seus registros sempre existem influências artísticas, e o meu trabalho é voltado para o documental, no registro de famílias e do cotidiano”, detalha.

A ideia, de acordo com Marcela, é promover um bate-papo intimista sobre os trabalhos, uma troca de experiências, abordando áreas de atuação e a evolução das quatro artistas na fotografia. “Além disso, cada fotógrafa tem uma experiência de vida e uma bagagem cultural completamente diferente uma da outra, sendo que elas poderão expor pontos de vistas, situações e olhares bem distintos”, aponta.

A ex-aluna da Uniara comenta que o número de homens fotógrafos ainda é bem maior e desigual ao de mulheres, “assim como em muitos outros segmentos de trabalho”. “Isso faz com que as mulheres ainda tenham pouca visibilidade e credibilidade. O fato é que muitas delas não foram valorizadas e ainda não são valorizadas por seus trabalhos. Existem vários debates que podemos levantar sobre a questão, mas, na verdade, busquei apenas reunir pessoas de Araraquara e região que fossem semelhantes à minha forma de pensar. E não é incrível que todas elas sejam mulheres?”, indaga.

A fotografia, em sua visão, é a forma de preservar as memórias. “Tenho prazer em registrar ‘a vida como ela é’, e também foi onde encontrei uma maneira de me expressar, refletir e questionar o mundo. O processo mudou completamente de sua invenção até hoje, e o mais legal é que ela se tornou muito acessível. Por isso, o que posso dizer é: aproveite essa proximidade com a fotografia para produzir um conteúdo relevante para si mesmo”, conclui.

A outra ex-estudante de Publicidade, Leila Penteado, conta que falará um pouco sobre sua trajetória na fotografia, as áreas onde já atuou, e sobre sua experiência em fotografar shows. “O Rock me ‘salvou’. Eu frequentava shows e ensaios das bandas de Araraquara, e me lembro da primeira vez que fotografei: foi em um ensaio da banda Macabra. Quando vimos o resultado, eles adoraram as fotos. A partir daí, nunca mais parei de fotografar. Acho que é isso que a fotografia representa para mim: é você se descobrir no mundo”, declara.

Como dica, ela sugere: “Seja uma boa pessoa, estude para entender, mas não se prenda aos padrões e tente encontrar seu estilo”, finaliza.

Mais detalhes sobre o ciclo de palestras estão disponíveis no link https://goo.gl/QKqRiC. informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI