202404251704

Notícias

Alunos de Farmácia da Uniara apresentam peças de teatro voltadas à atenção à automedicação

Publicado em: 17/08/2017

Quatro grupos de alunos do segundo ano do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara apresentaram peças de teatro voltadas à atenção à automedicação. A atividade foi realizada na última semana, na unidade I da instituição, na disciplina “Assistência e Atenção Farmacêutica”, ministrada pelo professor Leonardo Gorla Nogueira.

“Há cerca de cinco anos, venho trabalhado essa atividade com os alunos, cujas peças são apresentadas no segundo e no quarto bimestres. Para a tarefa do segundo, disponibilizo artigos científicos de casos reais publicados e, a partir disso, os estudantes precisam desenvolver a apresentação, abordando como o farmacêutico lida com uso racional de medicamentos, e como seria o uso irracional, que é o que mais vemos por aí. Nessa última ocasião, observa-se a posterior intervenção do farmacêutico e como ela melhora o quadro clínico do paciente”, explica o docente.

Ele conta que ficou bastante satisfeito com o desempenho dos graduandos. “Falei para eles que superaram minhas expectativas, principalmente por ser uma atividade feita ainda no segundo bimestre. Elogiei a performance e dei nota máxima. Foi espetacular”, recorda-se.

Para a apresentação da próxima série de peças, no quarto bimestre, Nogueira revela que apenas indica uma doença a cada grupo, “e os alunos precisam desenvolver tudo sobre o caso, abordando aspectos histórico e clínico, a partir dessa enfermidade”. A previsão para a nova atividade, segundo ele, é que seja realizada na primeira semana de novembro.

A coordenadora do curso de Farmácia, Thalita Pedroni Formariz Pilon, detalha que as apresentações “mostram a importância do farmacêutico em prestar assistência, no sentido de conscientizar o indivíduo de que o uso irracional de medicamentos, sem conhecimento, informação e orientação, aumenta os riscos de reações adversas, além de poder agravar a doença”.

De acordo ela, a atenção farmacêutica “garante a qualidade e a eficácia do medicamento, orienta o indivíduo quanto ao seu uso correto, aumenta sua adesão ao tratamento prescrito, minimiza os efeitos colaterais e previne as decorrências tóxicos ou interações medicamentosas com os alimentos”. “A assistência farmacêutica é essencial para orientar o paciente sobre os cuidados com o uso de medicamentos, tendo como finalidade garantir o direito à saúde”, finaliza.

Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI