202403281102

Notícias

Aluno de Engenharia Civil da Uniara estuda ação do vento em estruturas de concreto armado por meio da dinâmica dos fluidos computacional

Publicado em: 10/08/2017

O estudante do quarto ano do curso de Engenharia Civil da Universidade de Araraquara – Uniara, Aldo Donizetti Santarosa Júnior, deu início ao “Estudo sobre a ação do vento nas estruturas de concreto armado por meio da dinâmica dos fluidos computacional (Computacional Fluid Dynamics)”. O trabalho, orientado pelo professor José Eduardo Quaresma, rendeu ao aluno uma bolsa de iniciação científica da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp.

“O projeto baseia-se na criação de um roteiro de estudos ou manual para facilitar a aprendizagem e a aplicação das cargas impostas pela ação do vento nas estruturas de concreto armado, com utilização do software de plataforma Computer-Aided Engineering – CAE, um conjunto de programas que auxiliam análise de situações reais, porém, com soluções aproximadas”, explica Santarosa Júnior.

Ainda em fase inicial, ele acredita que, por meio desse método, poderá “incentivar o interesse sobre a matéria de concreto armado, assim como a aplicação da norma ABNT NBR 6123 ‘Forças devidas ao vento em edificações’”. “Vejo que isso é necessário para que os alunos aprendam de forma fácil e que se interessem pelo que estão aprendendo, pois, por meio desse estudo, visamos a mostrar situações reais, mesmo que sejam feitas por simulação”, aponta.

Embora o projeto ainda esteja no começo, em fase de leitura, ele garante: “estou adorando aprender sobre o tema”.

Informações sobre o curso de Engenharia Civil da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI