202403281325

Notícias

Membros do Comitê de Ética no Uso de Animais da Uniara participam do I Simpósio sobre Reprodutibilidade em Ciências Biomédicas

Publicado em: 07/07/2017

A coordenadora e a secretária administrativa do Comitê de Ética no Uso de Animais - CEUA da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Paula de Souza Faloni e Jaqueline Diniz, respectivamente, participaram do “I Simpósio sobre Reprodutibilidade em Ciências Biomédicas nos dias 29 e 30 junho, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, em São Paulo. O evento foi promovido pela FMUSP e pela Federação de Sociedades de Biologia Experimental – FeSBE.

Para Ana Paula, considerando as novas resoluções normativas e as novas diretrizes do Conselho Nacional de Experimentação Animal – CONCEA, o evento é importante para o aprimoramento das atividades desempenhadas pelo CEUA/Uniara, “visando sempre que o colegiado esteja atualizado no que concerne à experimentação animal e ao princípio dos 3Rs, do inglês: Replacement (Substituição), Reduction (Redução) and (e) Refinement (Refinamento), que norteia a experimentação animal”. “De acordo com esse princípio, deve-se prezar pela substituição do modelo animal por outro - quando cabível -, pela redução do número de animais utilizados por experimento, e pelo refinamento metodológico com métodos que minimizem o sofrimento e melhorem o bem-estar dos animais”, explica.

“No simpósio foram abordados tópicos associados ao papel das instalações, do manejo e cuidado com os animais na reprodutibilidade da pesquisa, além da importância da organização dos laboratórios de pesquisa para a reprodutibilidade científica”, comenta ela, apontando que o principal tópico abordado no simpósio foi “como tornar as pesquisas reprodutíveis”.

“Na ocasião, pesquisadores apresentaram o Experimental Design Assistant - EDA e o Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments - ARRIVE Guideline, preconizados pelo National Centre for the Replacement, Refinement & Reduction of Animals Research - NC3Rs”, comenta.

A coordenadora aponta que o “EDA é uma ferramenta online para orientar os pesquisadores no desenho experimental, ajudando a garantir que seja utilizado o número mínimo de animais compatíveis com seus objetivos científicos e métodos adequados para reduzir viés subjetivo, além de análises estatísticas apropriadas”. “Já as diretrizes ARRIVE, foram desenvolvidas como parte de uma iniciativa do NC3Rs para melhorar o projeto, análise e relatório de pesquisa usando animais, maximizando a informação publicada e minimizando estudos desnecessários”, finaliza.

Comitê de Ética no Uso de Animais da Uniara

Segundo Ana Paula, “o Comitê de Ética no Uso de Animais tem por finalidade cumprir e fazer cumprir, no âmbito da instituição e nos limites de suas atribuições, o disposto na legislação aplicável à utilização de animais para a pesquisa, caracterizando-se a sua atuação como educativa, consultiva, de assessoria e fiscalização”, finaliza.

Mais informações sobre o Comitê podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ceua, pelo telefone (16) 3301-7263 ou pelo e-mail ceua@uniara.com.br.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI