202404200700

Notícias

Alunos de Engenharia Agronômica da Uniara desenvolvem projeto de construção de horta em escola de São Carlos

Publicado em: 23/06/2017

Os estudantes do terceiro ano do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Natália Sammarco Zecchin e Walter Machado Bueno, estão desenvolvendo um projeto de construção de uma horta na Escola Planeta Kids, de São Carlos, orientados pela docente da graduação, Jaqueline Evangelista, que informa que a parceria começou neste ano.

“Eles preparam a terra e as mudas, explicam os processos para as crianças, que têm entre um e seis anos, plantam e depois colhem. O trabalho é feito bimestralmente, onde temos como objetivo o incentivo ao contato com a natureza, que é muito importante para essa faixa etária. É quando as crianças se desenvolvem cognitivamente, relacionando o desenvolvimento da afetividade e da socialização”, explica a professora.

Essa vivência, segundo ela, facilita ainda mais o crescimento dos estudantes. “Acreditamos que, quando esse contato é bem explorado, o ambiente natural se torna imprescindível na vida de cada um. Aprendem, assim, a respeitar os seres vivos e o espaço em que se encontram, independentemente de qual seja ele. E o projeto estimula também o gosto de experimentarem novas hortaliças, já que as próprias crianças as plantam e colhem”, destaca.

Jaqueline aponta que “foi muito interessante perceber que, mesmo o projeto já sendo desenvolvido pela escola desde 2007, a presença dos alunos do curso de Engenharia Agronômica trouxe uma maior segurança para as professoras”. “Além disso, poderemos desenvolver os processos com várias mudas, o que anteriormente não se fazia, já que eram compradas prontas somente as disponíveis naquele momento”, comenta.

O projeto será realizado durante o ano todo e, a cada dois meses, novas mudas diferentes serão plantadas, de acordo com a docente. “As próximas serão de tomatinho cereja, que já estão sendo providenciadas pelos estudantes da graduação. Dessa maneira, os alunos da escola poderão verificar várias mudas em diferentes estágios”, diz.

A coordenadora do curso de Engenharia Agronômica da Uniara, Celia Correia Malvas, comenta que o projeto tem, além do objetivo pedagógico para os graduandos, “que utilizam na prática a teoria adquirida”, o foco social ou extensionista, “que é transferir tecnologia para a população”. “E as crianças que participam, em contato com nossos alunos, aprendem sobre meio ambiente, sustentabilidade e alimentação. Elas passam a entender a importância do processo de produção do alimento e se tornam multiplicadores de informação para suas famílias”, finaliza.

Informações sobre a graduação da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI