202404200312

Notícias

Docente de Engenharia Agronômica da Uniara é convidado para palestrar em evento no México

Publicado em: 16/06/2017

O professor do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Rogério Teixeira Duarte, foi convidado para ministrar uma palestra no “Innovation Match MX”, evento que foi realizado entre os dias 27 e 31 de maio, na Cidade do México, no México.

“Atualmente, observamos em nossa agricultura o uso contínuo de inseticidas químicos voltados ao controle de insetos e pragas, o que tem culminado em inúmeros problemas de ordens ambiental, social e até mesmo econômica. Entretanto, temos inúmeras estratégias visando à redução populacional de pragas, como o controle biológico por meio do uso de microrganismos, em especial – no que se refere à palestra -, o emprego de uma bactéria entomopatogênica, cujo nome científico é Bacillus thuringiensis, que tem demonstrado elevado potencial de controle de lagartas (Ordem Lepidoptera)”, contextualiza o docente.

Ele explica que, nesse sentido, devido à infinidade de estirpes da espécie na natureza, muitas pesquisas iniciais se incubem de prospectar esse microrganismo de solos, resíduos agropecuários e água, entre outros, visando ao seu isolamento laboratorial e à utilização em bioensaios de patogenicidade e virulência. “Esse é o primeiro passo para selecionar isolados promissores no controle de pragas, passando então para os testes em casa-de-vegetação e, por fim, para os bioensaios a campo que, dependendo da situação, poderão culminar em um processo de industrialização e comercialização”, destaca.

Na palestra que ministrou, intitulada “Virulence of Bacillus thuringiensis isolates to Plutella xylostella (L.) (Lepidoptera: Plutellidae) and interaction with pesticides”, Duarte conta que, além de ressaltar todos esses pontos, também abordou a questão da interação de isolados de B. thuringiensis com inseticidas, “haja vista que muitos produtores ainda não estão convencidos sobre a elevada eficiência do controle biológico no campo, e muitas vezes querem utilizar o controle químico associado aos microrganismos entomopatogênicos, sendo que foi demonstrado que alguns inseticidas podem prejudicar a ação dessa bactéria, enquanto outros podem auxiliar e até mesmo potencializar a ação do referido microrganismo sobre a praga alvo”.

O professor lembra que todas as informações discutidas no evento foram obtidas por meio de pesquisas realizadas no Laboratório de Entomologia Agrícola da Fazenda-Escola da Uniara, sob sua coordenação, e também nos Laboratórios de Controle Microbiano de Artrópodes Pragas, e de Biologia e Criação de Insetos da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - FCAV/UNESP, sob coordenação dos professores Ricardo Antonio Polanczyk e Sergio Antonio De Bortoli, respectivamente.

Na opinião de Duarte, tanto para a sociedade quanto para os alunos - futuros profissionais -, a palestra “foi muito contundente frente ao uso de outras estratégias de controle de insetos pragas, além do emprego de inseticidas químicos, baseadas na premissa do Manejo Integrado de Pragas”. “A gestão dessas informações na tomada de decisão no campo pode garantir melhorias no ambiente, na sociedade e também na questão financeira da fazenda, baseada na redução dos custos de produção”, salienta.

Esse foi o segundo convite que o docente recebeu para participar do “Innovation Match MX”. “Na primeira vez, em 2016, fui convidado a integrar o corpo editorial da Revista Internacional de Investigación e Innovación Tecnológica - RIIIT (www.riiit.com.mx), que se encontra à disposição para receber submissões de artigos científicos nas diferentes áreas do conhecimento. Neste ano, realizamos algumas reuniões visando a formalizar uma parceria entre Brasil e México, dentro da ‘Red Global’, que condensa uma série de parcerias entre universidades de diversos países com o México, possibilitando difundir ciência e tecnologia, e estreitar as relações entre os pesquisadores, como forma de abrir novos caminhos e gerar mais oportunidade”, diz.

Ele menciona que, no momento, estão trabalhando toda a questão burocrática para, em um futuro próximo, criarem um capítulo do Brasil dentro da “Red Global”, “internacionalizando cada vez mais nosso conhecimento e nossas pesquisas científicas, o que certamente repercutirá positivamente em oportunidades para nossos discentes dentro de instituições internacionais de renome científico e tecnológico”.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI