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17ª Semana de Enfermagem da Uniara discute boas práticas e a construção de uma sociedade democrática

Publicado em: 14/06/2017

As boas práticas e a construção de uma sociedade democrática foram questões abordadas na 17ª Semana de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, promovida pelo curso de Enfermagem da instituição nesta segunda e terça-feira, dias 13 e 14 de junho, no auditório principal da instituição. O evento também contou com ações de promoção e prevenção de saúde, com atendimentos à população, feitos por alunos da graduação, na praça Santa Cruz.

Na primeira noite da Semana, após a abertura com a Orquestra Filarmônica Experimental da Uniara, a professora do curso de Medicina e Secretária Municipal de Saúde de Araraquara, Eliana Aparecida Mori Honain, discutiu a importância do papel da enfermagem em relação à construção do Sistema Único de Saúde - SUS. “Foi debatida a relevância da construção da democracia e, se relembrarmos, o SUS foi criado na Constituição de 1988, o que representou a promulgação da própria democracia e da constituição cidadã. Acho muito importante despertar, principalmente em relação à saúde, qual a importância do papel da enfermagem na construção dessa política universal, que visa a dar integralidade e assistência. Então, penso que é muito importante estarmos atentos para podermos discutir isso”, comentou.

A docente parabenizou a Uniara “por abrir uma semana de enfermagem discutindo sobre esses aspectos”. “São temas extremamente relevantes no momento em que o país atravessa, onde o SUS está sendo colocado em risco”, disse.

Dando continuidade ao tema, a coordenadora da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa e Conselheira do Conselho Federal de Enfermagem - COFEn junto à Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação – MEC, Dorisdaia Carvalho de Humerez, trouxe como referência o trabalho da enfermagem, especialmente no SUS. “Somos dois milhões de profissionais, e 65% da força de trabalho é do SUS. Então, a enfermagem basicamente faz com que ele avance. Quanto à questão da construção democrática, acreditamos que não a temos. O SUS esboça as noções democráticas, assim como a enfermagem, porém, acreditamos que com essa comunhão entre as ações e princípios do Sistema e o trabalho da enfermagem, conseguiremos fazer com que, especialmente na saúde e na educação, tenhamos uma construção, mesmo que a longo prazo, mais democrática”, declarou.

Debater sobre essas questões na Uniara tem uma importância fundamental, de acordo com ela. “Estar dentro de uma universidade é transmitir aos acadêmicos uma expectativa de futuro. Na verdade, não temos uma sociedade democrática, seja na saúde ou na educação, por exemplo, mas estamos lutando para a sua construção. Acredito que isso seja fundamental estando no meio acadêmico ou fora dele. Qualquer espaço é lugar para lutarmos pela democracia”, finalizou.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Creusa Aparecida Meirelles, resume que, na 17ª Semana, foram discutidas as práticas da profissão e como fortalecer a assistência de enfermagem e a qualidade do ensino, “já que lidamos o tempo todo com alma”. “Na terça-feira, tivemos outros palestrantes ilustres que explanaram um pouco sobre a gestão de enfermagem, focando na liderança do profissional. Depois, foi discutida a gestão da enfermagem na sala de urgência e na urgência em geral. Por fim, foi ministrada uma palestra sobre a sistematização da assistência”, destacou.

 

Atendimento na praça Santa Cruz

Nos períodos da manhã e da tarde dos dias 12 e 13, alunos do primeiro ao quarto ano do curso ofereceram atendimentos à comunidade, na praça Santa Cruz. A professora da graduação, Juliana Regina Cafer, conta que o objetivo foi levar promoção e prevenção de saúde à população. “Os estudantes ofereceram aferição de pressão arterial e medida de peso e altura para o índice de massa corporal. Eles também trabalharam questões sobre alimentação saudável, a importância da atividade física, a prevenção de doenças cardiovasculares, que são muito relevantes atualmente, e sobre infecções sexualmente transmissíveis”, salientou.

A intenção, segundo a docente, também foi inserir os alunos na comunidade e investir nas ações de promoção e prevenção de saúde. “Por meio dessas atividades é que o estudante começa a aprender como conversar com a população, a fazer o atendimento e como abordar essas pessoas. Cada um deve ter um atendimento diferenciado, de acordo com sua idade e outros aspectos importantes. Procuramos levantar isso e trazer esses conteúdos para os graduandos, e proporcionar esse momento de interação e aprendizado”, ressaltou.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

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