202404190148

Notícias

Nupedor e NEEA da Uniara entregam declarações a agricultores, que permitem a venda de produtos orgânicos

Publicado em: 08/06/2017

Recentemente, o Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – Nupedor e o Núcleo de Estudo e Extensão em Agroecologia – NEEA da Universidade de Araraquara – Uniara entregaram declarações emitidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, a agricultores familiares, em atividade que faz parte das frentes de ações dos núcleos. Os documentos permitem a comercialização de produtos orgânicos.

A pesquisadora do Nupedor e do NEEA, e pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – DTMA da Uniara, Daiane Roncato Cardozo, conta que uma dessas frentes que, no caso, lideradas pelos mestrandos Larissa Sapiensa Galvão Leal e Luiz Gustavo Ennes Pizzaia, lida com a Organização de Controle Social – OCS. “Eles fazem cadastro, acompanham os produtores, fazem reuniões e ATAs, e visitam assentamentos, entre outras tarefas”, comenta.

De acordo com ela, a OCS é uma forma de organização entre agricultores familiares que, embora seus produtos não tenham o selo orgânico, permite a venda direta de produtos orgânicos ao consumidor, em que o próprio grupo é responsável por assegurar que um produto, processo ou serviço atenda aos regulamentos ou normas específicas a que foi submetido. “É um mecanismo de garantia de qualidade na produção de orgânicos, criado pelo decreto número 6.323, em 2007. Essa frente de OCS, tem por objetivo auxiliar na regularização da comercialização da produção orgânica dos agricultores que participam da nossa Feira de Alimentos Saudáveis, realizada semanalmente na unidade IV da Uniara.

A feira também é uma ação, fruto desse projeto”, explica.
Em janeiro, Daiane menciona que foi realizada a primeira entrega das declarações para os produtores da OCS “Orgânicos Bela Vista”. “Esses grupos começaram a se formar no início do projeto e da feira, em 2016. Já a entrega mais recente foi feita aos produtores da ‘Orgânicos Monte Alegre’”, diz.

Informações sobre o Nupedor, o NEEA e o Programa de Pós-Graduação em DTMA da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo teelfone 0800 55 65 88. Detalhes sobre a Feira de Alimentos Saudáveis podem ser obtidas no link https://goo.gl/K79Ygn.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI