202404191743

Notícias

Docente de Direito da Uniara participa de curso de combate ao crime organizado, na Itália

Publicado em: 23/05/2017

A professora do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara, Carla Abrantkoski Rister, participou de um curso de combate ao crime organizado, entre os dias 2 e 11 de maio, na Universidade Tor Vergata, em Roma, na Itália.

Ela conta que foram ministradas palestras que explicaram a participação do Judiciário e do Ministério Público italiano na Operação Mãos Limpas, “realizada na Itália nos idos de 1980/1990, e que culminou na retaliação, por parte da máfia, a autoridades judiciais em Palermo, na Sicília”.

“Houve avanço significativo nas apurações de crimes praticados por organizações criminosas, bem como a adoção do instituto da delação premiada, do tipo penal de associação criminosa e do regime de ‘cárcere duro’, que implicou em segregação dos chefes das organizações criminosas e na busca de que cessasse a prática de comando da organização de dentro da prisão”, explica a docente.

Carla destaca que alguns institutos foram abolidos posteriormente pela legislação, no intuito de barrar investigações e punições, “mas hoje existe um Departamento Nacional Antimáfia - DNA, que tem atuado preventiva e repressivamente no combate a tais práticas criminosas por meio da(s) máfia(s), que mudaram de perfil, diante do fenômeno da globalização, espalhando seus tentáculos ao longo do planeta”.

Finalizando, a professora afirma que as palestras foram de bom conteúdo, com o curso ministrado precipuamente por professores universitários italianos e autoridades envolvidas no combate às organizações criminosas e, atualmente, com ênfase ao terrorismo.

Informações sobre o curso de Direito da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI