202404191539

Notícias

Estudantes de Engenharia Agronômica da Uniara participam de curso de amostragem e análise de solos

Publicado em: 23/05/2017

Alunos do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara participaram do “Curso Prático de Amostragem e Análise de Solos, com Recomendação de Corretivos”, organizado pelo professor Rogério Teixeira Duarte, pela coordenadora da graduação, Célia Correia Malvas, e pelo responsável técnico pelo Laboratório de Análise de Solos da Uniara, o engenheiro agrônomo Luiz Gustavo Pizzaia. As atividades foram realizadas entre os dias 15 e 19 de maio, na Fazenda-Escola da universidade.

Pizzaia explica que o objetivo foi apresentar aos estudantes a dinâmica desde a coleta do solo no campo até a consolidação dos resultados da análise e a recomendação de corretivos. “Os alunos realizaram cinco pontos de subamostra, retirando o solo de 0-20 centímetros e 20-40 centímetros com uso do trado holandês. Eles identificaram as embalagens, misturaram os pontos e fizeram a amostra composta que é enviada ao laboratório de solos. Lá, mediram o pH em água e em Cloreto de Cálcio, usando o pHmêtro, e confirmaram a diferença média de 0,6. Então, realizaram o procedimento de extração do Alumínio - elemento tóxico para as plantas - usando Cloreto de Potássio e a quantificaram por meio da titulação, com a solução de Hidróxido de Sódio”, detalha.

O engenheiro relata que os estudantes também realizaram a extração do Carbono orgânico com a solução de Dicromato de Potássio, quantificaram-no por meio da titulação com solução de Sulfato Ferroso Amoniacal e o converteram para matéria orgânica. “Por fim, realizaram a extração do Fósforo, do Sódio e do Potássio com a resina trocadora de íons, e analisaram o material usando os aparelhos fotômetro de chama e espectrofotômetro”, diz.

Na atividade, Pizzaia conta que os graduandos conheceram a metodologia da curva padrão usada para analisar o teor de Fósforo, e conheceram, na prática, o método de calibragem dos equipamentos usados. “Discutimos as fórmulas encontradas nas análises como a Soma de Bases Trocáveis - SB, a Capacidade de Troca Catiônica - CTC e a Saturação por Bases - V%. Eles fizeram os cálculos com base nos resultados das análises para a necessidade de calagem e gesso agrícola, sendo que também foram discutidas as características desses produtos, como o Poder Relativo de Neutralização Total - PRNT, a época de aplicação, a incorporação e a regulagem dos implementos usados na aplicação”, finaliza.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI