202404200033

Notícias

Coordenador e secretária do Comitê de Ética da Uniara participam de treinamento na área, em Botucatu

Publicado em: 10/05/2017

O coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade de Araraquara, Adilson César Abreu Bernardi, e a secretária administrativa do Comitê, Regiane Gomes de Oliveira Fray, participaram de um treinamento na área, nesta segunda e terça-feira, dias 8 e 9 de maio, na Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu. O evento foi promovido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP.

Bernardi conta que a CONEP é um órgão do Ministério da Saúde que comanda todos os comitês de ética em pesquisas do país. “Esse treinamento acaba sempre sendo importante pela atualização das normas e resoluções que administram tudo isso e melhoram as condições de interpretação e orientação aos pesquisadores. Essa reunião foi muito positiva em função da troca de experiência dos vários comitês que estiveram presentes, juntamente com todo o pessoal da Comissão, e no sentido de melhorar a atuação e as condições de pesquisa”, comenta, explicando que críticas e inovações são colocadas nesse tipo de evento.

Outro destaque dado pelo coordenador foi a discussão de uma resolução que opera em pesquisas sociais e humanas. “Até então, a CONEP trabalhava exclusivamente com a parte de saúde, onde os procedimentos, na maioria dos casos, são invasivos, no sentido de se usar material biológico. Já na área das ciências sociais e humanas, lida bastante com o ser humano, com vivências e experiências, e é uma resolução nova, estudada para que fosse possível atuar nos dois tipos de pesquisas. Há bastantes novidades vindo para que possamos trabalhar em conjunto com a sociedade e com a comunidade científica”, avisa.

Bernardi ressalta que o Comitê de Ética “é instrutivo e educativo, e nunca usado para repreensão ou inibição de alguma pesquisa”. “Temos os olhos de uma resolução. Somos criteriosos e usamos o bom senso nas decisões”, finaliza.

Informações sobre o Comitê de Ética da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/comite-de-etica, pelo telefone (16) 3301-7263 ou pelo e-mail comitedeetica@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI