202404182032

Notícias

Grupo de Agroecologia da Uniara promove curso de capacitação para agricultores, neste sábado, dia 29

Publicado em: 28/04/2017

O Grupo de Agroecologia da Universidade de Araraquara – Uniara promove, juntamente com a Organização de Controle Social – OCS “Orgânicos de Monte Alegre”, um curso de capacitação para a produção de biofertilizantes, direcionado aos produtores rurais do Assentamento Monte Alegre II. A atividade, a ser ministrada pelo aluno do mestrado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – DTMA da Uniara, Gustavo Pizzaia, será realizada neste sábado, dia 29 de abril, a partir das 9h, no assentamento.

O pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – Nupedor e doutorando do Programa de Pós-Graduação, César Giordano, explica que, para o curso, são adquiridos materiais de baixo custo, geralmente reciclados, por meio de projetos financiados pelo CNPq, e que, em contrapartida, são obtidos outros insumos necessários, com os agricultores.

“Basicamente, são palha e esterco. Fazemos algumas ações como compostagens e os biofertilizantes. Esse biofertilizante, especificamente, é produzido por um processo anaeróbico em que colocamos esterco e água em um tambor de duzentos litros, e aguardamos trinta ou quarenta dias de fermentação, quando então ele estará pronto para ser utilizado”, detalha.

Giordano lembra que todo o processo é feito junto com os produtores, e que esse aprendizado é transmitido a outros agricultores, principalmente àqueles que participam da Feira de Alimentos Saudáveis da Uniara. “O produto é utilizado nas horticulturas, substituindo os insumos químicos. Como é proibida o uso desse tipo de insumo pela legislação da agricultura orgânica, eles precisam traçar outras estratégias”, esclarece.

O trabalho, de acordo com o pesquisador, é realizado mensamente com diferentes OCSs que o Grupo de Agroecologia da Uniara acompanha. “São cursos de capacitação para que substituam os insumos químicos por biofertilizantes de baixo custo, feitos na própria unidade de produção dos agricultores”, finaliza.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI