202404161928

Notícias

Uniara promove palestra com professor da Universidade de Michigan

Publicado em: 20/04/2017

O Mestrado em Ciências Odontológicas: Implantodontia e Ortodontia da Universidade de Araraquara - Uniara promove a palestra gratuita “Modelos de estudo in vitro e in vivo relacionados a superfície de implantes e osseointegração” no dia 25 de abril, às 14h, no auditório da unidade IV da instituição, localizada na Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 170, na Vila Suconasa. As inscrições devem ser realizadas pelo endereço www.uniara.com.br/eventos/palestra-implantes-osseointegracao. A atividade, aberta ao público, será ministrada pelo professor assistente da Universidade de Michigan, Gustavo Mendonça.

“Osseointegração é o processo pelo qual os implantes são retidos no osso após a colocação desse implante. Sabemos, atualmente, que superfície do implante pode melhorar essa resposta de ossointegração. A tecnologia tem evoluído e novos materiais e melhoras na superfície dos implantes têm sido desenvolvidos”, comenta.

O docente conta que o tópico de sua aula está voltado a uma descrição de como a superfície dos implantes pode ser modificada para melhorar o tecido ósseo. “Nossas pesquisas buscam entender como a superfície do implante pode ser modificada para melhorar a resposta de cicatrização óssea. Entendendo a resposta do osso, podemos então melhorar ainda mais a superfície para que ela seja ainda mais eficiente”, explica.

Os estudos, de acordo com Mendonça, utilizam nanotecnologia para texturizar a superfície e, assim, modular a resposta biológica. “Temos demonstrado que uma superfície melhor é mais eficiente na osseointegração, e isso é benéfico especialmente para pacientes que tenham alguma doença sistêmica que dificulte a cicatrização, como os pacientes diabéticos, e também aqueles com qualidade óssea ruim, como os pacientes com osteoporose. Neles, é sabido que o índice de insucesso com implantes é significantemente maior do que em pacientes considerados saudáveis”, destaca.

Já na segunda parte da palestra, ele explanará sobre novas tecnologias empregadas em odontologia. “O foco principal será em tecnologias de impressão 3D que têm sido bastante difundidas em odontologia nos últimos dois anos. Isso tem sido relacionado ao planejamento de casos reabilitadores e também como uma ferramenta educacional”, afirma.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7408. Detalhes sobre o Mestrado em Ciências Odontológicas da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Sobre o palestrante

Gustavo Mendonça, DDS, MSc, PhD - Biologic & Materials Sciences, Division of Prosthodontics
Minicurrículo:
1995-1999: Graduação em Odontologia (Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG)
2000-2000: Aperfeiçoamento em Prótese sobre Implantes (Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG)
2001-2003: Mestrado em Reabilitação Oral (Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG)
2006-2008: Doutorado em Ciências Genômicas e Biotecnologia (Universidade Católica de Brasília - ECB/DF)
2008-2010: Pós-doutorado (University of North Carolina at Chapel Hill, UNC-CH, Estados Unidos)
2010-presente: Clinical Assistant Professor (University of North Carolina at Chapel Hill, UNC-CH, Estados Unidos)
2016-presente: Assistant Professor (University of Michigan, Biologic and Materials Sciences and Division of Prosthodontics, Estados Unidos)

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI