202404192352

Notícias

Projeto de incentivo à leitura da Uniara tem abertura nesta quarta-feira, dia 12

Publicado em: 11/04/2017

Será realizada nesta quarta-feira, dia 12 de abril, a abertura da nona edição do projeto de incentivo à leitura “Ler é a Solução”, promovido pelo curso de Pedagogia, em parceria com as graduações de Biologia e Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara. A abertura oficial do evento será realizada a partir das 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). A atividade é destinada aos alunos dos três cursos.

Os objetivos do projeto são: conduzir o estudante ao prazeroso universo da leitura; auxiliar a escola na tarefa de despertar o prazer da leitura; desenvolver e avaliar atividades que auxiliem na leitura e na interpretação de textos; levar o leitor a ler por prazer, e contextualizar o mundo em que vive; facilitar ao máximo o acesso ao livro; mostrar ao estudante o papel fundamental da leitura para o aprimoramento da produção escrita, e levá-lo a entender, estudar e debater a temática da leitura, que inclui texto e contexto.

Na iniciativa, docentes das três graduações devem indicar ao menos três obras sobre assuntos específicos dos cursos ou não, de seu componente curricular, livros, teses, monografias, contos etc, elaborar um roteiro de leitura para o aluno, com tópicos que serão analisados, e devolver a ele o diário de bordo devidamente avaliado, ao final das atividades.

Por sua vez, os participantes deverão ler ao menos dois livros indicados pelos professores, e um terceiro à sua livre escolha, e elaborar um relatório sobre cada obra, com breve informação sobre o autor, enredo da história, seleção de trechos que mais apreciaram (com comentários) e sugestões de contribuições do projeto para sua formação como leitor.

Os coordenadores de Pedagogia e Biologia, e do “Ler é a Solução”, Uiliam Moraes Folsta e Teresa Kasuko Muraoka, respectivamente, comentam que a maioria dos universitários limita-se à leitura obrigatória de textos indicados pelos professores. “A mudança desse quadro requer desenvolver ações que despertem o gosto dos alunos pela leitura e incentivem neles o pensamento crítico sobre a realidade na qual estão inseridos. Portanto, estimular o estudante a ler é oferecer-lhe condições de compreender a temática da leitura do ponto de vista científico, estético, ético e político”, destacam.

A entrega dos certificados de conclusão, para quem ler três livros, será realizada no dia 5 de setembro. O “Ler é a Solução”, idealizado pelo chefe do departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS da Uniara, professor doutor Mivaldo Messias Ferrari, tem como responsáveis as professoras Dirce Charara Monteiro, Maria Betanea Platzer, Silvia Helena F. Fortes Bassi, Vanessa Colombo Corbi e a coordenadora da graduação de Nutrição, Ana Carolina Carneiro, e é organizado pela professora Ednayr Camargo da Silva e pela secretária do CHS, Elisabete Perassolli.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail pedagogia@uniara.com.br.

Programação – 12 /04

19h – Abertura: “Memória da palavra – Histórias que me contaram, que li e vivi”, com a atriz do Grupo Teatral Olhos d’Arte, Marcela Barbosa

20h – Palestra: “A importância da leitura”, com a professora e autora da obra “Hoje é dia de Museu - As Aventuras de Xuxu e Clarinha”, Márcia Jóe

21h - Apresentação do projeto “Ler é a Solução”, com a professora Vanessa Colombo Corbi

Encerramento – sessão de autógrafos

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI