202403280551

Notícias

II Simpósio Acadêmico de Saúde da Mulher, da Medicina da Uniara, será nesta segunda, dia 10

Publicado em: 07/04/2017

Será realizado nesta segunda-feira, dia 10 de abril, o “II Simpósio Acadêmico de Saúde da Mulher”, promovido pela Liga Acadêmica de Saúde da Mulher – LASAM do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara. As atividades terão início às 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). O evento, gratuito e aberto à população, terá como tema a “Saúde da Mulher Negra”.

“Estatísticas provam que, no Brasil, as mulheres negras são privadas, em diversos sentidos, do acesso à saúde. 60% das vítimas de mortalidade materna no país são negras. Elas sofrem mais violência obstétrica, e há uma maior prevalência de anemia falciforme, hipertensão arterial e outras doenças”, afirma a vice-coordenadora geral da LASAM, Celina Gai Höher.

Ela aponta que existe uma Política Nacional de Saúde da População Negra que é lei, “mas ainda precisamos avançar muito, e a academia precisa estar ciente da necessidade desse avanço em serviços de saúde, para que a mulher negra tenha acesso a eles de forma integral, equitativa e livre de discriminação”.

Para a inscrição, os interessados devem enviar o nome completo para o e-mail lasamararaquara@gmail.com ou procurar os membros da LASAM. Serão emitidos certificados de participação.

Programação

- Palestra “Saúde Mental da Mulher Negra”, com Beatriz Silva, psicóloga atuante nas áreas clínica e social com mulheres vítimas de violência, com foco no resgate da idenditade, da autoestima e do empoderamento

- Palestra “Anemia Falciforme e Racismo na Saúde Pública”, com Maria Tânia Alves e Jussara de Paula, coordenadoras do Programa de Anemia Falciforme e do Programa de Saúde da População Negra de Araraquara

- Mesa-redonda - “Vivência e Racismo no SUS” - relatos de mulheres

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI