202403290805

Notícias

Dissertação de mestrado em DTMA da Uniara aborda a estrutura clínica para atletas de clubes de futebol

Publicado em: 13/03/2017

“A importância da estrutura clínica para a preparação de atletas de clubes de futebol paulistas” foi tema da dissertação de mestrado do ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - DTMA, Julio Cesar Dias Junior. A pesquisa foi orientada pela professora Maria Lúcia Ribeiro.

“O trabalho tratou da formação e da integração dos Departamentos Clínicos das equipes de futebol paulista, formados por médicos, fisioterapeutas, massagistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e dentistas, mostrando a eficácia desses profissionais da saúde dentro da equipe de futebol”, explica Dias Junior.

Para o trabalho, o ex-estudante conta que foi realizada uma pesquisa com os fisioterapeutas das equipes que disputaram as três divisões do Campeonato Paulista de 2015. “O maior desafio foi interpretar os resultados obtidos nos questionários e confrontá-los com a incidência de lesões de atletas do clube em que trabalhavam”, relata.

Como conclusão, ele aponta que “a equipe clínica composta por profissionais qualificados e atuando de forma integrada, ajuda a melhorar a qualidade de vida dos atletas, melhorando a sua performance dentro de campo e prevenindo lesões”.

“A relevância do trabalho está em mostrar aos clubes que uma equipe bem montada requer um cuidado com sua saúde, consequentemente melhorando-a, assim como os resultados dentro e fora de campo”, finaliza Dias Junior que, com o projeto, foi convidado a palestrar no evento da Confederação Brasileira de Futebol - CBF Social, realizado nos dias 3, 4 e 5 de março, na Uniara e no Estádio Municipal Cândido de Barros, no Jardim Botânico.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em DTMA podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI