202404231125

Notícias

Docentes de Enfermagem da Uniara têm artigo publicado em revista especializada online

Publicado em: 07/03/2017

As professoras do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Adriana Aparecida Mendes, Cibele Correa Semeão Binotto, Silvia Helena Tognoli e Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira Ferreira, além da docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Aline Helena Appoloni Eduardo, são autoras do artigo “Cenário para simulação de Resíduos de Serviços de Saúde: estudo metodológico”, publicado recentemente na revista Online Brazilian Journal of Nursing. O conteúdo pode ser acessado no link https://goo.gl/Uofev5.

Adriana conta que o projeto que deu origem à publicação, intitulado “Resíduos de Serviços de Saúde e a interface com a Educação Permanente em Saúde no cotidiano dos profissionais de enfermagem em um Hospital Filantrópico no interior de São Paulo”, foi desenvolvido em 2016 e teve como um dos objetivos construir um cenário simulado para aplicação na prática do ensino sobre o manejo dos Resíduos de Serviços de Saúde - RSS em um hospital, para profissionais de enfermagem. “Considera-se que o cumprimento das etapas de manejo adequada dos RSS pode minimizar a geração de resíduos em instituições de saúde, refletindo diretamente na segurança do paciente, dos profissionais da saúde e do ambiente”, aponta.

Para validação do conteúdo do cenário proposto, ela menciona que participaram três avaliadores com experiência profissional e acadêmica sobre RSS, com a finalidade de avaliar a concordância do conteúdo do instrumento com a prática. “Após o processo, com o objetivo de familiarizar os pesquisadores, a versão validada foi aplicada a dez alunos de graduação em enfermagem”, detalha.

Ter o artigo publicado na revista, para a Adriana, “representa um avanço na proposta de utilização da prática simulada para o ensino dos RSS, tema ainda pouco explorado no contexto das instituições de saúde, com a finalidade de aproximar os profissionais dos diferentes tipos de resíduos gerados, favorecendo o raciocínio crítico e reflexivo sobre o manejo adequado”. “Pontua-se que essa prática pode ser adotada ainda durante o processo de formação”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI