202404240349

Notícias

Ex-alunos de Design Digital da Uniara desenvolvem luminária sinestésica

Publicado em: 15/02/2017

Os recém-formados no curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Vinicius do Carmo Michelan, Fernanda Cássia de Marchi e Luiz Henrique Herrera, desenvolveram uma luminária sinestésica, a Lumuz. O projeto, orientado pelos professores Fernanda de Cássia Ribeiro e Daniel Robledo, foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, no final de 2016.

Representando seu grupo, Michelan conta que o projeto, intitulado “Subjetividade na Concretude: construindo uma luminária sinestésica”, consistiu em desenvolver um produto com base em alguns aspectos, como modularidade, planos em série, luz e som. “Na verdade, todos queríamos quebrar um pouco o tabu e apresentar um produto de ‘design’ propriamente dito, uma obra física, na qual utilizamos o Design Digital para chegarmos ao conceito da peça, para que desenvolvêssemos o logo e as artes que seriam gravadas posteriormente no produto”, explica.

Concretizar a Lumuz foi algo desafiador, segundo o ex-estudante, pois demandou muito conhecimento mecânico, eletrônico e de design. “Mas o grupo foi bastante importante, pois as qualidades individuais supriam muito bem esses quesitos”, relembra.

Apresentar o trabalho, após as dificuldades relatadas, foi motivo de orgulho para Michelan. “O TCC, ao meu ver, tem que ser algo desafiador, como foi o nosso. Se você se limitar, aprende a ficar sempre na mesmice e aí, vale a pena gastar tempo, dinheiro e energia em um curso? Se nós não gostássemos de desafios, deveríamos ter escolhido outra graduação, ao invés da de Design Digital”, afirma.

Em sua opinião, o resultado ficou bastante interessante. “Tivemos brigas, discussões e divergências de opiniões. Trabalhar em grupo não é fácil. Mas houve a superação de tudo e as decisões tomadas foram para o bem do projeto. E no final foi apresentado um produto muito legal e de design único”, ressalta.
Michelan agradece o apoio recebido dos orientadores e do coordenador do curso, Juliano Marcello. “Eles foram de extrema importância, pois nos deram o que mais precisávamos: a confiança”, declara.

A orientadora Fernanda destaca que o grupo teve um grande desempenho durante todas as fases do desenvolvimento. “O projeto foi muito bem executado, considerando que o processo criativo foi pensar em quais funções e ações o designer pode fazer na sociedade. O grupo usou muito do lado digital, tanto na hora de projetar quanto em fazer a planificação e, então, foi feito um ‘link’ com o conceito de soundesign, já que se trata de uma peça cuja iluminação reage ao som”, explica.

“Desde o início, eles tiveram muita disciplina para a parte da pesquisa teórica e, em especial, para a prática. Acredito que essa criação foi fantástica, tanto para mim e para Robledo, quanto para o grupo, que conseguiu executar com muita maestria uma peça que ficou lindíssima do ponto de vista estético”, finaliza a docente.

Informações sobre a graduação de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI