202404200835

Notícias

Aversão a alimentos é tema de estudo de alunos de Nutrição da Uniara

Publicado em: 18/01/2017

A aversão a alimentos foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresentado pelos alunos de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Deivid Raphael Lino Pitas da Silva, Estéfani Crislaine Fontana e Marcela Juliana Avela Batista. O estudo, intitulado “Aversões a alimentos: avaliação de fatores que afetam os hábitos alimentares”, foi orientado pela professora Denise Bertolini Chediek e coorientado pela docente Heloísa Horta de Lima Aiello MacFadem.

“Buscamos conhecer as causas das aversões alimentares aplicando um questionário de preferência alimentar que continha cinquenta alimentos aleatórios, no qual os participantes avaliaram o quanto gostavam ou desgostavam de cada um. Dentre os mais rejeitados, o fígado bovino se destacou, com 56% de índice, por parte dos participantes que disseram não gostar e não consumir o alimento, que foi escolhido para ser trabalhado devido ao seu importante valor nutricional”, explicam os estudantes.

Em seguida, eles contam que analisaram a possibilidade de reversão dessa aversão alimentar, por meio da oferta de três receitas diferentes que tinham como base o alimento antes rejeitado. “Todos os que disseram não gostar desse alimento foram convidados a experimentar e a avaliar se gostaram ou não das três preparações, porém, sem saberem que foram feitas a partir do fígado bovino. Os resultados foram bastantes positivos, uma vez que mais de 60% gostou dos pratos e informou que os consumiria novamente”, revelam.

O grupo, que considerou ótimo o índice de aceitação, concluiu que é necessário experimentar o mesmo alimento no mínimo três vezes, preparado de diferentes formas, para saber se realmente não se gosta dele. “Na maioria dos casos, o indivíduo passa a aceitar o alimento e, assim, aumenta a variedade de opções em sua dieta, o que, consequentemente, implica em uma alimentação nutricionalmente mais rica e equilibrada”, afirmam.

De uma maneira geral, Silva, Estéfani e Marcela apontam que muitas pessoas dizem não gostar dos alimentos, principalmente das frutas e hortaliças, mesmo antes de experimentarem. No entanto, eles ressaltam que, se forem provados mais de uma vez e preparados de diferentes formas, a taxa de rejeição dos alimentos com grande valor nutricional diminui e, assim, “a oferta de variedade de nutrientes essenciais para uma saúde adequada por meio da alimentação balanceada será maior entre a população, o que promove a prevenção de diversas doenças causadas pela falta desses nutrientes, como a desnutrição, a obesidade e anemias, por exemplo”.

“Uma alimentação adequada, balanceada e variada com alimentos de boa qualidade nutricional é fundamental para uma vida saudável, e o nutricionista é o profissional mais adequado para orientar e montar uma dieta de acordo com a necessidade de cada um”, finalizam.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI