202404200014

Notícias

Coordenadora de Nutrição da Uniara dá dicas de como manter a alimentação balanceada no dia a dia

Publicado em: 18/01/2017

Manter-se saudável no cotidiano é um desafio para inúmeras pessoas. E no período de férias, em que elas acabam dormindo até mais tarde ou em momentos variados do dia, além de relaxarem e, muitas vezes, deixarem de fazer exercícios a que estão acostumadas, há dificuldade ainda maior em fazer com que os horários e os cardápios das refeições não sofram alterações. Para quem não quer engordar, a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Carolina Carneiro, recomenda primeiramente a ingestão de alimentos leves, como saladas, sucos naturais, grelhados e muita água - pelo menos dois litros por dia.

Ela também orienta que as pessoas façam as seis refeições diárias - café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, já que, assim, “a alimentação será balanceada e não resultará em alguns quilos a mais”.

No entanto, para quem acorda próximo ao horário de almoço, a recomendação é que ingira uma fruta ou um iogurte antes da refeição principal. “Para manter o equilíbrio das crianças que estão acima do peso, o ideal é evitar o consumo abusivo de bolachas, principalmente as recheadas, chocolates, refrigerantes e doces em geral. Seria interessante que os pais nem comprassem esses produtos”, diz a docente.

Ainda em relação ao público infantil, manter os horários fixos das refeições e aproveitar as férias para brincar - pular corda, correr, jogar futebol etc -, ao invés de ficar em frente ao computador ou à televisão, é outro conselho da coordenadora. “No caso, a combinação de alimentação saudável e atividade física é bem-vinda também para os adultos, que podem aproveitar o tempo livre para fazer, por exemplo, uma caminhada, inclusive, na praia”, completa.

Porém, seguir tais recomendações pode ser mais difícil para quem está viajando e precisa fazer as refeições em restaurantes. Ainda assim, é possível fazer uma dieta equilibrada, garante Ana Carolina. “Basta saber escolher os alimentos. A primeira recomendação é iniciar a refeição pelas saladas - folhas e vegetais. Nesse caso, a quantidade é ilimitada. Entretanto, é preciso cautela ao temperar. Use azeite moderadamente ou vinagre, e evite os molhos cremosos”, sugere.

A professora explica que isso é importante porque as folhas e legumes contêm fibras que aumentam a saciedade. “Quando a pessoa for comer o prato principal, terá menos fome”, esclarece.
Por falar em prato principal, ela orienta as pessoas para que não misturem fontes de carboidratos, mesmo que em pequenas quantidades. “Coloque arroz ou macarrão ou batata”, aconselha.

Outra dica da docente é dar prioridade aos alimentos integrais e consumir carnes magras e grelhadas, como frango, maminha (exemplo de carne magra bovina) e peixe. “Deve-se evitar farofas, maioneses, frituras, linguiças assadas e espeto de queijo, e ter bastante cuidado com os vegetais empanados e à milanesa”, alerta.

Ana Carolina também orienta que o indivíduo não misture líquido com o alimento, que mastigue bem durante a refeição e que varie bastante o cardápio no dia a dia. “Quanto mais colorido estiver o prato, mais nutritivo ele será”, afirma.

Quanto às sobremesas, a coordenadora comenta que o melhor é optar pelas frutas, principalmente no calor, “pois elas repõem os minerais e vitaminas”, e finaliza sugerindo como “um ótimo e delicioso exemplo, a melancia”.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI