202404251744

Notícias

Aluna de Odontologia da Uniara analisa a acupuntura no tratamento de mulheres com disfunção temporomandibular

Publicado em: 18/01/2017

A estudante do quarto ano do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Priscila Borges Gobbo de Melo, foi premiada no “XI Congresso de Iniciação Científica – CIC” da instituição, pela originalidade do tema, por um estudo que analisa a acupuntura no tratamento de mulheres com disfunção temporomandibular – DTM.

Ela explica que a DTM é um conjunto de sinais e sintomas clínicos que envolvem o músculo da mastigação, a articulação temporomandibular e outras estruturas associadas. “Por ser de causa multifatorial, são propostos tratamentos conservadores e menos invasivos, e por isso é indicada a acupuntura. Optamos pela auriculoterapia, aplicando sementes em pontos específicos do pavilhão auricular”, detalha.

Embora o projeto, intitulado “Acupuntura auricular no controle de disfunção temporomandibular dolorosa em mulheres: estudo preliminar” e orientado pela professora Ana Lúcia Franco Micheloni, ainda esteja em andamento, com o aumento do tamanho da amostra para as pesquisas, Priscila conta que já existem conclusões parciais, que apontam que “a acupuntura auricular demonstrou eficiência na redução dos dias de dor e melhorou a mobilidade mandibular das pacientes com DTM, apesar de apresentarem o mesmo diagnóstico antes e após o tratamento”.

A aluna lembra que a DTM é uma doença multifatorial que acomete muitas mulheres e que, por falta de informações, não conseguem procurar o profissional adequado que chegue a um diagnóstico correto. “Por isso é importante observar alguns sintomas, como por exemplo: sensação de cansaço na região da boca, dores na face e na Articulação Temporomandibular - ATM, limitação de movimentos mandibulares, e dores de cabeça e de ouvido. Dessa forma, devem ser tratadas por uma equipe multidisciplinar, capaz de melhorar suas atividades de vida diária”, ressalta.

De acordo com Priscila, o trabalho possui grande relevância, “pois melhora a qualidade de vida das pacientes que, além de conviverem com dores, também podem sofrer alteração em sua abertura mandibular, dificultando a mastigação, fala e outras atividades do cotidiano”. “Por isso, com esse estudo, visamos à melhora além da sua qualidade de vida, e a reduzir os dias, a intensidade e os pontos de dor, podendo até mesmo cessá-los”, diz.

Receber um prêmio do CIC da Uniara é uma grande satisfação para a aluna. “Além de estar contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pacientes, ter o reconhecimento de outras pessoas é muito especial”, finaliza.

Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI