202404241756

Notícias

Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Física e Corporal da Uniara aborda iniciação científica e formação profissional

Publicado em: 13/01/2017

Desde 2012, a Universidade de Araraquara – Uniara conta com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Física e Corporal – GEPAFICO, coordenado pelo professor do curso de Educação Física da instituição, Darwin Ianuskiewtz. De acordo com ele, a finalidade é desenvolver encontros periódicos para discussão de temas relacionados à formação profissional, com ênfase nas avaliações físicas e corporais, a partir das discussões sobre a necessidade de maior envolvimento dos alunos com a iniciação científica.

“Os encontros visam a fomentar, junto aos alunos, a necessidade de conhecimento extracurricular, como vivências do cotidiano profissional. Em 2016, estivemos junto com o curso de Medicina, por meio da professora de endocrinologia, Mariana Carvalho, participando do ‘Dia do Diabético’, quando realizamos coletas de dados para perfil dos participantes, na tentativa de contribuir para as discussões do grupo, e, posteriormente, elaborarmos um artigo científico e resumos em pôster para envio a eventos científicos da área”, explica o docente.

O GEPAFICO, que atualmente está avaliando idosos em um asilo, conta hoje com sete alunos, além de Ianuskiewtz e do docente Silmar Alexandre Barbisan. Estudantes de quaisquer cursos podem fazer parte do grupo. “Acreditamos que o trabalho multiprofissional é um caminho que deve ser percorrido na formação, permitindo ao profissional de qualquer ramo atuar em conjunto com as demais áreas do conhecimento - humanas, exatas, biológicas, sociais e saúde -, pois o profissional de Educação Física pode atuar em qualquer uma delas, contribuindo para o desenvolvimento de diversos projetos”, destaca o coordenador. Ele menciona que alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física podem participar do GEPAFICO desde o primeiro ano da graduação.

“Consideramos que a divulgação dos trabalhos em eventos científicos/acadêmicos é importante para a formação de um perfil profissional comprometido com uma visão científica para os novos desafios sociais. Há que se destacar que o envolvimento dos alunos em projetos e práticas profissionais junto à sociedade permite o conhecimento sobre o momento atual e serve como forte indicativo para seu direcionamento nas especialidades de qualquer formação. No caso da Educação Física, há os espaços escolares e não-escolares - clínicas, academias, clubes, empresas, instituições filantrópicas e/ou organizações não governamentais – ONGs”, finaliza Ianuskiewtz.

Mais detalhes sobre o GEPAFICO estão disponíveis nos endereços www.gepafico.com e www.facebook.com/Gepafico. Informações sobre a graduação de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI