202404242053

Notícias

1º Simpósio de Segurança do Paciente da Uniara faz sucesso entre os participantes

Publicado em: 12/01/2017

O “1º Simpósio de Segurança do Paciente - Eixo Temático: Lesão por Pressão”, promovido no final de 2016 pelo curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, fez bastante sucesso entre os participantes. O encontro foi realizado na unidade I da instituição.

“O evento teve excelente repercussão, conforme dados obtidos por meio de questionário de avaliação, respondido pelos presentes, que pontuaram o alto nível de palestrantes e demonstraram interesse em outros eventos similares, com a finalidade de discussão sobre outros eixos temáticos no cenário da assistência, voltados para a Segurança do Paciente em situações clínica, cirúrgica e de urgência e emergência, como ferramenta para qualificar a assistência de enfermagem, bem como as questões de segurança do paciente na atenção primária e internação domiciliar”, destaca a professora da graduação da Uniara e uma das organizadoras do Simpósio, Adriana Aparecida Mendes.

Segundo ela, cada palestra teve sua importância no contexto geral, já que foram planejadas para serem complementares. “O ponto alto foi a oportunidade de o ouvinte participar de atividades práticas, fosse na apresentação ou nos estandes expostos, que também proporcionaram momentos de atualização sobre o tema abordado, e a demonstração de novos produtos disponíveis no mercado para tratamento e prevenção de Lesão por Pressão”, comenta.

O eixo temático escolhido para o primeiro Simpósio, o supracitado “Lesão por Pressão”, “surgiu da demanda dos discentes de Enfermagem como meio de complementar a formação profissional, pois identificaram o aumento de pacientes com limitações para movimentação, fato que predispõe a ocorrência desse tipo de lesão e que pode comprometer o processo de recuperação e reabilitação do paciente, assim como o retorno às atividades cotidianas”.

Os planejamentos para a próxima edição já estão em andamento. “A comissão organizadora está se mobilizando para o ‘II Simpósio de Segurança do Paciente’, que deverá ser realizado no segundo semestre de 2017. Quanto ao eixo temático, estamos analisando as sugestões dos participantes, com a finalidade de atender a demanda apresentada por eles, de forma que esses eventos de formação se tornem um elo constante entre universidade e sociedade, tendo em vista a Segurança do Paciente e, consequentemente, a qualidade da assistência em saúde”, finaliza Adriana.

Além dela, fazem parte da comissão organizadora os professores da graduação, Amanda dos Santos Oliveira, Cibele Correia Semeão Binotto, Natália Del’ Angelo Aredes e Rodrigo Magri Bernardes.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI