202404190024

Notícias

Férias, filmes e séries combinam muito bem

Publicado em: 11/01/2017

Para aqueles que queriam viajar, mas tiveram como única opção aproveitar as férias em casa, nem tudo está perdido. Os cinegrafistas e editores da TV Uniara, da Universidade de Araraquara, Cristina Bertozzi e Fagner Pereira, garantem a diversão durante o período com sugestões de filmes e séries.

Para fãs de produções de guerra, Cristina recomenda “O Pianista”, do diretor Romam Polanski. “Conta a história de Wladyslaw Szpilman, um pianista polonês que interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia no ano de 1939, mesmo período em que a segunda Guerra Mundial envolvia sua cidade, com os nazistas impondo aos judeus uma grave restrição de vida”, resume.

Ela conta que o filme é baseado nas memórias do pianista “e mostra toda a complexidade e devastação que uma guerra carrega, como a captura e envio da família de Szpilman aos campos de concentração”. “Ele é o único a conseguir mudar seu destino, em uma constante fuga e luta pela sobrevivência, em meio às ruínas em que se transformou a cidade, em busca de um fim para o pesadelo”, relata.

Outra opção sugerida pela cinegrafista, relacionada ao mesmo tema, é “Little Boy”. “Pepper é um garoto que, aos sete anos, precisa conviver com o afastamento de seu pai por conta da guerra. Sua pequena estatura o faz alvo de piadas e brincadeiras de mau gosto, mas o que toma seu tempo é o desejo de trazer de volta à casa seu grande companheiro, o pai. Pepper segue então uma lista de boas ações, dada pelo padre da igreja local, Oliver. São verdadeiras lições, que nos fazem refletir sobre crenças, desejos e atitudes”, diz.

Já “Zootopia” é uma animação que a editora indica. “Viver em uma cidade onde harmonia e respeito são regras básicas pode ser possível? Em Zootopia, uma cidade grande, convivem os mais diferentes moradores, todos animais. E ela é palco de grandes aventuras. Judy Hopps, uma coelhinha cheia de energia, sonha em ser uma policial e sai da fazenda, onde vive com sua família, para seguir sozinha para Zootopia em busca dessa realização. Ela enfrenta os preconceitos dos outros animais, mas é na improvável amizade com uma raposa, Wilde, que as surpresas e os desafios acontecem”, comenta Cristina.

Quando o assunto são séries, Pereira entra em cena e sugere uma de suspense e terror, “The Exorcist” (uma temporada), de 2016, baseada no filme “O Exorcista”, “onde dois homens têm como missão livrar pessoas de uma possessão demoníaca”. “Um deles é o padre Thomas Ortega, líder de uma pequena paróquia nos arredores de Chicago, e o outro é Marckus Brennan, um padre mais ‘moderno’ que foi treinado para a luta contra o mal. Eles se unem para um feito que nunca conseguiriam sozinhos, a pedido de Angela Rance, que é mãe de Casey e Katherine. Ela pede ajuda aos dois para lidar com entidades que causam pesadelos, barulhos e assustam suas filhas, transformando a mais velha em uma pessoa que não quer sair de casa e não deseja contato, inclusive, com o marido”, detalha.

Optando por um lado mais aventureiro, o editor da TV Uniara fala da série “Chicago Fire” (cinco temporadas), “na qual o foco é o combate ao incêndio e o cotidiano de um batalhão do corpo de bombeiros e paramédicos de Chicago, liderados por Wallace Boden e encabeçado pelos tenentes Matthew Casey e Kelly Severide”. “Além da rotina estressante de seus trabalhos, enfrentam desafios particulares, onde os amigos procuram ajudar de alguma forma a solucioná-los”, explica.

“Breaking Bad” (cinco temporadas), também recomendada por Pereira, aborda a história de um professor de química, Walter White, que descobre que tem câncer de pulmão. “Sua mulher está grávida e eles já têm um filho deficiente físico. Pensando em melhorar sua situação financeira, ele começa a fabricar metanfetaminas com a ajuda de um ex-aluno, o traficante Jesse Pinkman, com o intuito de deixar sua família estável após sua possível morte. É algo preocupante, pois seu concunhado faz parte da agência antidrogas da região”, diz.

Como última dica, o cinegrafista convida a comunidade para assistir à programação da TV Uniara, exibida em novo horário, às 8h, no canal 55 UHF, na TV Morada do Sol. “O projeto surgiu para promover conteúdos educativos e informativos, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural da população de Araraquara. É, ainda, um canal local para debates e prestação de serviços, por meio da divulgação de conhecimentos e informações produzidos na instituição”, finaliza.

Mais informações sobre a TV Uniara, que completa dez anos em julho, podem ser obtidas nos endereços www.facebook.com/tvuniara, www.youtube.com/tvuniaraararaquara, www.uniara.com.br/tv-uniara e https://twitter.com/tvuniara.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI