202403281851

Notícias

Verão: de olho na hidratação e na alimentação adequada

Publicado em: 10/01/2017

As altas temperaturas do verão exigem cuidados na hora de comer. De acordo com a professora do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Rita de Cássia Garcia Pereira, a alimentação deve ser adequada especialmente nesta época do ano, pois perde-se muito líquido corporal pela transpiração. “Por isso, a prioridade deve ser a reidratação, tanto com água quanto com alimentos leves, como frutas, verduras e legumes”, afirma a docente.

Ela também recomenda cuidados com o consumo de refrigerantes, “pois são bebidas calóricas que não contêm nutrientes essenciais para o organismo”. “As melhores bebidas para o período de calor são os sucos naturais de frutas, que possuem vitaminas importantes para a regulação do corpo”, explica. Além disso, Rita destaca que é importante procurar um especialista a fim de determinar a alimentação ideal, de acordo com a necessidade.

“Para quem faz atividade física ou tem alguma doença que restringe a alimentação, a ajuda de um especialista é sempre bem-vinda. Porém, mesmo aqueles que não possuem restrições podem passar por uma avaliação”, recomenda a professora.

Em relação aos horários de alimentação, ela aponta que dependem de cada indivíduo, segundo alguns critérios como sexo, peso, idade e tipo de atividade física que pratica, entre outros fatores. “Entretanto, horários muito espaçados fazem com que a próxima refeição seja muito volumosa, o que não é adequado. É importante que a pessoa possa ter as sensações de fome e saciedade de forma regular”, enfatiza.

Para aquelas pessoas que não sentem tanta fome em função do calor intenso, o consumo de lanches com poucas calorias, além de frutas e sucos, é uma solução, segundo a docente. “Já para as crianças, deve haver um cuidado especial com a hidratação, que deve ser realizada com pequenas doses de suco, água, chás ou água de coco, no decorrer do dia”, diz.

Na praia, é necessário redobrar o cuidado com relação à procedência daquilo que será consumido. “Alimentos crus como peixes devem ser evitados, a menos que sejam consumidos em locais comprovadamente limpos e estruturados. Já alimentos que ficam expostos à temperatura ambiente não devem ser ingeridos”, afirma Rita.

 

Substitutos

É sempre recomendado que se consuma pelo menos dois litros de água por dia. Entretanto, caso a pessoa queira alternativas para a reidratação, alguns alimentos e bebidas podem assumir esse papel de forma parcial. “A melancia possui cerca de 90% de água em sua composição, além de vitaminas e sais minerais que auxiliam no equilíbrio do funcionamento do organismo. A água de coco também auxilia na hidratação”, explica a professora.

De acordo com ela, os idosos precisam receber uma atenção especial, devido ao fato de possuírem um mecanismo fisiológico que reduz a sensação de sede, mas não diminui a necessidade de água. “O ideal é não esperar o surgimento da sede, tomando água várias vezes por dia”, orienta a docente da Uniara.

Em relação a isotônicos e sucos artificiais, alguns cuidados são importantes. “Um consumo excessivo desses líquidos pode trazer prejuízos à saúde. Enquanto os sucos não naturais são pobres em nutrientes, os isotônicos possuem sódio na composição, o que pode causar problemas de hipertensão em pessoas que não seguem uma rotina adequada de preparação antes de praticar atividades físicas, como se hidratar”, esclarece Rita, que reforça que um indivíduo sedentário não deve beber isotônico como se fosse água. “Um especialista deve ser consultado para saber se o consumo desse tipo de bebida é adequado à atividade realizada”, conclui.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI