202403190017

Notícias

Atividade presencial do EAD da Uniara promove encontro de alunos de Ubatuba e de Angola

Publicado em: 02/12/2016

No último sábado, dia 26 de novembro, o Núcleo de Educação a Distância – NEAD da Universidade de Araraquara – Uniara promoveu uma atividade presencial como conclusão de mais uma turma de seus cursos. Na ocasião, dois alunos da pós-graduação em Gestão Hospitalar, que mantinham contato apenas pelos fóruns de atividades na plataforma do programa, se conheceram pessoalmente.

Luis Antonio Ghirotti Xavier, de Ubatuba, conta que sabia “apenas o nome do amigo virtual, pois no primeiro dia de curso a tutora pediu para que cada um se apresentasse no fórum, na plataforma”. “Me chamou a atenção pelo nome dele ser diferente, Sletzer. No sábado, na prova presencial, quando ouvi o professor chamar o nome dele, eu falei: então você que é o Sletzer? Foi assim que conheci pessoalmente aquele colega de classe”, relata.

Sletzer Bravo Alves da Cunha, enfermeiro de um hospital privado em Angola, também ficou feliz em conhecer o amigo Xavier e ressalta que achou “bom ter essa formação e fazer a pós-graduação em gestão hospitalar”. “Em Angola, a gestão hospitalar, agora associada em hotelaria, é um processo novo. Lá nós temos apenas dois hospitais, que são privados, e que agora adotaram esse modelo. Os hospitais públicos ainda não. E nós sabemos que os hospitais públicos lá têm muitas irregularidades e acredito que ali há uma necessidade de melhorar um pouquinho a gestão. Foi nisso que me foquei. O curso contribui muito com isso, porque nós conseguimos ver que podemos criar processos e indicadores para fluir melhor nosso trabalho”, completa.

A coordenadora da pós-graduação a distância em Gestão Hospitalar, Paula Velho, afirma que “no meio acadêmico, sobretudo nos MBAS, um dos pontos mais gratificantes para quem coordena ou tutoria os estudos, é poder assistir à integração entre os alunos”. “Em uma sala virtual, conseguimos juntar pessoas de várias regiões e até mesmo de vários países trocando experiências e debatendo os temas propostos. Para um país de dimensões continentais como o Brasil, poder acompanhar as contribuições sobre um tema de alunos que vivem em Rondônia, Pará, Goiás, no extremo sul e mesmo no exterior é de uma riqueza que só a EAD pode proporcionar. Muitas vezes, o fórum - nossa sala de aula virtual -, se transforma em um ambiente de debates acalorados e com trocas de experiências impossíveis de ocorrer em outro local”, relata.

Para a coordenadora pedagógica do Núcleo, Mônica Pereira, “esse encontro, essa amizade, se deu por meio dos fóruns, que é uma importante ferramenta de interação que existe na plataforma do EAD, que estimula o conhecimento, o crescimento e amplia a rede de contatos dentro da pós-graduação”. “Isso mostra que também é possível formar amigos nos cursos a distância”, afirma.

“Ressalto a importância da educação a distância, que promove esses encontros entre os alunos além das fronteiras regionais, nacionais. Isso é bastante interessante, você consegue trazer um grupo bem variado de pessoas de todo o território nacional e até de outros países. Na educação a distância é possível concentrar alunos de diferentes localidades dentro de uma mesma turma de pós-graduação, e isso é muito rico para o aprendizado e para a troca de conhecimentos”, complementa Mônica.

Paula explica que a modalidade de educação a distância - EAD “é uma realidade que encerra um caminho sem volta”. “Veio para ficar, porque oferece flexibilidade de horários, elimina o tempo e custos com transporte e, acima de tudo, deixa o conteúdo e a informação a um click do estudante. Quando devidamente estimulado, o aluno pode extrapolar o conteúdo oferecido e alcançar novos conhecimentos adentrando o mundo virtual onde o acesso à informação é quase ilimitado. Não é por acaso que a maioria das grandes empresas já oferece treinamento nessa modalidade. Não há como ficar fora”, aponta.

Para o coordenador geral do NEAD, Edmundo Alves de Oliveira, as atividades presenciais são interessantes porque também “proporcionam o encontro dessas pessoas, que mesmo se fizessem um curso totalmente presencial não se encontrariam, pois, cursos assim normalmente abrigam estudantes da mesma região, mesmo que seja uma região expandida”. “Foi nítido a alegria deles em se encontrarem e se conhecerem pessoalmente. Declararam-se felizes em ter feito o curso, que agregou bastante valor e conhecimento para as necessidades que eles estavam buscando resolver”, finaliza.

Informações sobre os cursos de pós-graduação a distância da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.combr ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI