202403282258

Notícias

Professor de Biologia da Uniara participa de livro sobre avaliação de crustáceos do Brasil

Publicado em: 17/11/2016

O professor do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Douglas Peiró, participou, juntamente com Fernando Mantellato, de um capítulo do “Livro Vermelho dos Crustáceos do Brasil”, que tem Marcelo Pinheiro & Harry Boos como organizadores. A publicação, virtual, pode ser acessada e baixada gratuitamente no link www.crustacea.org.br/?page_id=1808.

Peiró explica que o livro trata de uma avaliação do estado da conservação dos crustáceos do país, que já contam com estudos prévios. “São vários capítulos, com diversos grupos de crustáceos Decapoda. O livro foi uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Carcinologia, juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, que trata da conservação das espécies. É um trabalho muito interessante porque, a partir deste momento, é possível determinar áreas de preservação ou verificar espécies que precisam de mais atenção, por exemplo”, ressalta.

Como conclusões, ele afirma que muitas das espécies foram classificadas de acordo com seu estado de conservação, como por exemplo “em perigo” ou “vulnerável”, devido à sua pequena área de ocorrência e por estarem localizadas próximas a grandes centros urbanos ou locais que são ocupados pela agricultura. “Outras delas são muito abundantes e estão em situação “menos preocupante”, e há, ainda, algumas em que não temos os dados disponíveis para se chegar a uma conclusão se estão ou não ameaçadas - “dados insuficientes” -, pois ainda há muito para se descobrir sobre elas e muitos locais para serem estudados. A espécie que avaliei foi considerada como “dados insuficientes”, devido à sua extensa área de ocorrência, e à inexistência de estudos em alguns dessses lugares”, relata.

O convite para sua participação no livro foi devido ao fato de o docente lidar com a espécie de seu capítulo em questão, a Callichirus major sensu lato (calianassídeo), “que ocorre em quase toda a costa brasileira”.

O prazer de poder participar da publicação foi grande, de acordo com Peiró. “É um trabalho voluntário. Entre os mais de cinquenta pesquisadores autores de capítulos, sou um dos poucos professores de instituições de ensino particulares, e o único da Uniara. Esse livro foi financiado pelos próprios autores, em uma ação muito louvável deles e dos organizadores. Tem uma linguagem acessível. É a ciência pela ciência, é algo feito por amor à ciência”, comenta.

Ele informa que o projeto ainda está em andamento. “A avaliação continua em outras etapas e é encabeçada pelo ICMBio e a Sociedade Brasileira de Carcinologia, onde os pesquisadores tomam parte disso, produzem conhecimento e o disponibilizam para a sociedade”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI