202403281110

Notícias

Aluno do Mestrado em Educação da Uniara defende dissertação sobre propostas pedagógicas e didáticas para o ensino médio

Publicado em: 01/11/2016

O ex-estudante do Mestrado em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara – Uniara, César Wiliam Furqui Massoco, foi o primeiro da turma de 2015 a defender sua dissertação, que foi realizada na última sexta-feira, dia 28 de outubro. O título de seu estudo é “Toda Mafalda: contribuições para o ensino de Filosofia”.

Ele explica que a ideia do trabalho foi elaborar algumas propostas pedagógicas e didáticas para o ensino médio, “com o escopo de ensinar os conceitos filosóficos ‘poder e micropoder’ à luz do filósofo francês Michel Foucault, e ‘autenticidade e inautenticidade’ à luz do filófoso alemão Martin Heidegger, por meio de algumas tiras cômicas do livro ‘Toda Mafalda’, do escritor e cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino”.

A conclusão aponta que “um estudo como esse é possível e viável, e que a proposta procura auxiliar o professor de Filosofia que queira se apropriar dessa ideia e experimentá-la com seus alunos em sala de aula”. “A pesquisa não está de forma alguma acabada, pois pode e deve ser aprofundada em um doutorado, com aplicação dessa proposta aos alunos”, ressalta Massoco.

Em sua visão, o trabalho reforça a relevância do ensino da disciplina de Filosofia no ensino médio. “Destaca seu valor como componente curricular indispensável à educação, pois mostra à sociedade sua importância, principalmente quando se cogita retirá-la do currículo do ensino médio, deixando de preparar os jovens para o pensar com criticidade”, comenta o ex-aluno da Uniara, revelando a possibilidade de seu estudo tornar-se um livro, “após algumas adaptações”.

A defesa da dissertação, “houve elogios por se tratar de uma proposta inovadora para o ensino-aprendizagem de Filosofia e também por ter alcançado os objetivos propostos”.

O fato de ter sido o primeiro aluno da turma a defender a dissertação de mestrado mostra, segundo Massoco, a determinação em elaborar o trabalho da melhor maneira possível e que as leituras e a produção escrita fluíram naturalmente. “Minha preocupação estava em produzir uma pesquisa que pudesse contribuir para a educação. Ou seja, mesmo se eu tivesse sido o último a defender e o resultado final fosse igual, ficaria feliz da mesma forma”, comenta.

De acordo com ele, o Programa e o corpo docente do Mestrado em Educação da Uniara são excelentes. “Aprendi e cresci muito, e o recomendo a todas as pessoas que queiram cursar um mestrado de qualidade”, afirma o ex-estudante, que faz questão de agradecer todos os docentes do Programa: “queria agradecer, em especial, à professora Luciana Maria Giovanni, minha orientadora, pois foi quem me conduziu e me orientou com muita maestria e profissionalismo, e também às professoras Maria Regina Guarnieri, da Uniara e da Unesp, e Paula Ramos de Oliveira, da Unesp, que me avaliaram e contribuíram muito para a versão final de minha dissertação”, finaliza.

Informações sobre o Mestrado em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI