202403182300

Notícias

Integrantes do Ensino a Distância da Uniara trocam experiências e apresentam trabalhos em simpósio da UFSCar

Publicado em: 28/09/2016

Nesta terça-feira, dia 27 de setembro, integrantes do departamento de Ensino a Distância – EAD da Universidade de Araraquara – Uniara puderam trocar experiências sobre os trabalhos desenvolvidos na área, além de apresentarem estudos e assistirem a palestras, no Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância - SIED:EnPED, promovido pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, local do evento.

A coordenadora pedagógica do Núcleo de Ensino a Distância - NEAD, Mônica Pereira, apresentou dois trabalhos. “Em relação ao primeiro trabalho, intitulado ‘Trajetória dos Estudantes do Curso de Pedagogia Presencial e a Distância da UFSCar: Contribuições ao Estudo da Formação Docente’, mostrei uma pesquisa desenvolvida em minha tese de doutorado. Ela se encaixava no eixo do perfil do estudante de educação a distância e, assim, compartilhei um pouco dessa experiência”, conta.

Depois, foi a vez de Mônica apresentar o trabalho “Experiências da Gestão da Educação a Distância: o Caso da Pós-Graduação Latu Sensu do Centro Universitário de Araraquara – Uniara” - desenvolvido quando a instituição ainda não havia se tornado universidade -, que conta com sua autoria e coautoria do coordenador do NEAD da Uniara, Edmundo Alves de Oliveira, e do assessor de Planejamento Estratégico da universidade, Ricardo Arruda Mauro. “Esse foi voltado principalmente à pós-graduação latu sensu. Compartilhei um pouco da experiência da gestão sobre o assunto, falando um pouco de sua história e constituição, e também sobre o modelo de gestão estabelecido na Uniara”, explica a coordenadora.

Para ela, foi um evento bastante importante para se conhecer novidades, modelos e formatos sobre a educação a distância. “Tanto na etapa virtual quanto na presencial, também tivemos acesso e compartilhamos experiências com participantes de todo o país e de fora do Brasil. Tivemos palestrantes da Espanha e Portugal. Foi interessante e proveitoso para conhecermos o panorama internacional da área”, relata. Além disso, Mônica aponta que foi uma oportunidade para divulgar o nome e o trabalho desenvolvido na Uniara.

Outro trabalho, intitulado “A Contribuição da Educação a Distância como Instrumento de Formação Profissional no Desenvolvimento Territorial”, foi apresentado pelo gestor de marketing do Departamento de Pós-graduação, Rodrigo Augusto de Freitas. “Por ser um simpósio internacional, foi muito bom para trocar experiências com participantes do Brasil e de fora. Assim, percebemos a diversidade de culturas e pudemos falar sobre tecnologias e histórias de sucesso na área”, destaca.

Entre as palestras, a que mais lhe chamou a atenção foi ministrada por Tereza Maia e Carmo, do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal, intitulada “Mídias, Cultura Digital e Educação: a Criatividade e Inovação Pedagógica”. “O conteúdo foi muito interessante. É mais um aprendizado que levo para a carreira”, declara.

Mauro, que também é doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, foi o responsável pela apresentação do trabalho “Educação a Distância: Contribuições da Modalidade para o Desenvolvimento Territorial”. “O objetivo é discutir em que medida a educação a distância pode contribuir para desenvolvimento territorial por meio do empreendedorismo. Para isso, a intenção é identificar se essa modalidade pode proporcionar uma qualificação empreendedora; constatar se o capital humano mais qualificado tem maior capacidade de empreender, e compreender como as pessoas qualificadas pela educação a distância estão envolvidas com projetos que promovam o desenvolvimento em seus territórios”, detalha.

Informações sobre os cursos de pós-graduação a distância da instituição podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI