202404231627

Notícias

Coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Uniara reforça a importância do trabalho rural

Publicado em: 03/05/2016

“A palavra ‘campo’ dá uma compreensão, ao leigo, de que representa atividades na zona rural, porém é mais ampla, já que é um termo usado quando realizamos quaisquer atividades fora de ambientes fechados”, afirma o coordenador de Engenharia Agronômica do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, João Galbiatti, sobre a importância do assunto, que tem seu dia comemorativo: o “Dia do Campo”, celebrado nesta quinta-feira, dia 5 de maio.

Em relação à Engenharia Agronômica, o docente coloca que o campo é entendido como atividades práticas de produção de vegetais para fins agrícolas e em ambiente natural. “Tem uma importância muito grande para a economia e à nossa alimentação básica, pois é onde se produz alimentos e bioenergia”, ressalta.

Para se ter sucesso no “campo”, segundo ele, existem muitas dificuldades, principalmente as influências climáticas, como as chuvas. “A vida do homem no campo é muita sofrida, mas é dele que os homens das cidades dependem para se ter alimento, tanto vegetal como animal”, destaca.

Porém, com a modernização no campo, no século passado, o êxodo rural foi significativo no estado de São Paulo, de acordo com Galbiatti. “Atualmente o homem do campo já se encontra, em sua maioria, na zona urbana. São poucos os que ainda estão morando no campo. Tem-se tentado reverter esse êxodo, porém, com a tecnificação no campo e com os atrativos tecnológicos das cidades, não se tem tido sucesso. Em outros estados, como os do Norte e Nordeste, ainda continua o êxodo para outras regiões, principalmente para a Sudeste. Muitos desses migrantes vêm para trabalhar no campo, porém, dificilmente se fixam”, aponta.

Ainda nas regiões Norte e Nordeste, o coordenador comenta que o trabalho braçal é muito significativo. “Como vantagem, há qualidade de vida, pois é sabido que o contato com a natureza e com alimentos orgânicos, além de atividades físicas e pouco uso de equipamentos eletrônicos, podem trazer muitos benefícios à saúde humana”, diz.

Como mensagem sobre o Dia do Campo, Galbiatti declara que o trabalhador ou o empreendedor que atua sempre visando à sustentabilidade no setor deve ser parabenizado, “pois apesar de ser uma atividade árdua, dependemos dela para nossa sobrevivência”.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI