Notícias

Parque do Basalto da Uniara é opção para quem quer fugir da folia e entrar em contato com a natureza

Publicado em: 05/02/2016

Se você não é adepto a festas de carnaval e prefere curtir a tranquilidade longe da folia, o Parque do Basalto, mantido pelo Centro Universitário de Araraquara – Uniara, é uma alternativa para se distrair no período de festividades. A opção é indicada para quem gosta do contato com a natureza, de lazer e até mesmo de pesquisar. O local estará aberto neste sábado e domingo, dias 6 e 7 de fevereiro, e na próxima terça-feira, dia 9. Às segundas, o espaço fica fechado para manutenção.

O Parque, que ocupa uma área de 65 mil m², está situado entre os bairros Jardim Pinheiros e Parque Residencial São Paulo, na região leste do município, e apresenta uma rica biodiversidade.

É possível realizar piqueniques e caminhadas pelas trilhas, além de o visitante poder tirar fotos e observar as aves e plantas. Praticar esportes radicais como escaladas e rapel (mediante prévia autorização) em cascatas e cachoeiras também são opções.

O Parque, que nasceu da recuperação de uma área degradada, foi inaugurado em outubro de 2000. Além de cachoeiras, árvores, plantas, animais e espécies nativas, conta com quiosques e playground infantil. Há também uma lanchonete e um espaço que pode ser utilizado para reuniões e refeições. “Sua recuperação transformou o local em uma ‘ilha’ de refúgio da fauna, onde muitas espécies encontraram abrigo e alimento", afirma o coordenador do Parque e professor da Uniara, João Carlos Geraldo.

De acordo com ele, áreas públicas, como as do Parque do Basalto, possibilitam maior contato e proximidade da população e de estudantes com programas de conscientização e educação ambiental. “É uma área verde inserida em um contexto urbano, que vem sofrendo expansão e adensamento, sendo que o centro da cidade está sendo verticalizado e os quintais estão desaparecendo. A proximidade das pessoas com o mundo natural está cada vez mais distante no cotidiano. Por isso, é essencial a implantação e manutenção dessas ‘ilhas’ verdes na trama urbana", explica.

O local, utilizado para pesquisas de cursos de graduação e pós-graduação da Uniara, além de ser foco de disciplinas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e espaço de eventos culturais e de lazer, é aberto ao público e tem entrada gratuita. O funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h. As visitas podem ser independentes, sem necessidade de agendamento. Outras informações podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/parque-do-basalto ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /