/cursos/presencial/mestrado/educacao-processos-de-ensino-gestao-e-inovacao/ 436 876 Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação Mestrado

Formação: Profissional

Conceito CAPES: 3

Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Apresentação

O Mestrado Profissional em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação, com duração de no máximo 30 (trinta) meses, destina-se a licenciados ou profissionais de outras áreas, com interesse na pesquisa e na atuação profissional na área de Educação com destaque aos processos de ensino e gestão para a melhoria educacional.

Segundo a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), “ ‘Mestrado Profissional’ é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional”. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma reconhecido pela CAPES conforme parecer Nº 23/2014 homologado em 15/05/2014 - D.O.U. de 19/05/2014.

“O Mestrado Profissional responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação.”

O Mestrado Profissional em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação tem nota 3 pela Avaliação da CAPES e é associado a ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Corpo Docente

Coordenação

Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1998374437925681

Vice-coordenação

Prof. Dr. Fábio Tadeu Reina
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7399060665376872

Corpo docente

Profa. Dra. Alda Junqueira Marin
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8878122935856466

Profa. Dra. Ana Maria Falsarella
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2721883425930417

Prof. Dr. Darwin Ianuskiewtz
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7310481558346315

Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1998374437925681

Prof. Dr. Edmundo Alves de Oliveira
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4620256355323820

Prof. Dr. Eládio Sebastian Heredero
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8492935603214109

Prof. Dr. Fábio Tadeu Reina
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7399060665376872

Profa. Dra. Luciana Maria Giovanni
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8305118845068821

Prof. Dr. Luiz Carlos Gesqui
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8242244411946834

Profa. Dra. Maria Betanea Platzer
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1517203251145236

Profa. Dra. Maria Lúcia O. Suzigan Dragone
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2328947036066334

Profa. Dra. Maria Regina Guarnieri
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1819120734152701

Disciplinas

Disciplinas obrigatórias

  • Bases para a elaboração de projetos de pesquisa (Linhas de pesquisa: Gestão Educacional e Processos de Ensino);
  • Instituições educativas em suas múltiplas dimensões (Linhas de pesquisa: Gestão Educacional e Processos de Ensino);
  • Dimensões da gestão educacional (Linha de pesquisa: Gestão Educacional);
  • O ensino na Educação Básica (Linha de pesquisa: Processos de Ensino).

Disciplinas eletivas

  • Alfabetização: desafios contemporâneos para o gestor e para o professor;
  • Diferentes dimensões da avaliação educacional;
  • Educação e direitos humanos;
  • Estudos sobre gestão educacional na realidade brasileira;
  • Interações comunicativas na escola;
  • Novas tecnologias de informação e comunicação;
  • Pesquisa e desenvolvimento de materiais e procedimentos pedagógicos;
  • Políticas educacionais no Brasil;
  • Práticas e perspectivas de leitura e escrita em diferentes ambientes sociais;
  • Realidade escolar sob análise;
  • Situações de formação da equipe profissional.

Linhas de Pesquisa

Área de concentração

Educação e Ciências Sociais

Linhas de pesquisa

Gestão educacional: aborda temas referentes a políticas educacionais e sua influência na gestão de sistemas escolares, de escolas e de outras instituições voltadas à educação formal e não formal; clima e cultura educacionais; exercício da liderança e formação em serviço; planejamento e avaliação educacional em seus diferentes níveis; acesso, leitura e utilização de indicadores socioeducacionais; processos de gestão e organização didático-pedagógica e administrativa de instituições.

Processos de ensino: aborda temas referentes à influência das políticas educacionais na formação inicial e continuada de profissionais da Educação; diretrizes curriculares e competências na Educação Básica; planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem; avaliações externas do desempenho escolar e seus impactos nas práticas docentes; pesquisa e desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos; as tecnologias de informação e comunicação como instrumentos de trabalho do professor.

Grupos de Pesquisa

O Mestrado Profissional em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação está enquadrado em dois grupos de pesquisa que visam ao estudo de práticas pedagógicas eficientes no processo de ensino.

O primeiro grupo, intitulado Formação docente e práticas pedagógicas, focaliza a formação e atuação do profissional da educação, com projetos de pesquisa voltados para a alfabetização, leitura e escrita; processos de ensino e de aprendizagem; avaliação da aprendizagem escolar; o trabalho com recursos didáticos, entendendo recursos de forma ampla de modo a incluir tecnologias de informação e comunicação, além de aspectos relacionados à saúde docente, tal como a utilização da voz pelo professor.

Não se pode falar em aluno e professor sem falar em escola, em sistema escolar e em política educacional. Sendo assim, o foco do segundo grupo de pesquisa, Organização e gestão de instituições educacionais, está na inserção desses agentes no processo educacional e na sociedade. A partir do estudo das políticas educacionais, o grupo explora a prática desenvolvida por gestores da área educacional, buscando investigar as repercussões, nos diferentes ambientes educativos, tanto da formação inicial dos profissionais da Educação quanto dos novos indicadores educacionais.

É importante ressaltar que os dois grupos dialogam entre si. Ambos reúnem pesquisadores com vasta experiência em pesquisa educacional, sempre com o olhar voltado para a prática e a teoria por referência. Os grupos se preocupam com o distanciamento existente entre a teoria estudada na universidade e o exercício prático dos diferentes profissionais que atuam na área educacional. Desenvolvem pesquisas voltadas a abrir possibilidades de aproximação crítica e reflexiva entre teoria e prática, de modo a explorar o potencial educativo da escola e outras instituições voltadas à educação.

Nas pesquisas dos dois grupos existe a preocupação de trazer as várias vozes sobre as questões estudadas: a voz do professor, do coordenador, do diretor da escola, dentre outras, e de debater sobre elas à luz de diferentes referenciais teóricos.

Atualmente os grupos estão compostos principalmente por professores da Uniara e por alguns professores pesquisadores de reconhecida competência na área educacional que foram convidados a integrarem os grupos.

Formação Docente e Práticas Pedagógicas

  • Fábio Tadeu Reina (líder)
  • Dirce Charara Monteiro
  • Luciana Maria Giovanni
  • Maria Betanea Platzer
  • Maria Lúcia Suzigan Dragone
  • Maria Regina Guarnieri

Organização e Gestão de Instituições Educacionais

  • Ana Maria Falsarella (líder)
  • Alda Junqueira Marin
  • Darwin Ianuskiewtz
  • Edmundo Alves de Oliveira
  • Eládio Heredero
  • Luiz Carlos Gesqui

Seleção e Inscrição

Processo Seletivo para Alunos Especiais
2º Semestre de 2017

Inscrições encerradas

  • Inscrições: 03 a 22/07/2017;
  • Matrículas: 08 a 11/08/2017;
  • Início das aulas: 11/08/2017.

Formulário de inscrição, disciplinas oferecidas, relação de documentos necessários e outras orientações aos candidatos encontram-se disponíveis no edital de seleção.

Edital

Processo Seletivo 001/2017 - Encerrado

O ingresso no Curso de Mestrado é feito por meio de processo seletivo, que consta de:

  • Primeira fase (eliminatória): análise da documentação;
  • Segunda fase (eliminatória): prova escrita (bibliografia disponível no item 10 do Edital);
  • Terceira fase (eliminatória): entrevista.

Cronograma de Atividades

  • Período de inscrição: de 03/11/2016 a 18/01/2017;
  • 1ª fase (análise da documentação): dias 19 e 20/01/2017;
  • Divulgação dos resultados da 1ª fase: 25/01/2017, pela internet, nesta página, no item Resultados;
  • 2ª fase (prova escrita): dia 28/01/2017, das 9h00 às 12h00;
  • Divulgação dos resultados da 2ª fase: 10/02/2017, pela internet, nesta página, no item Resultados;
  • 3ª fase (entrevista): 17/02/2017;
  • Resultado final: 02/03/2017, pela internet, nesta página, no item Resultados;
  • Matrícula: de 13 a 17/03/2017;
  • Aula inaugural: dia 17/03/2017, às 19h00;
  • Início das aulas: 18/03/2017.

Inscrições encerradas


Resultados


Edital

Contato

Telefone

16 3301.7341

Endereço

Uniara - Unidade II

Dúvidas

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Formulários

Produção Acadêmica

As dissertações do programa estão disponíveis abaixo, separadas por ano de obtenção. Clique e acesse os trabalhos na íntegra, em formato PDF.

2017

Evasão Discente no Curso Técnico em Informática nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza

Autor(a): Antonio Marcos Zenerato
Ano: 2017
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A Arte em Jogo

Autor(a): Carla Maria Nicola Coletti
Ano: 2017
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A Leitura de Imagens como Ferramenta de Ensino nas Aulas de História

Autor(a): Deisi Aparecida Rodrigues de Carvalho
Ano: 2017
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A Relação da Escola com as Famílias no Acolhimento aos Alunos que Ingressam no 6º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública

Autor(a): Edson Rosa de Almeida
Ano: 2017
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A Evasão Escolar em uma Unidade do IFSP no Curso Técnico em Informática Integrado na Visão dos Discentes Evadidos: um Estudo de Caso da Parceria IFSP e SEE-SP

Autor(a): Francisco Antonio de Almeida
Ano: 2017
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Método de Projeto: uma Contribuição para a Melhoria no Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental

Autor(a): Rita Valéria Rodrigues Meneguello
Ano: 2017
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Desempenho dos Alunos do 9º ano: uma Visão Social e Institucional

Autor(a): Sheyrlani Tatiany da Silva
Ano: 2017
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Voz do Professor de Educação Física: Uso, Exigência, Preparo e Interação

Autor(a): Vagner José Pedersen
Ano: 2017
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Organização e Planejamento da Rede Pública Municipal de Ensino na Oferta de Vagas para Creches

Autor(a): Andréia Gasparino Fernandes
Ano: 2017
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A Organização da Rede Pública Municipal de Ensino e seus Desdobramentos na Gestão da Escola

Autor(a): Ariane Dabien Garrido Barroso
Ano: 2017
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O Caso das TIC no Ensino Fundamental de Mococa: Análises e Ações Propositivas para a Rede Pública Municipal

Autor(a): Daniel Teodoro de Melo
Ano: 2017
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Evasão Escolar na Educação Profissional: um Estudo nos Cursos Técnicos em Informática no Senac Catanduva

Autor(a): Fábio Luís Fávero
Ano: 2017
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Reflexões sobre Alfabetização e Letramento: Ênfase nas Publicações da ANPEd (2010 a 2015)

Autor(a): Francielle Marion Mendes
Ano: 2017
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Práticas Eficazes de Gestão Profissional em Unidades de Ensino: uma Análise do Contexto Brasileiro

Autor(a): Hermes José Aun Bachiega
Ano: 2017
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A Proposta Pedagógica do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos: Foco na Disciplina de Física

Autor(a): Luiz Augusto Vendramini
Ano: 2017
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Identificando Dificuldades no Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita de Dois Alunos do Ensino Fundamental I

Autor(a): Maria José Batista Castanheiro
Ano: 2017
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Produção Textual Argumentativa no Terceiro Ano do Ensino Médio

Autor(a): Mariana Vieira Ribeiro Fredi
Ano: 2017
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Investigando Práticas de Leitura de Estudantes de Pedagogia

Autor(a): Mariângela Dal Bianco Garcia
Ano: 2017
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Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Revisão Integrada de Dados para Orientação de Professores

Autor(a): Marilda Cicone Franco dos Santos
Ano: 2017
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A Experiência da Leitura dos Clássicos: Impressões de Professores e Alunos de 9º Ano do Ensino Fundamental II

Autor(a): Patrícia Gomes Barca Ferrari
Ano: 2017
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Sobre o Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio: um Estudo Bibliográfico a partir de Publicações da ANPEd (2004 a 2015)

Autor(a): Sand Mayara Giacomelli de Melo
Ano: 2017
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2016

O Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio Regular na Rede Pública: da Regulamentação Externa à Regulação Interna

Autor(a): Antonio Felicio Filho
Ano: 2016
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Avaliação Institucional: um Novo Olhar no Avaliar, Múltiplos Instrumentos, Diferentes Momentos e Diferentes Agentes

Autor(a): Antonio Pinto do Nascimento Neto
Ano: 2016
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Toda Mafalda: Contribuições para o Ensino da Filosofia

Autor(a): César Wiliam Furqui Massoco
Ano: 2016
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Desenvolvimento de um Protótipo de Jogo Eletrônico de Auxílio a Alfabetização: uma Proposta a partir dos Métodos Fônico e das Boquinhas

Autor(a): Mauro Donizeti Verga
Ano: 2016
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O Impacto da Expansão Provocada pelo Programa Reuni na Estrutura Organizacional da Universidade Federal de São Carlos

Autor(a): Patrícia do Espírito Santo Fonseca Lourenço
Ano: 2016
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Jogos Empresariais Vivenciais e Digitais: uma Proposta Híbrida de Ensino para Dinamizar a Educação Empreendedora dos Jovens

Autor(a): Roberto Augusto dos Santos
Ano: 2016
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Ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil entre o Currículo Prescrito e o Currículo Modelado

Autor(a): Solange Santos Ferreira dos Reis
Ano: 2016
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Prática Pedagógica e Interação Professor-Aluno na Educação Infantil: Percepção de Professores

Autor(a): Helenice Aparecida Magalhães de Sousa Guedes
Ano: 2016
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Participação Democrática na Gestão de uma Instituição Federal de Ensino Médio Tecnológico

Autor(a): Heloisa Zago Vilela
Ano: 2016
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O Gestor Universitário Público: Conduta, Tomada de Decisões e Mediação de Conflitos

Autor(a): Adailton Borges de Oliveira
Ano: 2016
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Atlas Escolar Municipal - Construindo Propostas Viáveis para a Sala de Aula

Autor(a): Ana Paula Sene Milanezi
Ano: 2016
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A Metodologia de Projetos na Educação Profissional: Organização do Trabalho do Professor e Aprendizagem dos Alunos na Percepção de Alunos e Professores

Autor(a): Ariela Fernanda Polido
Ano: 2016
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A Voz do Egresso de Pedagogia: Elementos para a Compreensão da Formação, Identidade Docente e Inserção no Mercado de Trabalho

Autor(a): Celene de Fátima Oliveira
Ano: 2016
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A Linguagem Musical na Educação Infantil: Reflexões e Possibilidades

Autor(a): Erica Viana
Ano: 2016
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A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a Criança no Foco das Investigações

Autor(a): Fabiana Fiorim Checconi
Ano: 2016
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Avaliação de Desempenho Individual: um Estudo do Uso da Ferramenta Feedback 360º

Autor(a): Joelma Maria da Silva
Ano: 2016
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A Relação entre os Saberes e a Prática Pedagógica de uma Professora de Língua Portuguesa: um Estudo de Caso

Autor(a): Letícia Maria de Barros Lima Viviani
Ano: 2016
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Vozes e Olhares de Estudantes e Professores Participantes de uma Proposta Pedagógica do 2º Segmento da EJA em Manaus/AM

Autor(a): Maria Daise da Cunha Matos
Ano: 2016
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Análise da Tecnologia nos Dias Atuais e a Relação Alunos e Professores Diante Desse Uso em Sala de Aula

Autor(a): Paula Cristina Straccini
Ano: 2016
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O IDESP como Elemento Central na Formação em Serviço dos Professores e Gestores Escolares da Rede Pública Paulista de Ensino Regular

Autor(a): Renata Vanzo Ruiz
Ano: 2016
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O Professor de Apoio à Aprendizagem e a Organização do Trabalho Escolar

Autor(a): Tiago Augusto Soares Pereira
Ano: 2016
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Adolescente em Liberdade Assistida: Análise Quanto às Dificuldades de (Re)Inserção na Rede Regular de Ensino Público em um Município do Interior Paulista

Autor(a): Valquiria Nicola Bandeira
Ano: 2016
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2015

Perspectiva dos Alunos sobre a Prática Docente na Habilitação Profissional de Técnico em Administração: Analisar para Fazer Avançar

Autor(a): Elvio Carlos da Costa
Ano: 2015
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O Brincar nas Formações Continuadas em Serviço Oferecidas aos Professores da Pré-Escola

Autor(a): Fernando Diana
Ano: 2015
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Como e Onde o SARESP Transforma as Práticas Pedagógicas dos Professores da Rede Pública Paulista de Ensino Regular

Autor(a): Jefferson Luis Brentini da Silva
Ano: 2015
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O Olhar Feminino sobre o Futebol: das Questões de Gênero à Reestruturação do Habitus no Interior da Escola

Autor(a): Marina Toscano Aggio
Ano: 2015
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Template de Dissertação

Entregar na secretaria (até 60 dias após a defesa):

  • 02 (duas) versões impressas do texto final aprovado pela banca (em capa dura na cor Azul Royal com fontes em dourado);
  • 05 (cinco) CDs finalizados contendo o arquivo em Word e em PDF para envio a CAPES.

Importante: tanto as versões impressas quanto as versões digitais deverão conter a assinatura, o nome e o endereço do aluno no local apropriado da folha que contém a ficha catalográfica, e a folha de aprovação assinada pelos membros da banca de defesa.

Template para dissertação

Modelo para capa dura e lombada

Etiqueta do CD

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