/cursos/presencial/graduacao/terapia-ocupacional//cursos/presencial/graduacao/terapia-ocupacional/36094Terapia Ocupacional Graduação

Formação: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 4 anos

Vagas: 80

Terapia Ocupacional

O Curso

O curso de Terapia Ocupacional está marcado pelo padrão de qualidade Uniara e acontece nos períodos diurno e noturno, com a duração de quatro anos. O processo de formação está voltado à promoção de um ensino reflexivo e ajustado à realidade social.

Conhecer o ser humano bio-psico-social é fundamental, e o curso oferece disciplinas nas áreas biológicas, humanas e da saúde, interligadas às específicas de Terapia Ocupacional. A formação é voltada à pesquisa e à clínica em diferentes campos.
O aluno terá formação teórica e prática para atuar:
No desenvolvimento infantil e adolescente (creches, escolas, programas sócio-educativos);
Na reabilitação de crianças, adolescentes, adultos e idosos portadores de deficiências;
Na saúde do trabalhador e na inserção da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho;
Na assistência a pessoas portadoras de transtorno mental (esquizofrenia, depressão, anorexia);
Juntamente a idosos saudáveis e a portadores de déficits cognitivos, tal como a doença de Alzheimer;
Na assistência domiciliar e adaptação ambiental;
Na assistência hospitalar, por exemplo, com crianças hospitalizadas ou pessoas em situação de transplante de medula óssea.
O aluno também será capacitado para atuar em pesquisa e docência em Terapia Ocupacional.

Mercado de Trabalho

É possível notar que o campo de atuação do terapeuta ocupacional é bastante amplo e o profissional encontrará emprego:

  • em clínicas e consultórios particulares;
  • na assistência domiciliar e empresas de home-care;
  • hospitais gerais e especializados;
  • centros de reabilitação;
  • ambulatórios de saúde mental e centros de atenção psicossocial;
  • programas públicos de atenção à saúde da criança e do adolescente;
  • programas sócio-educativos para o menor infrator;
  • empresas, área de prevenção de acidentes/ergonomia, treinamento de pessoal e desenvolvimento de projetos;
  • centros de atenção à pessoa idosa;
  • escolas regulares em programas de inclusão social e escolas especializadas para portadores de necessidades especiais;
  • cooperativas de trabalho de populações marginalizadas;
  • organizações não governamentais.

Matriz Curricular

  • Adolescente: Papéis Ocupacionais, Limitações e Terapia Ocupacional;
  • Anatomia Humana;
  • Biologia Celular, Histologia e Embriologia;
  • Comunicação e Expressão, Interpretação e Produção de Textos;
  • Comunicação Verbal e Não Verbal;
  • Desenvolvimento do Adulto, a Deficiência e as Políticas de Atenção;
  • Desenvolvimento e Ética Profissional;
  • Desenvolvimento Infantil e Políticas de Proteção;
  • Ergonomia e Legislação em Saúde do Trabalhador;
  • Estágio Supervisionado I;
  • Estágio Supervisionado II;
  • Estágio Supervisionado III;
  • Estágio Supervisionado IV;
  • Estudo da Ocupação e Implicações para Terapia Ocupacional;
  • Estudo dos Movimentos e Ações Humanas;
  • Estudo dos Movimentos e Terapia Ocupacional I;
  • Fisiologia Humana;
  • História e Fundamentos da Terapia Ocupacional;
  • Introdução à Saúde Mental;
  • Laboratório de Atividades I;
  • Laboratório de Atividades II;
  • Laboratório de Atividades III;
  • LIBRAS (Optativa);
  • Mecanismos de Agressão e Defesa (Microbiologia, Parasitologia e Imunologia);
  • Mercado de Trabalho e Empreendedorismo;
  • Natureza, Cultura e Sociedade;
  • Neuroanatomia Funcional;
  • Patologia I;
  • Prática de Observação em Terapia Ocupacional e a Relação Terapêutica;
  • Prática Supervisionada I;
  • Prática Supervisionada II - Adulto e Idoso;
  • Prática Supervisionada II - Populações e Grupos;
  • Prática Supervisionada III;
  • Prática Supervisionada III - Grupos com Sofrimento e Limitações Cotidianas;
  • Processo de Exclusão Social e Desfiliação;
  • Processos de Reconhecimento de Demandas e o Planejamento Terapêutico Ocupacional;
  • Processos Grupais em Terapia Ocupacional;
  • Projeto de Pesquisa em Terapia Ocupacional I;
  • Reabilitação: Princípios Gerais e Contextos;
  • Redação Científica;
  • Seminários de Prática;
  • Sociologia e Implicações para o Profissional da Saúde;
  • Tecnologia Assistiva, Órteses e Próteses I;
  • Tecnologia Assistiva, Órteses e Próteses II;
  • Terapia Ocupacional e a Criança e o Adolescente Portador de Deficiência;
  • Terapia Ocupacional e a Educação;
  • Terapia Ocupacional e a Saúde do Trabalhador;
  • Terapia Ocupacional e o Adulto com Deficiência Física;
  • Terapia Ocupacional e o Adulto Portador de Deficiência Física - Neurologia;
  • Terapia Ocupacional em Assistência Hospitalar;
  • Terapia Ocupacional no Campo da Geriatria e da Gerontologia;
  • Terapia Ocupacional no Campo da Saúde Coletiva;
  • Terapia Ocupacional no Campo da Saúde Mental - Adulto e Idoso;
  • Terapia Ocupacional no Campo da Saúde Mental - Infância;
  • Terapia Ocupacional no Campo Social;
  • Terapia Ocupacional: da Origem à Atualidade;
  • Trabalho em Equipes, Processos Gerenciais, Empreendedorismo e Terapia Ocupacional.

Corpo docente

Coordenação

Débora Couto de Melo Carrijo possui graduação em Terapia Ocupacional (1997) pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, mestrado em Ciências Médicas (2003) pela Universidade de São Paulo - USP e é doutora em Bioengenharia (2013) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/9096851520328385

Docentes

Adriana Francisca de Araujo possui graduação em Terapia Ocupacional (2002) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, especialização em Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior (2007) pela mesma Instituição. É mestre em Design (2016) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/9319227555015343

Elaine Cristina da Silva possui Graduação em Terapia Ocupacional (2002) pela Universidade Federal de São Carlos/SP - UFSCar. É especialista em Educação Inclusiva (2004) pela Universidade Castelo Branco/RJ. Mestre (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - TTO (Trabalho, Tecnologia e Organização) da UFSCar. Ministra aula no ensino superior desde 2013.
http://lattes.cnpq.br/4122375443585346

Leila Maria Quiles Cestari possui graduação em Terapia Ocupacional (2005) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Especialização no Método Terapia Ocupacional Dinâmica (2014) pelo CETO. Mestrado em Ciências (Saúde Pública) pela Escola de Enfermagem (2011) de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2015.
http://lattes.cnpq.br/7360422922052260

Maria Silvia Dias Mendes possui Graduação em Terapia Ocupacional (1988) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC. Especialização em Terapia Ocupacional em Reabilitação, Recursos Tecnológicos e Inclusão Social da Pessoal com Deficiência (2008) pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2012.
http://lattes.cnpq.br/8830172932791482

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Data da Prova 

28/06/2017 (das 19h às 21h)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 22/06/2017 até 26/06/2017 (22:00 h)
Na Internet: de 22/06/2017 até 26/06/2017 (23:59 h)

Taxa de inscrição

Gratuita

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Aguarde mais informações.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

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Profissão

O Terapeuta Ocupacional é um profissional que atua nos campos da saúde, educação e social. Trabalha juntamente com as crianças adolescentes, adultos e idosos - portadoras de déficits físicos, neurológicos, sensoriais, mentais, emocionais e sociais - de modo a promover, recuperar ou manter a saúde, a qualidade de vida e a inclusão social.

O eixo da assistência em Terapia Ocupacional está centrado na relação terapeuta-paciente-atividades, sendo as atividades – artísticas, estruturadas, de vida diária, cognitivas, de trabalho e lazer – o principal instrumento de trabalho.

Projeto Pedagógico

O curso de Terapia Ocupacional da Uniara acontece nos períodos diurno e noturno e tem duração de quatro anos. Pretende a formação de um profissional generalista, apto a uma atuação crítica-reflexiva e competente, calcada em princípios éticos profissionais. Além disso, o profissional será conhecedor das políticas públicas de saúde, capaz de atuar em equipes interprofissionais e de avaliar o contexto socioeconômico, cultural e político – nacional e regional, a fim de propor estratégias de atuação condizentes com a realidade em que vive a clientela, bem como no desenvolvimento de atividades de pesquisa. Vale ressaltar que o desenvolvimento regional será elemento presente na condução das práticas pedagógicas, clínicas e de pesquisa.

No início do processo de formação, o aluno cursa disciplinas básicas da área biológica (anatomia, fisiologia, mecanismos de agressão, neuroanatomia) e da área de humanas (psicologia e ciências sociais aplicadas à saúde, antropologia, introdução à metodologia científica). Além disso, desde o primeiro ano, o aluno tem disciplinas específicas de Terapia Ocupacional, voltadas ao aprendizado da prática clínica em níveis crescentes de complexidade – do estágio de observação à prática clínica. Durante o curso, o aluno estuda as diferentes propostas metodológicas de atenção em Terapia Ocupacional e os processos que envolvem sua clientela alvo – processos de saúde e doença e processos de exclusão e inclusão social.

Eventos

Abaixo, listamos alguns eventos realizados:

XII ENETO em Brasília
Encontro acontece anualmente desde 2001, é articulado pelas estudantes que compõem a executiva nacional e as executivas regionais de Terapia Ocupacional do Brasil.

É pensado pelos estudantes e para os estudantes, promovendo espaços de reflexão e crítica que viabilizem a mobilização e articulação dos estudantes de Terapia Ocupacional acerca das diversas discussões que fazem parte de nosso contexto (enquanto estudantes, trabalhadores, profissionais da saúde e cidadãos).

I Ciclo Terapia Ocupacional e Educação Inclusão Escolar
Evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que visou a oferecer formação aos professores da rede pública municipal de ensino de Araraquara para auxiliá-los na inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades especiais. A proposta foi a de iniciar uma troca entre o curso e a rede de educação, de forma a complementar conhecimentos para oferecer soluções a esta importante questão social.

Foram oferecidas as seguintes oficinas de formação: Saúde Mental Infantil, com a Profa. Thelma Simões Matsukura (UFSCar), Deficiência Visual Parcial, com a Profa. Marina Palhares (UFSCar) e Deficiência Mental, com a Profa. Simone Marins (Uniara).

I Semana de Estudos de Terapia Ocupacional: "Valorizar a diferença"
Já no primeiro ano do curso de Terapia Ocupacional da Uniara, os alunos, sob a orientação da coordenadora, organizaram este evento que contou com a presença de professores e profissionais reconhecidos em nossa região. O evento teve a abertura da secretária municipal de Educação, Clélia Mara Santos, e durante a semana foram abordados os seguintes temas: a atuação do terapeuta ocupacional com neonatos, no autismo infantil, com pessoas em hemodiálise e com portadores de Alzheimer. Além disso, falou sobre as propostas de atenção aos menores infratores e sobre a inserção de pessoas portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho. Finalizamos nosso evento com uma oficina deliciosa de danças circulares, com a focalizadora Nara Vieira, de São Carlos.

Feira de Cursos da Uniara

Todos os anos, a sala temática do curso de Terapia Ocupacional procura oferecer um espaço interativo para os participantes, no qual eles possam experimentar diferentes possibilidades de atividades, utilizar equipamentos de tecnologia assistiva e refletir sobre como as atividades cotidianas são importantes para a vida dos seres humanos. Além disso, oferecem-se  informações sobre a profissão, sobre o curso e sobre a Instituição UNIARA.

Palestra Terapia Ocupacional e Assistência Hospitalar
Palestra promovida pelo curso de Terapia Ocupacional da Uniara e pelo Núcleo São Carlos da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado de São Paulo – ATOESP (link: www.atoesp.org.br).

Terapia Ocupacional e Assistência Hospitalar: a experiência na Unidade de Transplante de Medula Óssea.

Palestrante: Ana Paula Mastropietro, terapeuta ocupacional da unidade, docente do curso de Terapia Ocupacional da CEUCLAR, especialista em Terapia Ocupacional Dinâmica, mestre e doutoranda em Psicologia Social pela USP de Ribeirão Preto.

Na palestra, Ana Paula apresentou o funcionamento da Unidade de Transplante de Medula Óssea, o papel da equipe e a inserção da Terapia Ocupacional nesta unidade de cuidado. Como o óbito chega a 50% dos transplantados, ela falou sobre a morte e o morrer e sobre como a Terapia Ocupacional auxilia o paciente neste processo de passagem, principalmente através do uso das atividades.

Laboratório

O laboratório de Atividades é utilizado nas disciplinas práticas do curso. Nestas, o aluno vivencia experiências com diferentes tipos de materiais (para atividades plásticas, estruturadas, confecção de brinquedos e materiais para estimulação do desenvolvimento infantil, confecção de órteses e adaptações) e suas possibilidades de criação/construção, o estudo da criatividade humana e do fazer humano centrado em seu projeto de vida e cotidiano. É conduzido a fazer relações destas práticas com a clientela alvo da Terapia Ocupacional, de modo a produzir um ensino voltado  à aprendizagem da prática clínica.

Laboratório Corpo e Expressão
O laboratório de atividades expressivas corporais é o espaço destinado ao ensino das práticas corporais em Terapia Ocupacional, tais como relaxamento, massagem e auto-massagem, expressão corporal, teatro, música e dança. A relação mente-corpo, as produções referentes ao corpo na sociedade atual, corpo e expressão e corpo e trabalho.

Laboratório de Vida Diária
O laboratório de vida diária, projetado em acessibilidade/design universal, será integrado à clínica-escola da Uniara para possibilitar a assistência em Terapia Ocupacional. Nele, os pacientes podem experimentar-se em atividades da vida diária, tais como utilizar o banheiro e cozinhar, promovendo a superação de suas limitações para uma inserção social de fato.

Laboratório de Tecnologia Assistiva, Órteses e Próteses
O laboratório de tecnologia assistiva, órtese e prótese está integrado ao Laboratório de Atividades de modo a possibilitar a experimentação dos recursos adaptativos na clínica de Terapia Ocupacional. Nele, são confeccionadas as adaptações para as atividades básicas e instrumentais de vida diária, as órteses dinâmicas e de posicionamento.

Laboratório de Anatomia
Cada laboratório possui aproximadamente 120 m2 e tem capacidade para comportar os alunos devidamente sentados embancadas em inox. São equipados com modelos anatômicos naturais e em resina e utilizados para aulas práticas na disciplina de Anatomia Humana.

Laboratório de Cinesiologia
Este laboratório é utilizado para estudar os movimentos do corpo humano.

 

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Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
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