/cursos/presencial/graduacao/publicidade-e-propaganda/ /cursos/presencial/graduacao/publicidade-e-propaganda/ 358 28 Publicidade e Propaganda Graduação

Formação: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 4 anos

Vagas: 130

Publicidade e Propaganda

O Curso

O curso de Publicidade e Propaganda da Uniara foi concebido para formar profissionais aptos a planejar e a operacionalizar, eticamente, a publicidade e a propaganda como instrumentos estratégicos do processo de comunicação, para que as empresas e as instituições atinjam o mercado de consumo, divulgando produtos, serviços, marcas e ideias. Para isso, visa a oferecer uma formação básica, pluralista e sólida, que habilite o formado em Publicidade e Propaganda a enfrentar com seriedade e competência a diversidade de desafios que a profissão apresenta.

Estruturado para que os egressos sejam profissionais de planejamento estratégico em publicidade e propaganda, o curso apresenta aprendizados em processos de pesquisa, incluindo mercado, criação, produção, mídia, produto, diagnóstico geral e conhecimento da realidade socioeconômica, fazendo com que toda ação tenha fundamento real e responda, de forma segura, às necessidades da profissão.

Também apresenta ao aluno conhecimento dos vários meios e instrumentos de comunicação e de sua utilização como estratégias dentro de um planejamento que contempla a elaboração de mensagem adequada, a viabilidade de sua implantação dentro do processo comunicacional e sua avaliação. É meta básica do curso levar o indivíduo a pautar todas as suas atividades, tanto como estudante quanto profissional já formado, de forma humanística, com ética e responsabilidade, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento do mercado, da comunidade e da sociedade.

Mercado de Trabalho

O profissional formado em Publicidade e Propaganda é aquele que cria, produz, divulga empresas e produtos e faz com que a mensagem chegue ao consumidor de forma criativa, rápida e envolvente. Para isso, cria campanhas publicitárias e utiliza os meios de comunicação como rádio, jornal, televisão, revistas, outdoors, internet, eventos e diversos outros meios.

O egresso deste curso pode atuar em Agências de publicidade e propaganda, Assessorias e Departamentos de Marketing, Veículos de Comunicação; Jornal, Rádio, Televisão, Outdoor, Revistas, Mídia Eletrônica (internet), Produtoras de Áudio e Vídeo, Assessorias de Comunicação, Marketing e ações do terceiro setor, produtoras de eventos, empresas de mídia exterior, empresas de pesquisa de opinião pública e na área acadêmica, tendo aqui pretensão de formar publicitários com base teórica e conceitual para ingressar em programas de pós-graduação.

Tanto as agências da cidade e região como as empresas de pesquisa, mídia exterior (além do outdoor), marketing, produtoras de áudio e vídeo, produtoras de eventos, necessitam de profissionais formados em escolas com alto padrão de qualidade, para atender à demanda de um mercado cada vez mais sofisticado e exigente. Dessa maneira, o curso de publicidade e propaganda é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento da comunicação, na cidade de Araraquara e região.

Matriz Curricular

  • Administração em Publicidade e Propaganda;
  • Comunicação Corporativa I;
  • Comunicação Corporativa II;
  • Comunicação e Expressão;
  • Comunicação, Meios e Significados;
  • Criatividade I;
  • Criatividade II;
  • Criatividade III;
  • Criatividade IV;
  • Criatividade V;
  • Criatividade VI;
  • Cultura e Marketing Digital;
  • Cultura e Sociedade;
  • Design Contemporâneo;
  • Economia e Sustentabilidade;
  • Ética e Legislação em Publicidade I;
  • Ética e Legislação em Publicidade II;
  • Fotografia Publicitária I;
  • Fotografia Publicitária II;
  • Gramática, Leitura e Interpretação de Textos;
  • História da Comunicação;
  • História e Realidade Brasileira;
  • Informática Aplicada à Publicidade;
  • LIBRAS (Optativa);
  • Linguagem Publicitária I;
  • Linguagem Publicitária II;
  • Linguagem Visual I;
  • Linguagem Visual II;
  • Lógica e Argumentação;
  • Marketing: Conceitos e Fundamentos I;
  • Marketing: Conceitos e Fundamentos II;
  • Mercados e Empreendedorismo em Comunicação;
  • Mídia I;
  • Mídia II;
  • Mídia III;
  • Mídia IV;
  • Negócios Digitais I;
  • Negócios Digitais II;
  • Pensamento Filosófico;
  • Pesquisa de Mercado Aplicada I;
  • Pesquisa de Opinião Pública, Marketing e Mercado I;
  • Pesquisa de Opinião Pública, Marketing e Mercado II;
  • Planejamento de Campanha I;
  • Planejamento de Campanha II;
  • Planejamento de Campanhas Digitais I;
  • Planejamento de Campanhas Digitais II;
  • Planejamento Estratégico de Marketing I;
  • Planejamento Estratégico de Marketing II;
  • Produção em Mídia (Online e Offline) I;
  • Produção em Mídia (Online e Offline) II;
  • Produção Publicitária em Rádio I;
  • Produção Publicitária em Rádio II;
  • Produção Publicitária em Televisão e Cinema I;
  • Produção Publicitária em Televisão e Cinema II;
  • Projetos Experimentais I;
  • Projetos Experimentais II;
  • Publicidade e Propaganda I;
  • Publicidade e Propaganda II;
  • Publicidade e Propaganda III;
  • Redação Publicitária I;
  • Redação Publicitária II;
  • Sociologia da Comunicação;
  • Tendências de Mercado em Publicidade;
  • Teoria e Técnicas de Assessoria de Imprensa I;
  • Teoria e Técnicas de Assessoria de Imprensa II;
  • Teorias da Comunicação;
  • Tópicos Avançados em Marketing I;
  • Tópicos Avançados em Marketing II;
  • Tópicos Avançados em Publicidade I;
  • Tópicos Avançados em Publicidade II.

Corpo docente

Coordenação

Eduarda Escila Ferreira Lopes possui graduação em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e mestrado em Comunicação pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1999.
http://lattes.cnpq.br/7607645016390507

Docentes

Antônio Marcos Gravena Lemos possui graduação em Letras pelas Faculdades Integradas Claretianas e em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Possui especialização Lato Sensu (MBA) na área de Gerenciamento de Marketing e mestrado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/4072348057235903

Cesar Luís Mulati possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP e mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1986.
http://lattes.cnpq.br/8693859781005786

Gabriel Arroyo possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA e especialização em MBA Executivo - Gerenciamento de Marketing pelo Instituto Nacional de Pós Graduação - INPG. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/8489125193765181

Grace Lis Proença Meireles Camargo Barreto possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP e especialização em Gestão, Comunicação e Eventos pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/2393532330106004

Inayá Bittencourt e Silva possui graduação em Ciências Sociais (1968) e em Matemática (1973) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e em Pedagogia pela Faculdade São Luís (1979). Tem especialização em Estudos Brasileiros pela Universidade Mackenzie, mestrado em Sociologia Rural e Urbana pela UNESP e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. Ministra aulas no ensino superior desde 1971.
http://lattes.cnpq.br/9847616602256378

Iride Maria Valdemarin Tognolli possui licenciatura plena (1983), bacharelado (1984) e mestrado (1990) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1989.
http://lattes.cnpq.br/3477308362216459

João de Assis Soares possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ministra aulas no ensino superior desde 1983.
http://lattes.cnpq.br/4599059075483000

Júlia Maria de Oliveira Santos Gorla possui graduação em bacharelado e licenciatura plena em Letras - Habilitação Português e Inglês - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e mestrado em Letras - Área de concentração em Semiótica e Estudos Literários - pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/6629542399069653

Júlio Cesar Peronti possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP e especialização em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Texto pela Faculdade São Luis de Jaboticabal. Ministra aulas no ensino superior desde 1998.
http://lattes.cnpq.br/8605195356860110

Laércio Ferreira da Silva possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Moura Lacerda e mestrado em Administração e Desenvolvimento Organizacional pela Faculdade Cenecista de Minas Gerais. Ministra aulas no ensino superior desde 1997.
http://lattes.cnpq.br/8665290155198692

Luis Carácio Junior possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e especialização em Gerenciamento de Marketing pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/7652336979830536

Luís Henrique Rosim possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/0957443888713508

Luis Paulo de Campos Possui mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Atualmente é professor universitário do Centro Universitário de Araraquara. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio, Televisão e Cinema.
http://lattes.cnpq.br/0756853710670412

Márcio Cesar Beraldo Martinelli possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), especialização em Comunicação Jornalística e mestrado em Comunicação e Mercado pela Fundação Cásper Líbero. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/6281503724497903

Marcos Montenegro Isern possui graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado e especialização em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela FAAP. Ministra aulas no ensino superior desde 1996.
http://lattes.cnpq.br/9521832647515613

Paulo Henrique Ribeiro Cardozo possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA, especialização em Gerenciamento de Marketing pelo Instituto Nacional de Pós Graduação - INPG e MBA Executivo em Gerenciamento de Marketing pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1999.
http://lattes.cnpq.br/6042407022379509

Renato Marcio Martins de Campos possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Mogi das Cruzes. É mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e especialista em Teoria e Técnica da Comunicação Social pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/0061462164925901

Samuel Gatti Robles possui graduação em Comunicação Social pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba e especialização em Gerenciamento de Marketing pelo INPG.
http://lattes.cnpq.br/4918411888743466

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Data da Prova 

25/01/2017 (19 h às 21 h)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 16/01/2017 até 23/01/2017 (22:00 h)
Na Internet: de 16/01/2017 até 23/01/2017 (23:59 h)

Taxa de inscrição

Gratuita

SAIBA MAIS SOBRE O VESTIBULAR

Aguarde mais informações.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.

Horário de Aulas

Horário da Coordenação

Profissão e Mercado

O profissional formado em Publicidade e Propaganda é aquele que cria, produz, divulga empresas e produtos e faz com que a mensagem chegue ao consumidor de forma criativa, rápida e envolvente. Para isso, cria campanhas publicitárias e utiliza os meios de comunicação como rádio, jornal, televisão, revistas, outdoors, internet, eventos e diversos outros meios.

Atuação

Agências de publicidade e propaganda, Assessorias e Departamentos de Marketing, Veículos de Comunicação; Jornal, Rádio, Televisão, Outdoor, Revistas, Mídia Eletrônica (internet), Produtoras de Áudio e Vídeo, Assessorias de Comunicação, Marketing e ações do terceiro setor, produtoras de eventos, empresas de mídia exterior, empresas de pesquisa de opinião pública e na área acadêmica, tendo aqui pretensão de formar publicitários com base teórica e conceitual para ingressar em programas de pós-graduação.

Com o crescimento da comercialização publicitária em função da chegada de novas empresas e com o desenvolvimento do setor de serviços, o mercado alvo encontra-se aberto para novos profissionais de publicidade e propaganda.

Tanto as agências da cidade e região como as empresas de pesquisa, mídia exterior (além do outdoor), marketing, produtoras de áudio e vídeo, produtoras de eventos, necessitam de profissionais formados em escolas com alto padrão de qualidade, para atender à demanda de um mercado cada vez mais sofisticado e exigente.

Dessa maneira, o curso de publicidade e propaganda é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento da comunicação, na cidade de Araraquara e região.

Com uma população que ultrapassa um milhão de habitantes, a região constitui-se importante mercado alvo dos futuros egressos do curso de publicidade e propaganda.

O Galo da Web

Prêmios Publicidade

  • 2001 – 1º lugar – Prêmio Nacional - Central de Outdoor - aluno Juliano Silva Mattos;
  • 2001 – 3º lugar – Prêmio Regional - Central de Outdoor - aluno Gustavo Prado;
  • 2002 – 1º lugar – Prêmio Nacional - Central de Outdoor - aluno Rafael de Angeli;
  • 2004 – 2º lugar – Prêmio Interior - aluno João Pedro Caíres;
  • 2004 – 2º lugar – FestAudio - aluno Clodoaldo Wagner Netto;
  • 2005 – 2º lugar – Prêmio Interior - aluno Saulo Mathias;
  • 2005 – 3º lugar – Prêmio Interior - aluno Douglas Sanchez;
  • 2005 – 2º lugar – FestVídeo - Agência Experimental Insite;
  • 2006 – 2º lugar – FestVídeo – alunos Guilherme Oliveira Paiva, Amanda Djabraian, Danilo Barone, Érica Pombo, Emanuel de Oliveira, Fernando Reis, João Gabriel Lutz e Rafael Vicente;
  • 2006 – 3º lugar – FestGraf - Maurício Falleiros, Rafael Lopes e Wanderson Astorino;
  • 2007 – 2º Lugar – FestVídeo - Agência Experimental Camaleão;
  • 2007 – 1º lugar – Central de Outdoor - José Nogueira Bastos Neto e Amanda Aparecida Steter;
  • 2007 – 2º Lugar – Central de Outdoor - Ronaldo Cabau e Saulo Oliveira;
  • 2007 – 1º Lugar – FestGraf - Gleidson Gouvêa da Silva e Bruno Henrique da Silva.
  • 2008 - 1º lugar - Prêmio Central de Outdoor interior- Rogério Meneghelli.
  • 2008 - 3º lugar - Prêmio Central de Outdoor - Isabela do Amaral Monteiro.
  • 2008- 2º lugar - Prêmio Central de Outdoor nacional - Rogério Meneghelli.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N