/cursos/presencial/graduacao/pedagogia/ /cursos/presencial/graduacao/pedagogia/ 357 12 Pedagogia Graduação

Formação: Licenciatura

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 4 anos

Vagas: 120

Pedagogia

O Curso

O curso de Pedagogia da Uniara proporciona habilitação no magistério na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio - na modalidade Normal -, Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e trabalhos onde sejam necessários conhecimentos pedagógicos.

Para tanto, o curso propõe para o educador formado pela Uniara:

  • Flexibilidade das ações, autonomia intelectual e capacidade de fazer escolhas, tomar decisões e assumir responsabilidades individuais e compartilhadas;
  • Atuação profissional técnica, intelectual e política, mas que tenha como dimensão principal a docência, não se restringindo, no entanto, a ela, pois inclui também a participação no projeto educativo e curricular da escola e na comunidade;
  • Compreensão do conhecimento pedagógico como algo a ser produzido por seus protagonistas (professores e alunos) desenvolvendo-se autoconfiança, autoimagem positiva e respeito por si próprio e pelos outros;
  • Compromisso com o sucesso da aprendizagem de todos os alunos nas escolas de ensino fundamental e compreensão dos diferentes contextos sociais e das questões contemporâneas com os quais o professor e seus alunos estão envolvidos;
  • Desenvolvimento de competências profissionais e metodologias de ensino pautadas na articulação teoria-prática, resoluções de situações-problemas e processos de reflexão individual e compartilhada sobre a atuação profissional, por meio do contato do futuro professor com a realidade em que irá atuar e com as questões concretas da profissão desde o início do curso;
  • Coerência absoluta entre o que se faz na formação e o que dele se espera como profissional, ou seja, que os professores em formação aprendam a profissão em condições similares àquelas em que vão atuar.

Dentro do curso, é trabalhada a Concepção de aprendizagem e concebe-se a aprendizagem da profissão docente como processo que envolve três etapas a serem trabalhadas em cada disciplina do currículo proposto: os movimentos/desejos/desafios para realização das ações para aprender a profissão; as ações/exercícios/atividades para a aprendizagem da profissão e os momentos de vivência e expressão dos conhecimentos, atitudes e competências para ensinar no contato efetivo com as realidades escolar e social nas quais os futuros educadores estão inseridos e para as quais são formados. O conteúdo será trabalhado em três dimensões: conceitual (teorias, informações, conceitos); procedimental (saber fazer/competências), e atitudinal (valores e atitudes na atuação profissional).

Reconhecimento

Selo de Qualidade - Guia do Estudante 2016O reconhecimento da qualidade do nosso curso é simbolizado pelas três estrelas conferidas pelo Guia do Estudante da Editora Abril, confirmando a seriedade da Instituição em formar profissionais aptos a atuarem com destaque no mercado.

Mercado de Trabalho

As atividades em Pedagogia além de habilitarem a lecionar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (modalidade Normal) envolvem atribuições possíveis de serem desenvolvidas em diversas áreas de atuação. Serviços como apoio escolar e outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. As funções e tarefas profissionais do pedagogo podem ser desempenhadas em instituições privadas ou governamentais, tais como escolas, hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, juizados de menores e de família, penitenciárias, associações profissionais e esportivas e núcleos rurais. De fato, o pedagogo pode atuar em várias áreas, escolares ou não. E algumas de suas possíveis atuações nestes contextos são como docente na educação infantil, ensino fundamental e normal, como coordenador do currículo escolar, como orientador educacional e na administração escolar. Já em âmbitos não escolares, o pedagogo pode trabalhar em empresas públicas ou privadas (com capacitação e reciclagem de funcionários) e em Organizações Não Governamentais, em editoras (acompanhando a feitura de obras didáticas e paradidáticas) e em hospitais (com desenvolvimento de atividades em brinquedotecas ou atuando como arte-educador).

 

Matriz Curricular

  • Artes I: Cênicas;
  • Artes II: Plásticas;
  • Artes III: Música;
  • Atendimento à Saúde da Criança;
  • Ciências Naturais: Conteúdos e Metodologia I;
  • Ciências Naturais: Conteúdos e Metodologia II;
  • Ciências Naturais: Conteúdos e Metodologia III;
  • Ciências Naturais: Conteúdos e Metodologia IV;
  • Comunicação Oral e Trabalho Docente;
  • Conhecimentos Pedagógicos e Contextos Não Escolares I;
  • Conhecimentos Pedagógicos e Contextos Não Escolares II;
  • Cultura e Sociedade;
  • Currículo e Projeto Pedagógico I: Educação Infantil e Ensino Fundamental;
  • Currículo e Projeto Pedagógico II: Educação Infantil e Ensino Fundamental;
  • Didática;
  • Didática e Prática Educativa;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Educação de Jovens e Adultos: Prática Pedagógica;
  • Educação e Ética;
  • Educação e Inclusão I;
  • Educação e Inclusão II;
  • Educação em Direitos Humanos;
  • Educação Física: Conteúdos e Metodologia;
  • Educação Física: Prática Pedagógica;
  • Estrutura e Funcionamento da Educação Básica;
  • Fundamentos da Educação Infantil;
  • Fundamentos Filosóficos da Educação;
  • Fundamentos Sociológicos da Educação;
  • Geografia: Conteúdos e Metodologia I;
  • Geografia: Conteúdos e Metodologia II;
  • Gestão Escolar I;
  • Gestão Escolar II;
  • História da Educação Brasileira;
  • História Geral da Educação;
  • História: Conteúdos e Metodologia I;
  • História: Conteúdos e Metodologia II;
  • Laboratório de Redação;
  • Leitura e Interpretação de Textos;
  • Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS I;
  • Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS II;
  • Língua Portuguesa: Conteúdos e Metodologia I;
  • Língua Portuguesa: Conteúdos e Metodologia II;
  • Língua Portuguesa: Conteúdos e Metodologia III;
  • Língua Portuguesa: Conteúdos e Metodologia IV;
  • Matemática: Conteúdos e Metodologia I;
  • Matemática: Conteúdos e Metodologia II;
  • Matemática: Conteúdos e Metodologia III;
  • Matemática: Conteúdos e Metodologia IV;
  • Metodologia Científica Aplicada I - Memorial;
  • Metodologia Científica Aplicada II - Memorial;
  • Pesquisa e Formação Docente I;
  • Pesquisa e Formação Docente II;
  • Políticas Públicas e Educação;
  • Prática de Ensino II;
  • Prática de Ensino III;
  • Prática de Ensino IV;
  • Prática de Ensino V;
  • Prática de Ensino VI;
  • Prática I: Alfabetização e Letramento;
  • Processo de Alfabetização;
  • Psicologia da Aprendizagem;
  • Psicologia do Desenvolvimento e Ensino I: Aspectos Físicos, Cognitivos e Psicossociais;
  • Psicologia do Desenvolvimento e Ensino II: Aspectos Físicos, Cognitivos e Psicossociais;
  • Psicologia na Educação;
  • Relações Étnico-Raciais na Escola;
  • Teorias Educativas.

Corpo docente

Coordenação

Uiliam Moraes Folsta possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mogi das Cruzes, bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo - USP. Além disso, é pós-graduado em Problemas do Ensino de História pela Faculdade de Filosofia de São José do Rio Pardo e em Planejamento e Gestão de Organizações Educacionais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara. Ministra aulas no ensino superior desde 1993.
http://lattes.cnpq.br/3937816676764247

Docentes

Adriana Aparecida Mendes possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia (1992) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, é especialista em Saúde Pública (1994) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, também é especialista em Administração dos Serviços de Saúde (2001) pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. É mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2005) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. É especialista em Educação Ambiental (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal (2010) pelo Centro Universitário de Araras - UNIARARAS, e é doutora em Ciências (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/3053178952283550

Adriana do Carmo Bellotti possui graduação em Pedagogia (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Possui mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação Escolar pela mesma Instituição. É especialista em Tradução/Interpretação de Libras e Português (2015) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/0405520985935681

Darwin Ianuskiewtz possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Fundação São Carlos, em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e doutorado em Educação Escolar pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1999.
http://lattes.cnpq.br/7310481558346315

Dirce Charara Monteiro possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo - USP e doutorado na mesma área pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1974.
http://lattes.cnpq.br/1998374437925681

Edmundo Alves de Oliveira possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura e Bacharelado (1994) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Especialização em Administração Pública (2003) e diversos cursos de aperfeiçoamento (1996-2002). É mestre (1997) e doutor (2003) em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1998.
http://lattes.cnpq.br/4620256355323820

Inayá Bittencourt e Silva possui graduação em Ciências Sociais (1968) e em Matemática (1973) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e em Pedagogia pela Faculdade São Luís (1979). Tem especialização em Estudos Brasileiros pela Universidade Mackenzie, mestrado em Sociologia Rural e Urbana pela UNESP e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. Ministra aulas no ensino superior desde 1971.
http://lattes.cnpq.br/9847616602256378

Júlia Inês Pinheiro Bolota Pimenta possui graduação em Pedagogia (1990) pela Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara, especialização em Planejamento e Gestão de Organizações Educacionais (2001) e mestrado (2006) em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/8747221120546074

Maria Betanea Platzer possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1997), especialização em Linguística de Texto e Ensino (2000) e mestrado em Educação Escolar pela mesma Instituição (2001). É doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009). Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/1517203251145236

Maria Clara de Freitas possui graduação em Psicologia (2005), é mestre em Educação Especial (2008) e doutora em Psicologia (2012) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, com pós-doutorado pela mesma instituição (2013).
http://lattes.cnpq.br/6993887072345221

Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC (1977), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1999.
http://lattes.cnpq.br/2328947036066334

Marta Regina Sene possui graduação em Educação Artística (1996) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialização (2013) em Artes, mestrado (2008) e doutorado (2016) em Educação Escolar pela mesma Instituição.
http://lattes.cnpq.br/6595842972330502

Mônica Pereira possui graduação em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCar. Atua no ensino superior desde 2010. É coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e também do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara - Uniara.
http://lattes.cnpq.br/9657694246508397

Patrícia Rodrigues da Silva Rossi possui graduação em Matemática com habilitação em Ciências pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e mestrado em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/3909443135375941

Silvia Helena Ferreira Fortes Bassi possui graduação em Pedagogia (1986) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado (2000) e doutorado (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/1060940887444308

Simoni de Cássia Haddad Penteado possui graduação em Psicologia (1994) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, aprimoramento em Psicologia Clínica (1996) pelo Instituto Lauro de Souza Lima e mestrado (2000) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/7975447969846951

Sonia Aparecida Gonçalves Pinotti possui graduação em Pedagogia (1963), especializações em Psicologia (1964 e 1999) e mestrado (2003) em Psicologia Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1971.
http://lattes.cnpq.br/2328474216084432

Vanessa Colombo Corbi possui graduação em Ciências Biológicas (1998) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, mestrado (2001) e doutorado (2006) em Ecologia e Recursos Naturais e pós-doutorado (2010) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2009.
http://lattes.cnpq.br/3874684427562129

Viviane Queiroz possui graduação em Psicologia (1993) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialização em Gestão da Qualidade Total pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação - INPG, em Gestão de Qualidade e Reengenharia nas Empresas e em Administração de Recursos Humanos pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e é mestre em Engenharia de Produção pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2008.
http://lattes.cnpq.br/1502290594532319

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Data da Prova 

29/03/2017 (das 19 às 21 horas)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 23/03/2017 até 27/03/2017 (22:00 h)
Na Internet: de 23/03/2017 até 27/03/2017 (23:59 h)

Taxa de inscrição

Gratuita

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Aguarde mais informações.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

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Estágio

O estágio curricular supervisionado do curso de pedagogia da Uniara visa a promover ao aluno o conhecimento prático sobre sua área de atuação.

Refletindo sobre o texto de Paulo Freire (1996), pode-se compreender que o estágio Curricular Supervisionado, talvez mais do que outros componentes curriculares, traz essa mutualidade, em que os que ensinam e os que aprendem são sujeitos de um processo, mais que de formação, de construção e criação.

Com essas características, as disciplinas de Estágio Supervisionado, propostas pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia da Uniara, se apropriam de dimensões capazes de instrumentar formadores e formandos para o confronto de paradigmas, para a reflexão de ação.

O estágio curricular, mais do que uma experiência prática vivida pelo aluno é uma oportunidade para o educando refletir sobre os saberes trabalhados durante o curso de graduação e os saberes docentes executados na prática.

Nesse sentido, e estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Uniara tem por objetivo integrar a aprendizagem acadêmica e a dinâmica das instituições escolares de ensino. Ao participar de uma organização escolar em situações cotidianas, o futuro professor terá possibilidade de avaliar planos ou programas, testar ou aplicar modelos e instrumentos, construindo e/ou ampliando seus conhecimentos teórico-práticos. Assim entendido, o estágio aponta a situação ideal para a formação do professor, possibilitando-lhe conhecer e interagir com a diversidade do campo de trabalho.

É reconhecido, ainda na disciplina, um espaço interativo de revisão do fazer pedagógico específico, de trabalho interdisciplinar e de enriquecimento profissional, somando-se a esta formação a consciência política e social necessária à compreensão e inclusão das novas demandas.

Extensão

"Ler é a Solução"

Este projeto de incentivo à leitura visa a melhorar o índice de leitores, principalmente dos alunos de nível superior.

Segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o brasileiro lê em torno de dois livros por ano, enquanto na Inglaterra e nos Estados Unidos a média estimada é de cinco livros por ano. Na Índia, cuja situação econômica se assemelha à do Brasil, a média anual de livros lidos é quase o dobro da brasileira.

Nesse percentual está incluída boa parte de alunos que terminam o ensino médio e ingressam na universidade.

A maioria dos alunos universitários limita-se a leitura obrigatória de textos indicados pelos professores. Nunca leu, por prazer, um livro sequer.

A mudança deste quadro requer desenvolver ações que despertem o gosto dos alunos pela leitura e incentivem neles o pensamento crítico sobre a realidade em que estão inseridos. É nesse sentido que atua o Projeto de Extensão “Ler é a solução”.

Mercado de Trabalho do Pedagogo

“As atividades em Pedagogia além de habilitarem a lecionar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, envolvem atribuições possíveis de serem desenvolvidas em diversas áreas de atuação, como serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. As funções e tarefas profissionais do pedagogo – no âmbito da educação, reeducação, trabalho, justiça, comunidades, saúde – podem ser desempenhadas em instituições privadas ou governamentais, tais como escolas, hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, juizados de menores e de família, penitenciárias, associações profissionais e esportivas e núcleos rurais.” (Projeto Pedagógico de Pedagogia da UNIARA, 2010).

 

Veja algumas das possíveis atuações do pedagogo:

Em ambientes escolares:

  • DOCÊNCIA: professor na educação infantil, no ensino fundamental e normal, em escolas públicas ou privadas.
  • COORDENAÇÃO: coordenador do currículo escolar, de equipes multidisciplinares, do trabalho e da união dos professores da escola.
  • ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: trabalho de apoio às atividades de aprendizagem, para o sucesso do processo educacional.
  • ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: gerente de estabelecimentos de ensino e supervisor das atividades docentes, do uso e da manutenção do espaço físico, dos recursos materiais e financeiros.

 

Em ambientes não escolares:

  • EMPRESAS PÚBLICAS: treinamento em RH, capacitação e reciclagem dos funcionários e a seleção de candidatos.
  • EMPRESAS PRIVADAS: treinamento em RH, capacitação e reciclagem dos funcionários, seleção de candidatos e atividades em brinquedotecas.
  • ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS (ONGs): treinamento dos recursos humanos, capacitação e reciclagem dos funcionários, seleção de candidatos e atividades em brinquedotecas.
  • EDITORAS: coordenação e acompanhamento de publicação de obras didáticas e paradidáticas.
  • HOSPITAIS: desenvolvimento e realização de atividades em brinquedotecas com crianças hospitalizadas, atuando como arte-educador, usando técnicas artísticas de aprendizagem.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
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