/cursos/presencial/graduacao/jogos-digitais/ /cursos/presencial/graduacao/jogos-digitais/ 463 0 Jogos Digitais Graduação

Formação: Tecnológico

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 2 anos e meio

Vagas: 80

Novo Curso

Jogos Digitais

O Curso

O mercado Brasileiro é o quarto maior mercado de Jogos Digitais do mundo. Uma das razões do crescimento de sua importância é que, atualmente, eles são consumidos também por crianças, mulheres e idosos, e não só por jovens do sexo masculino.

Além disso, os games ultrapassaram a finalidade somente de Entretenimento, adquirindo também um caráter “sério” - Serious Games ou Jogos Sérios como são chamados no Brasil - e foram associados às atividades de Educação, Pesquisas Científicas, Treinamentos Corporativos, Capacitação no Atendimento de Saúde, Arquitetura e Construção Civil, entre outros.

A indústria de jogos digitais tem sua importância relacionada não somente à sua capacidade de geração de emprego e renda, mas também por promover a inovação tecnológica, que transborda para os mais diferentes setores da economia para além do Entretenimento.

Os games são produtos de alta tecnologia, mas também são atividades artísticas e dependem de pessoal altamente qualificado para sua produção. Conhecimentos técnicos e artísticos precisam interagir no desenvolvimento de sistemas complexos. Diante disso, o Centro Universitário de Araraquara - Uniara, oferece o curso superior de Jogos Digitais, atendendo à demanda crescente no cenário brasileiro atual, oferecendo ao mercado de trabalho profissionais qualificados, de postura ética e capazes de atuar desde a concepção, planejamento e projeto até à execução, manutenção e controle dos jogos.

Mercado de Trabalho

Pensando na indústria brasileira, percebe-se que há uma concentração de empresas na região sudeste, principalmente no estado de São Paulo, o que mostra que, consequentemente, a maior parte das empresas está localizada nessa área. É possível que isso ocorra devido às condições favoráveis desta localidade, como fácil acesso à internet, às ferramentas de desenvolvimento e às oportunidades de negócios.

As vantagens do egresso do curso diante desta perspectiva são enormes: ele está inserido num polo no qual circulam empresas, informações e consumo de games. Por isso, este profissional será capaz de oferecer uma mão de obra qualificada para atuar nesse mercado em ascensão.

Matriz Curricular

1° Semestre
Disciplinas Carga Horária
Total do Semestre 400
Teoria de Jogos 40
Desenho e Ilustração 40
Comunicação e Cultura Digital 40
Roteirização e Storyboard I 40
Introdução à Programação 40
Sound Design 40
Animação Digital 40
Modelagem 2D para Jogos Digitais 40
Comportamento e Cognição em Jogos Digitais 40
Arquitetura e Redes de Computadores I 40
2° Semestre
Disciplinas Carga Horária
Total do Semestre 440
Fundamentos de Jogos Digitais 40
Produção de Mídias Digitais 40
Design de Interação 40
Roteirização e Storyboard II 40
Narrativas Audiovisuais 40
Programação para Jogos Digitais I 40
Game Engine I 40
Arquitetura e Redes de Computadores II 40
Design de Personagens 60
Laboratório de Produção em Jogos Digitais I 60
3° Semestre
Disciplinas Carga Horária
Total do Semestre 440
Game Engine II 40
Programação para Jogos Digitais II 40
Banco de Dados para Jogos Digitais I 40
Level Design I 40
Interfaces para Jogos Digitais I 40
Modelagem 3D para Jogos Digitais I 40
Jogos Digitais para Web 40
Ficção Interativa 40
Interação Lúdica 40
Laboratório de Produção em Jogos Digitais II 80
4° Semestre
Disciplinas Carga Horária
Total do Semestre 440
Game Engine III 40
Programação para Jogos Digitais III 40
Banco de Dados para Jogos Digitais II 40
Level Design II 40
Interfaces para Jogos Digitais II 40
Modelagem 3D para Jogos Digitais II 40
Narrativas Transmídia 40
Gamificação 40
Metodologia de Projeto para Jogos Digitais I 40
Laboratório de Produção em Jogos Digitais III 80
5° Semestre
Disciplinas Carga Horária
Total do Semestre 520
Empreendedorismo 40
Marketing e Redes Sociais 40
Sociedade, Tecnologia e Sustentabilidade 40
Jogos Digitais para Dispositivos Móveis 80
Aspectos Legais e Éticos em Jogos Digitais 40
Metodologia de Projeto para Jogos Digitais II 80
Projeto Experimental em Jogos Digitais 160
Disciplina Optativa Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) Decreto 5626/2005 (C.H. em hora-relógio) 40

Corpo docente

Coordenação

Juliano Marcello possui graduação em Ciências da Computação, atualmente denominado Sistemas de Informação, pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, MBA em Tecnologia e Negócios na Internet pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos em São Carlos (2004) e mestrado em Ciência da Computação pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/8571611787891164

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Data da Prova 

29/03/2017 (das 19 às 21 horas)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 23/03/2017 até 27/03/2017 (22:00 h)
Na Internet: de 23/03/2017 até 27/03/2017 (23:59 h)

Taxa de inscrição

Gratuita

SAIBA MAIS SOBRE O VESTIBULAR

Aguarde mais informações.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N