O curso de graduação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Uniara forma profissionais preparados para atuar juntamente às empresas na seleção de profissionais adequados para as mais variadas áreas.
O curso tem 90% do corpo docente composto por mestres e doutores.
Segundo as tendências, o mercado busca profissionais específicos para determinadas áreas. Os novos cursos da Uniara seguem essa determinação, ou seja, formar tecnólogos habilitados em áreas diversas da Administração, porém com ênfase em outras vertentes desta ciência.
Isso se aplica ao profissional que pretende exercer a gerência de Recursos Humanos em qualquer empresa, atuando em decisões como definição de cargos, salários, coordenando recrutamento, seleção e treinamento e desenvolvimento de pessoal. Tais atribuições são de altíssima importância
uma vez que o recurso humano é considerado por toda e qualquer organização o patrimônio mais valioso.
A formação tecnológica é imprescindível também para quem pretende se destacar no mercado de trabalho, pois, além de ser concluída em apenas dois anos, ainda dá a oportunidade de cursar uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu (especialização ou mestrado), tornando-se assim um profissional diferenciado – e qualificado.
1º Semestre
Disciplinas | Carga horária |
---|---|
Comunicação Oral e Escrita |
50 |
Economia e Mercado I |
50 |
Empreendedorismo I |
50 |
Estatística I |
75 |
Ética |
50 |
Informática |
50 |
Matemática I |
75 |
Plano de Negócios I |
50 |
Psicologia |
75 |
Teoria Geral da Administração I |
75 |
Total da Série | 600 |
2º Semestre
Disciplinas | Carga horária |
---|---|
Consultoria em Recursos Humanos |
75 |
Economia e Mercado II |
50 |
Empreendedorismo II |
50 |
Estatística II |
75 |
Marketing I |
50 |
Matemática II |
75 |
Metodologia de Pesquisa |
75 |
Planejamento Estatégico |
50 |
Plano de Negócios II |
50 |
Teoria Geral da Administração II | 50 |
Total da série | 560 |
3º Semestre
Disciplinas | Carga horária |
---|---|
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais |
50 |
Contabilidade Empresarial |
75 |
Departamento Pessoal |
75 |
Dinâmica das Relações Interpessoais |
50 |
Economia do Trabalho |
50 |
Legislação Previdenciária |
50 |
Planejamento Tributário |
50 |
Sistemas de Qualidade |
50 |
Tópicos em Comportamento Organizacional |
75 |
Treinamento e Desenvolvimento em Recursos Humanos I |
75 |
Total da Série | 600 |
4º Semestre
Disciplinas | Carga horária |
---|---|
Administração de Cargos e Salários |
50 |
Avaliação de Desempenho |
50 |
Direito e Legislação Social |
100 |
Gestão Integrada de Recursos Humanos |
50 |
Recrutamento e Seleção |
50 |
Relações Trabalhistas |
50 |
Saúde e Segurança no Trabalho |
50 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
50 |
Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos II |
100 |
Valores Humanos e Diversidade no Trabalho |
50 |
Total da Série | 600 |
Eduardo Rois Morales Alves
possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e em Direito pela Faculdade de Direito de Araraquara. É mestre em Economia pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1993.
http://lattes.cnpq.br/3557097771405107
Cristiane Aguiar da Cunha Beltrame
possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA. É especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Uniara/INPG e em Direito Previdenciário pela Escola Paulista de Desenvolvimento Social. É advogada militante. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/8319971468574529
Eduardo Rois Morales Alves
possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e em Direito pela Faculdade de Direito de Araraquara. É mestre em Economia pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1993.
http://lattes.cnpq.br/3557097771405107
Flávio Módolo Junior
possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (1994) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. É especialista em Comércio Exterior (2005) pela mesma Instituição. Atua no ensino superior desde 2008.
http://lattes.cnpq.br/3061592436546365
Gerson Braz
possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 1997.
http://lattes.cnpq.br/7941764607302413
Gustavo Marques
possui graduação em Administração de Empresas (2008) pela Universidade Paulista e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2011) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/0254582791618217
Gustavo Martins Piccolo
possui graduação em Educação Física - licenciatura (2005) e bacharelado (2006) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e em Pedagogia (2013) pela Universidade Nove de Julho - Uninove. É especialista em Educação Física Escolar (2012) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É mestre em Educação (2008) e doutor em Educação Especial (2012) também pela UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/0512045942434827
Iride Maria Valdemarin Tognolli
possui licenciatura plena (1983), bacharelado (1984) e mestrado (1990) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1989.
http://lattes.cnpq.br/3477308362216459
Janaina Ferri Cintrão
possui graduação em Ciências Sociais (1983) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, e em Geografia (1984) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales, mestrado (1990) e doutorado (1999) em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1993.
http://lattes.cnpq.br/6143087792238091
José Donizetti Romão
possui bacharelado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Tibiriçá e especialização na mesma área pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. É mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo - USP de São Carlos. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/2053133095906400
Júlia Maria de Oliveira Santos Gorla
possui graduação em bacharelado e licenciatura plena em Letras - Habilitação Português e Inglês - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e mestrado em Letras - Área de concentração em Semiótica e Estudos Literários - pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/6629542399069653
Lígia Tupy
possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Norte de Minas (1981), Especialização em Direito Empresarial pela Escola superior de Advocacia (2004) e Mestrado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2005).
http://lattes.cnpq.br/3277822708632755
Marcelo Wilson Anhesine
possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Bauru (1987), atualmente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo - EESC-USP (1993) e doutorado em Engenharia Mecânica também pela EESC-USP (1999). Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/7034917372221314
Maria Rosa Rodrigues Rissi
possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP, mestrado e doutorado em Psicologia e Educação pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/0151378552120631
Marília Cammarosano
possui graduação em Psicologia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAr. É especialista em Terapia Comportamental (2011) pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR. Tem mestrado em Engenharia de Produção (2012) pela Universidade de São Paulo - USP e é doutoranda em Psicologia também pela USP. Atua no ensino superior desde 2012.
http://lattes.cnpq.br/7372744436269220
Milena Carlton Ferrarini
possui especialização em Gestão de Negócios (2001) e em MBA Internacional (2002) pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. É mestre em Administração de Empresas (2007) pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/6851933272899226
Milton Duó Junior
possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e especialização em Desenvolvimento de Software para a Web pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/7320811611190475
Nádia Pizzolitto
possui bacharelado em Turismo (2002) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, especialização em Administração e Organização de Eventos (2004) pelo Centro Universitário SENAC - Águas de São Pedro, e em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria (2008) pela Universidade de São Paulo - USP. É mestre em Ciências Nutricionais (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/9461475887897379
Patrícia Rodrigues da Silva Rossi
possui graduação em Matemática com habilitação em Ciências pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e mestrado em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/3909443135375941
Renato Marcio Martins de Campos
possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Mogi das Cruzes. É mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e especialista em Teoria e Técnica da Comunicação Social pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/0061462164925901
Ricardo Augusto Bonotto Barboza
possui graduação em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, especialização em Educação pela mesma Instituição, mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar e doutorado pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
http://lattes.cnpq.br/7895809741049458
Ricardo Bortolotti Azolini
possui graduação em Geografia (2000) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. É especialista em Gestão de Recursos Humanos (2005) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e também é especialista em Ecologia e Monitoramento da Vida Silvestre (2013) pela mesma Instituição.
http://lattes.cnpq.br/6122464255418349
Sérgio Vinícius de Lima Grande
ministra a disciplina de Introdução às Ciências Sociais. É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista -Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998). Possui mestrado (2001) e doutorado (2006) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma Instituição.
http://lattes.cnpq.br/7013163445767976
Veridiana de Fátima Orlandi Gomes
possui licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo - USP/São Carlos e mestrado em Engenharia de Produção pela mesma Instituição. Há seis anos ministra aulas em cursos superiores.
http://lattes.cnpq.br/4886423536085363
INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR
09/06/2018 (das 14h às 16h)
Na Uniara: de 16/04/2018 até 04/06/2018 (22:00 h)
Na Internet: de 16/04/2018 até 04/06/2018 (23:59 h)
Aguarde mais informações.
Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
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O objetivo do curso Gestão de Recursos Humanos é formar um profissional preparado para exercer a gerência de Recursos Humanos na empresa, atuando na definição de cargos e salários, recrutamento e seleção, e treinamento e desenvolvimento de pessoal.
Segundo o Dicionário Interativo da Educação Brasileira, de Ebenezer Takuno de Menezes, graduação tecnológica é o curso de nível superior da Educação Profissional destinada aos que concluíram o ensino médio e cujo título concedido é o de tecnólogo. A graduação tecnológica tem duração média de dois anos, dá direito a um diploma de graduação e permite a continuidade dos estudos em nível de bacharelado (graduação de quatro anos ou mais) e até mesmo de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu). A denominação desses cursos tanto pode ser curso superior de tecnologia, acrescido da área profissional e da modalidade/habilitação proposta, quanto pode ser graduação tecnológica, acrescido da área profissional e da modalidade pretendida.
Na graduação tecnológica, o tecnólogo tem formação profissional voltada a uma área bastante específica, desenvolvendo determinadas habilidades e competências para se inserir rapidamente no mercado de trabalho, em sua área de interesse profissional.
A graduação tecnológica situa-se no contexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que propôs a Reforma da Educação Profissional e, dessa forma, passou a organizá-la como modalidade capaz de perpassar os níveis básico e superior da Educação. Portanto, é oficializada pelo Ministério da Educação (MEC) e possui Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação.