/cursos/presencial/graduacao/engenharia-civil/ 345 79 Engenharia Civil Graduação

Formação: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 5 anos

Vagas: 240

Engenharia Civil

O Curso

O curso de Engenharia Civil da Uniara foi concebido com a pretensão de contribuir efetivamente com o processo de modernização que vem ocorrendo no país nas últimas décadas, por meio da preparação de bons profissionais nesse setor, indispensável ao desenvolvimento eficiente das tecnologias ligadas à construção civil.

Pretende-se formar um profissional preparado para o mercado de trabalho, com conhecimentos permanentes, desenvoltura, iniciativa, capacidade analítica e espírito empreendedor na elaboração da solução de problemas de engenharia e de reconhecimento das necessidades da sociedade.

Assim, o curso implantado na Uniara ministrará os ensinamentos fundamentais das ciências exatas e tecnológicas, com especialidades em todos os setores de aplicação de construção civil. Fazem parte do currículo, além das disciplinas recomendadas pelo MEC, para que o futuro profissional possa contar com um embasamento teórico rico em informações a serem utilizadas na cotidianidade do trabalho, outras disciplinas importantes para a inserção do profissional no mercado de trabalho regional. A filosofia proposta para o curso terá como enfoque a integração entre a formação técnica, formação humanística e a gestão empresarial. Objetiva-se implantar e gerenciar a estrutura administrativa de obras, elaborar e executar projetos de obras civis, liderar equipes técnicas multidisciplinares, promover produção técnico-científica aplicada à área, elaborar e analisar cronogramas, orçamentos e propostas técnicas, atuar no meio acadêmico e na difusão e pesquisa de novos conhecimentos e tecnologias.

Mercado de Trabalho

O profissional será capacitado a realizar e coordenar projetos nas áreas de construção civil, estruturas, materiais, geologia, transporte, hidrotecnia, saneamento, meio ambiente e engenharia legal, além de estar apto a preparar orçamentos e planejamento de obras, coordenar, controlar e finalizar obras nas áreas referidas anteriormente. Com o curso de Engenharia Civil, a Uniara abre novos rumos e gera possibilidades para novos empregos e para atendimento das novas exigências organizacionais atuais.

Matriz Curricular

1ª Série
Disciplinas Carga Horária
Total da Série 1200
Administração e Empreendedorismo (1º sem.) 50
Ciências do Ambiente 50
Complementos de Matemática 100
Comunicação e Expressão (1º sem.) 50
Custos Aplicados à Engenharia Civil (2º sem.) 50
Expressão Gráfica 100
Física Experimental 100
Física Geral I (2º sem.) 100
Geometria Analítica e Álgebra Linear 100
Informática Aplicada I 100
Introdução à Engenharia Civil (1° sem.) 50
Introdução à Física (1º sem.) 100
Introdução à Química (1º sem.) 50
Metodologia Científica e Tecnológica (2º sem.) 50
Química Experimental 100
Química Tecnológica (2º sem.) 50
2ª Série
Disciplinas Carga Horária
Total da Série 1200
Cálculo Diferencial e Integral I 200
Cálculo Numérico 100
Desenho Técnico Civil 100
Eletricidade e Eletrotécnica (1° sem.) 50
Física Geral II 100
Geologia 150
Geomática 150
Informática Aplicada II 100
Materiais de Construção Civil I (2° sem.) 50
Mecânica Geral (1º sem.) 100
Resistência dos Materiais I (2º sem.) 100
3ª Série
Disciplinas Carga Horária
Total da Série 1200
Administração da Produção na Construção Civil 100
Cálculo Diferencial e Integral II 100
Estática das Estruturas I 100
Fenômenos de Transportes 100
Gestão de Recursos, Insumos e Equipamentos 100
Instalações Elétricas Prediais 150
Materiais de Construção Civil II 100
Mecânica dos Solos 150
Probabilidade e Estatística 100
Resistência dos Materiais II 100
Tecnologia da Construção Civil I 100
4ª Série
Disciplinas Carga Horária
Total da Série 1200
Estática das Estruturas II 100
Fundações e Obras de Terra 100
Hidráulica Geral 250
Hidrologia 100
Projetos de Edificações 150
Projetos de Estradas I 100
Projetos de Estruturas de Concreto Armado I 200
Projetos de Estruturas de Madeira 100
Tecnologia da Construção Civil II 100
5ª Série
Disciplinas Carga Horária
Total da Série 1200
Aeroportos (2º sem.) 50
Arquitetura e Urbanismo 100
Ética e Legislação Profissional (2° sem.) 50
Gestão Ambiental (1° sem.) 50
Gestão de Projetos (1º sem.) 50
Instalações Hidro-Sanitárias Prediais 150
Planejamento e Análise de Sistemas de Transportes (1º sem.) 50
Portos, Rios e Canais (2º sem.) 50
Projetos de Estradas II (1º sem.) 50
Projetos de Estruturas de Concreto Armado II 200
Projetos de Estruturas Metálicas 150
Saneamento 100
Supervisão de Estágio (2º Sem.) 50
Supervisão de Trabalho de Conclusão de Curso I (1º sem.) 50
Supervisão de Trabalho de Conclusão de Curso II (2º sem.) 50

Corpo docente

Coordenação

Osmar Barros Junior possui graduação em Engenharia Civil (1982) pela Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara e mestrado em Tecnologia da Construção (1990) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 1993.
http://lattes.cnpq.br/3515419660132125

Docentes

Adilson Massa possui graduação em Engenharia Elétrica (2006) pela Universidade Paulista - UNIP e especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos (2012) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/6935760540799015

Alexandre Coan Pierri possui graduação em Engenharia Civil (1992) pela Universidade de São Paulo - USP, especialização em Gestão Pública e Gerência de Cidade (2001) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialização em Farmácia (2002) pela mesma Instituição, e em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde (2007) pela Universidade de Santo Amaro - UNISA. Ministra aulas no ensino superior desde 2013.
http://lattes.cnpq.br/0125040932795634

Alexandre José Pierini possui graduação em Biblioteconomia (1996) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialização em Ciência Política (2000) pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão de Curitiba e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas (2003) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. É doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
http://lattes.cnpq.br/3868387937086831

Anderson Duarte Betiol possui graduação em Engenharia Elétrica (1998) pela Universidade de São Paulo - USP e mestrado em Engenharia Elétrica (2002) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/8461809763131715

Antônio Marcos Vila possui mestrado em Matemática (1977) pela Universidade de São Paulo - USP e doutorado em Ciências (1983) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1975.
http://lattes.cnpq.br/4783375040156029

Cassia Teresa Ramelo Guerreiro possui bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado e doutorado (2001) em Química pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/2694178382132231

Cristiano Minotti possui graduação em Engenharia Elétrica - Ênfase em Informática Industrial (2002) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestre em Sistemas Dinâmicos (2008) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/4021444168634362

Fabiana Florian possui graduação em Ciências Econômicas (2000) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, é mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2005) pela mesma Instituição e doutora em Ciência dos Alimentos e Nutricionais (2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/7128829324567785

Fábio Braga da Fonseca é graduado em Engenharia Civil (1999) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, e mestre em Engenharia de Estruturas (2002) pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
http://lattes.cnpq.br/8195208887476557

Felipe Alexander Vargas Bazán possui graduação em Engenharia Civil (2001) pela Pontifícia Universidad Católica del Peru, é mestre (2005) e doutor (2009) em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/1327806578421220

Fernando Hagihara Borges é graduado em Ciências Econômicas (2003) pela Universidade Estadual paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, e mestre em Engenharia de Produção (2007) pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2005.
http://lattes.cnpq.br/3061393447124074

Flávia Ferreira possui graduação em Matemática (1989) pela Pontifícia Universidade Católica - PUC de Campinas e especialização em Formação de Recursos Humanos para Informática (1990) pela mesma Instituição. É mestre em Estatística (2003) pela Universidade Federal de São Carlos -UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2005.
http://lattes.cnpq.br/7763833646375697

Francisco Andrea Simões Braga possui graduação em Engenharia Civil (2006) pelas Faculdades Integradas de Araraquara - FIAR e em Engenharia de Produção (2009) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. É especialista em Gestão da Produção (2013) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/9318388733001976

Gerson de Marco possui graduação em Engenharia Civil pelas Faculdades Integradas de Araraquara e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelas Faculdades Integradas de Araraquara. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
http://lattes.cnpq.br/2978185401529421

Giuliano Aparecido Romanholo possui graduação em Engenharia Civil (1996) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, e mestrado em Engenharia Civil (2001) pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/3864923670539797

Gustavo Marques possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/0254582791618217

Iride Maria Valdemarin Tognolli possui licenciatura plena (1983), bacharelado (1984) e mestrado (1990) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1989.
http://lattes.cnpq.br/3477308362216459

Ivo Eduardo Moroni possui graduação em Engenharia Civil (1984) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - USP e mestrado - Master of Science - pelo (1993) Civil Engineering Department da University of Florida, Gainesville, Florida, EUA, com diploma reconhecido e revalidado no Brasil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2005.
http://lattes.cnpq.br/5520005946880772

João Carlos Geraldo é graduado em bacharelado (1985) e licenciatura (1986) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É mestre em Geografia Física (1997) pela Universidade de São Paulo e doutor em Geografia (2012) pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1989.
http://lattes.cnpq.br/8820344485804695

João Henrique Gião Borges possui bacharelado em Química (1989) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, licenciatura em Computação (2012) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais - CEUCLAR. É mestre em Química (1992) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e doutor em Química Orgânica (1998) pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/8099242351174829

Jorge Miguel Nucci é graduado em Engenharia de Agrimensura (1981) pela Escola de Engenharia de Agrimensura de Araraquara, especialista em Educação Ambiental (1997) pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 1992.
http://lattes.cnpq.br/5041210945696684

José Eduardo de Mendonça possui graduação em Química (1980) pela Universidade de São Paulo - USP e mestrado em Ciências dos Alimentos (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/2165776285512513

José Eduardo Quaresma possui graduação em Engenharia Civil (2001) pela FECA - Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara, mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento, com ênfase em Hidráulica Computacional (2004) pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/7333256627981497

Luci Sartori é bacharel e licenciada em Química (1995) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Possui mestrado (1998) e doutorado (2004) em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2013.
http://lattes.cnpq.br/7855962454430004

Marcelo Romano Módolo possui graduação em Engenharia Civil (1994) pela Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara e mestrado em Engenharia Civil - Hidráulica (2002) pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/8145284430843453

Marco Roberto Guerreiro possui licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Tem mestrado e doutorado em Química pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/3733859102831249

Maria Bernadete da Silva Malara possui graduação em Matemática (1974) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e em Pedagogia (1979) pela Faculdade de Educação São Luis. É especialista em Álgebra Linear e Programação Linear (1976) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá, mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional (1994) pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da Universidade de São Paulo - USP e doutora (2008) em Educação Matemática pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1991.
http://lattes.cnpq.br/1928357849675000

Rafael Mantovani Esposel é graduado em Arquitetura e Urbanismo (2002) pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC - USP, e mestre em Arquitetura e Urbanismo (2007) pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC-USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2008.
http://lattes.cnpq.br/8989382975362951

Renata Mirella Farina possui graduação em em Administração de Empresas (1991) pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, e em Análises de Sistemas (2002) pela mesma Instituição. Também é graduada em Estudos Sociais (1993) pela Faculdade de Educação São Luis e em Licenciatura em Geografia (1995) pela mesma Instituição. É mestre em Engenharia de Produção (2008) pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
http://lattes.cnpq.br/2839375294680374

Ricardo Bortolotti Azolini possui graduação em Geografia (2000) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. É especialista em Gestão de Recursos Humanos (2005) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e também é especialista em Ecologia e Monitoramento da Vida Silvestre (2013) pela mesma Instituição.
http://lattes.cnpq.br/6122464255418349

Roberto Sarti Côrtes possui graduação em Engenharia Civil (2008) pela Escolha de Engenharia de São Carlos - EESC - USP e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2013). Ministra aulas no ensino superior desde 2013.
http://lattes.cnpq.br/5910854210043301

Sabrina Fernanda Sartório Poleto é graduada em Arquitetura e Urbanismo (2009) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC - USP. É mestre em Ciências e Engenharia de Materiais (2014) pela Universidade de São Paulo - USP e doutoranda na mesma área. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/4897079717367221

Sabrina Piva Calixto Monteiro é responsável pelas disciplinas Cálculo Diferencial e Integral I e Probabilidade e Estatística. Possui licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo - USP (2003), especialização em Psicopedagogia Institucional (2011) pela Faculdade São Luís e mestrado em Bioengenharia (2007) pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2012.
http://lattes.cnpq.br/5053372458477800

Sandra Fabiana Rodgher é graduada em Engenharia Civil (1992) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, mestre (1996) e doutora (2002) em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 1997.
http://lattes.cnpq.br/6387230646598724

Saulo José de Castro Almeida é graduado em Engenharia Civil (2005) pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, mestre em Estruturas (2007) pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC - USP, e doutor em Engenharia Civil (2012) também pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
http://lattes.cnpq.br/9478326120626402

Soraya Elaine Marques Gouveia Saia possui graduação em Física (1992) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado em Física (1995) pela University of Liverpool - Inglaterra. É doutora em Ciências (2006) pela Universidade de São Paulo - USP, com doutorado-sanduíche na França IRD - Institute de Recherche pour le Developpement - Bondy/Paris. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/6673437780404643

Stela Letícia Bisinotto possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, especialização em Arquitetura de Interiores pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara - FECA e mestrado (2012) em Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/6539271664132423

Telma Cristina Pichiolli de Carvalho possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1985) pela Universidade Estadual de Londrina- UEL, mestrado (1995) e doutorado (2008) em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 1999.
http://lattes.cnpq.br/4868815574679552

Thaís Barbosa dos Santos é graduada em Engenharia Mecânica (2009) e mestre em Engenharia Mecânica (2010) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Ministra aulas no ensino superior desde 2013.
http://lattes.cnpq.br/2997573468518451

Thiago Augusto Do Nascimento possui graduação em Engenharia Civil (2004) pela Fundação Educacional de Barretos e especialização em Gestão e Tecnologia em Sistemas Construtivos em Edificações (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/4845828457193556

Vanessa Gertrudes Rabatini possui graduação em Pedagogia (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e mestrado em Educação Escolar (2010) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/2016096405291162

Vinicius Luiz Caires possui graduação em Processamento de Dados (2006) pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC e MBA em Gerenciamento de Projetos (2008) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2012.
http://lattes.cnpq.br/4459230431451960

Vitor Eduardo Molina Junior possui graduação em Engenharia Civil (1999) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, especialização em Geoprocessamento (2006), mestrado (2003) e doutorado (2012) em Engenharia Urbana pela mesma instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
http://lattes.cnpq.br/1475046998981140

Walter Gonçalves Ferreira Filho é graduado em Engenharia de Agrimensura (1977) pelas Faculdades Integradas de Araraquara - FIAR, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Araraquara - FEFIARA (1987), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (1978) pela FUNDACENTRO, e Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (2013) pela Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga. Ministra aulas no ensino superior desde 1980.

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Data da Prova 

26/07/2017 (das 19h às 21h)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 20/07/2017 até 24/07/2017 (22:00 h)
Na Internet: de 20/07/2017 até 24/07/2017 (23:59 h)

Taxa de inscrição

Gratuita

SAIBA MAIS SOBRE O VESTIBULAR

Aguarde mais informações.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.

Objetivo

O objetivo do curso é formar engenheiros civis aptos para a concepção, o planejamento, o projeto, a execução ou implantação, a operação, a manutenção e o controle das edificações em geral e das infraestruturas, sistemas de transportes, recursos hídricos e saneamento, com base nos mandamentos de economicidade, segurança, durabilidade e respeito ao meio ambiente. O profissional será capacitado a realizar e coordenar projetos nas áreas de construção civil, estruturas, materiais, geologia, transporte, hidrotecnia, saneamento, meio ambiente e engenharia legal, além de estar apto a preparar orçamentos e planejamento de obras, coordenar, controlar e finalizar obras nas áreas referidas anteriormente.

Com o curso de Engenharia Civil, a Uniara abre novos rumos e gera possibilidades para novos empregos e para atendimento das novas exigências organizacionais atuais.

Perfil do Profissional

O curso de graduação em Engenharia Civil da Uniara formará profissionais para atuar, preponderantemente, nos setores ligados à produção e aos serviços, isto é, em empresas, ou desenvolver atividades autônomas como empreendedores ou profissionais liberais. Uma parcela dos engenheiros formados será direcionada à pós-graduação, passando a atuar como pesquisadores e professores em escolas técnicas, institutos de tecnologia, Universidades, etc. Outros segmentos dos profissionais graduados poderão exercer a profissão em outros campos de atuação.

Evidentemente, o profissional a ser formado pela graduação é um engenheiro civil, e não um pesquisador, cuja formação completa é tarefa da pós-graduação. Esse reconhecimento, entretanto, não exime o curso de estimular e desenvolver novas vocações para estudos avançados e atividades de pesquisa. O currículo do curso deve, inclusive, proporcionar o surgimento, a identificação e o aperfeiçoamento dos potenciais pesquisadores entre seus alunos.

O aluno do curso deve possuir conhecimentos básicos de física e de matemática, bem como uma formação básica generalista para poder trafegar nas outras áreas do conhecimento, em razão da abrangência da Engenharia Civil. Deve ter ainda a consciência de que futuramente, como engenheiro civil, executará trabalhos de natureza multidisciplinar, envolvendo-se com administração, economia e questões jurídicas.

Como egresso, atuará na construção de edificações e áreas da engenharia civil, em empresas de abastecimento de água e esgoto, de eletricidade e transporte. Outras opções são as consultorias técnicas e o gerenciamento e implantação de projetos nas diversas áreas de engenharia, como também na realização de ensaios de controle tecnológico.

Com essa visão é que se delineia o perfil do profissional que o curso pretende formar, os valores e atividades, as habilidades e competências. Além dos conhecimentos prioritariamente técnicos, é ideal que o engenheiro civil tenha consciência dos aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais envolvidos na sua ação.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cursos/presencial/graduacao/engenharia-civil/