/cursos/presencial/graduacao/enfermagem/ /cursos/presencial/graduacao/enfermagem/ 342 63 Enfermagem Graduação

Formação: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 4 anos

Vagas: 100

Enfermagem

O Curso

A enfermagem é uma profissão da área de saúde cuja essência e especificidade consistem no cuidado do ser humano nos âmbitos individual, familiar e da comunidade. Desenvolve atividade de proteção, promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. O curso de Enfermagem da Uniara tem como princípios norteadores formar profissionais capazes de prestar assistência de Enfermagem fundamentada e sistematizada com visão holística do ser humano. Atendendo, principalmente, às peculiaridades regionais, visamos a formar enfermeiros com visão crítica, reflexiva, ética e política mediante atitudes adquiridas durante a graduação com vistas a diagnosticar problemas, propor soluções e, consequentemente, transformar a realidade, prezando pela vida humana.

O curso de Enfermagem da Uniara recebeu a nota máxima (5) nos anos de 2009 e 2010. Essa classificação proporciona ao curso um destaque especial frente a outros cursos de outras Instituições da região e até do Estado.

O curso tem Projeto Político Pedagógico adequado à missão da Instituição de ensino superior, às Diretrizes Curriculares Nacionais e às inovações das diversas áreas do conhecimento.

Reconhecimento

Selo de Qualidade - Guia do Estudante 2016O reconhecimento da qualidade do nosso curso é simbolizado pelas três estrelas conferidas pelo Guia do Estudante da Editora Abril, confirmando a seriedade da Instituição em formar profissionais aptos a atuarem com destaque no mercado.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) avaliou o curso com a nota 4 (quatro).

Mercado de Trabalho

O enfermeiro trabalha em diferentes contextos, podendo desenvolver suas atividades em assistência direta e indireta à saúde nos âmbitos individual e/ou coletivo. Especificamente, o enfermeiro organiza e executa a assistência de enfermagem em diferentes situações, como na proteção e promoção da saúde; prevenção de agravos; reabilitação; formação de recursos humanos; assistência curativa; pesquisas em diversos campos do conhecimento; consulta de enfermagem; promoção da cidadania e inclusão social; auditoria em serviços; consultoria; assessoria e atividades organizacionais; administração da assistência e de serviços de saúde e no ensino e pesquisa.

Matriz Curricular

  • Anatomia Humana I;
  • Anatomia Humana II;
  • Assistência de Enfermagem a Criança e ao Adolescente I;
  • Assistência de Enfermagem a Criança e ao Adolescente II;
  • Assistência de Enfermagem ao Adulto e Idoso I;
  • Assistência de Enfermagem ao Adulto e Idoso II;
  • Assistência de Enfermagem em Psiquiatria I;
  • Assistência de Enfermagem em Psiquiatria II;
  • Assistência de Enfermagem em Saúde Coletiva I;
  • Assistência de Enfermagem em Saúde Coletiva II;
  • Assistência de Enfermagem na Saúde da Mulher/Neonatologia;
  • Assistência de Enfermagem na Saúde da Mulher/Neonatologia I;
  • Bioestatística;
  • Biologia Celular/Histologia/Embriologia I;
  • Biologia Celular/Histologia/Embriologia II;
  • Bioquímica/Biofísica I;
  • Bioquímica/Biofísica II;
  • Ciências Sociais Aplicadas à Saúde;
  • Educação e Didática Aplicada à Enfermagem;
  • Epidemiologia I;
  • Epidemiologia II;
  • Ética Profissional/Legislação;
  • Farmacologia I;
  • Farmacologia II;
  • Fisiologia I;
  • Fisiologia II;
  • Genética;
  • Gerenciamento e Administração em Enfermagem e Saúde;
  • História de Enfermagem/Introdução Ética;
  • Imunologia;
  • LIBRAS (Optativa);
  • Metodologia da Pesquisa II;
  • Metodologia Pesquisa I;
  • Microbiologia;
  • Nutrição e Dietoterapia;
  • Parasitologia;
  • Patologia I;
  • Patologia II;
  • Políticas e Organização dos Serviços de Saúde I;
  • Políticas e Organização dos Serviços de Saúde II;
  • Português e Interpretação de Textos;
  • Princípios de Administração Hospitalar;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Saúde Ambiental/Ecologia;
  • Saúde Coletiva;
  • Saúde da Criança/Adolescente;
  • Saúde da Família;
  • Saúde da Mulher;
  • Saúde do Idoso;
  • Saúde do Trabalhador;
  • Saúde Mental;
  • Semiologia/Semiotécnica/Fundamentos de Enfermagem I;
  • Semiologia/Semiotécnica/Fundamentos de Enfermagem II;
  • Sistemática da Assistência de Enfermagem;
  • Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Urgência e Emergência.

Corpo docente

Coordenação

Creusa Ap. Meirelles possui graduação em Enfermagem (1986) pela Universidade de São Paulo - USP, especialização em Administração Hospitalar (1986) pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP e em Enfermagem Estomaterapia (1991) pela USP. É mestre em Enfermagem Fundamental (2000) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/7911543042791049

Docentes

Adilson César Abreu Bernardi possui graduação em Farmácia e Bioquímica (1992) pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, aperfeiçoamento em Análises Clínicas (1994), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia (área de concentração Microbiologia Clínica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/5280956129788239

Adriana Aparecida Mendes possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia (1992) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, é especialista em Saúde Pública (1994) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, também é especialista em Administração dos Serviços de Saúde (2001) pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. É mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2005) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. É especialista em Educação Ambiental (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal (2010) pelo Centro Universitário de Araras - UNIARARAS, e é doutora em Ciências (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/3053178952283550

Alfredo Di Vito Neto possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura Plena (1988) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e doutorado em Genética e Evolução (1994) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1998.
http://lattes.cnpq.br/3855880175314033

Amanda dos Santos Oliveira possui graduação em Enfermagem (2007) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É especialista em Enfermagem Cardiovascular (2009) e doutora em Ciências da Saúde (2014) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/0606418354071245

Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira Ferreira possui graduação em Enfermagem (1982) pela Universidade de São Paulo - USP, mestrado (1998) e doutorado (2005) em Saúde Pública pela mesma Instituição. É especialista em Enfermagem do Trauma (1999), em Psicodrama Aplicado (1997), em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (1987) e em Saúde Pública (1986). Ministra aulas no ensino superior desde 2009.
http://lattes.cnpq.br/6521291230055452

Ângela Aparecida Costa possui graduação em Enfermagem (1981) pela Universidade de São Paulo - USP, especialização em Saúde Pública (1985) pela mesma Instituição e em Enfermagem do Trabalho (1986) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre em Enfermagem em Saúde Pública (1995) pela USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/2168678474711707

Cibele Correia Semeão Binotto possui graduação em Enfermagem (2009) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade (2012) pela mesma Instituição. É especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família (2013) pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP e em Educação Permanente em Saúde em Movimento (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/2461303864889769

Douglas Fernando Peiró possui graduação em Ciências Biológicas - bacharelado e licenciatura plena (2004) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Mestrado em Biologia Comparada (2008) pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Biologia Comparada (2012) pela Universidade de São Paulo, com doutorado sanduíche no exterior na University of Louisiana at Lafayette nos Estados Unidos. Tem pós-doutorado em Sistemática e Genética Molecular (2014) pela Université de Poitiers na França.
http://lattes.cnpq.br/5669020123403306

Edmundo Alves de Oliveira possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura e Bacharelado (1994) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Especialização em Administração Pública (2003) e diversos cursos de aperfeiçoamento (1996-2002). É mestre (1997) e doutor (2003) em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1998.
http://lattes.cnpq.br/4620256355323820

Érika Fonseca possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia (1999) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre em Gestão da Clínica (2016) pela mesma Instituição. Tem aperfeiçoamento em Metodologia Ativa (2014) pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e especializações em Gestão Organizacional e Recursos Humanos (2012) pela UFSCar e em Terapia Intensiva (2002) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC.
http://lattes.cnpq.br/9283282016824144

Fernanda Pontin de Mattos Guimarães possui graduação em Nutrição (1983) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC e mestrado (2001) em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/3361245034512603

Genair Silva Romualdo possui graduação em Ciências Biológicas - bacharelado (1994) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado (1997) e doutorado (2002) em Ciências Biológicas - Anatomia pela mesma instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/5385452622233596

Heloísa França Badagnan possui graduação em Enfermagem - bacharelado (2010) pela Universidade de São Paulo - USP. É mestre em Enfermagem Psiquiátrica (2014) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/3019979747294371

Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero possui graduação em Enfermagem - bacharelado (2008) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. É mestre em Enfermagem em Saúde Pública (2012) e doutoranda também em Enfermagem em Saúde Pública pela USP.
http://lattes.cnpq.br/3887235459506236

José Ricardo Soares de Oliveira possui graduação em Farmácia Bioquímica (1994) pela Faculdade de Ciências Biológicas de Araras - Fundação Hermínio Ometto, mestrado (1999) e doutorado (2011) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1998.
http://lattes.cnpq.br/0028456845144403

Juliana Constâncio Bolini possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2009.
http://lattes.cnpq.br/9323299663203625

Juliana da Silva Oliveira Faccio possui graduação em Biomedicina (2003) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia - Imunologia (2006) pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2008.
http://lattes.cnpq.br/1451164211652124

Luis Gustavo Silva Monnazzi possui graduação em Farmácia-Bioquímica (1999) pela Universidade do Sagrado Coração - USC, mestrado em Análises Clínicas (2003) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, doutorado (2007) e pós-doutorado (2009) em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2008.
http://lattes.cnpq.br/3969938434082536

Mariana Lopes Borges possui graduação em Enfermagem (2010) pela Universidade de São Paulo - USP e mestrado em Enfermagem (2015) pela mesma Instituição.
http://lattes.cnpq.br/5587077999222026

Marisa Chahud possui graduação em Química (1984) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado (1993) e doutorado (1997) em Química Analítica pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1994.
http://lattes.cnpq.br/4874787799490490

Natália Del Ângelo Aredes possui graduação em Enfermagem - bacharelado (2008) pela Universidade de São Paulo - USP. É mestre em Enfermagem em Saúde Pública (2012) pela USP e doutoranda em Ciências pela mesma Instituição.
http://lattes.cnpq.br/2567213317418992

Silvia Helena Tognoli possui graduação em Enfermagem (2005) pela Universidade de São Paulo - USP. É especialista em UE e UTI (2009) pela USP, em Formação EAD (2011) pela Universidade Paulista - UNIP e em Administração Hospitalar (2012) também pela UNIP. É mestre em Enfermagem Fundamental (2012) pela USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/0275740885204057

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Data da Prova 

29/03/2017 (das 19 às 21 horas)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 23/03/2017 até 27/03/2017 (22:00 h)
Na Internet: de 23/03/2017 até 27/03/2017 (23:59 h)

Taxa de inscrição

Gratuita

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Aguarde mais informações.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

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Atividades Práticas

Desenvolvimento do Ensino Clínico/Atividade Prática

O ensino clínico é a aplicação prática dos conhecimentos no decorrer do curso de graduação e possibilita ao aluno vivenciar o exercício da prática profissional.

Essa atividade é desenvolvida em presença do docente, sendo sua permanência imprescindível durante toda a carga horária do ensino clínico. Ocorre em diferentes períodos do processo ensino-aprendizagem, sendo que o conhecimento é aprofundado gradativamente, com início no primeiro semestre do segundo ano e finalização no primeiro semestre do quarto ano.

Coordenação

Coordenador(a)

Profª Ms. Creusa Aparecida Meireles

Agenda

De Segunda a Quarta-feira
Horário Local
07h30 - 13h00 Coordenação
18h30 - 21h15 Coordenação
Quinta-feira
Horário Local
07h30 - 13h00 Coordenação

O período da tarde é destinado para visitas às Instituições de Saúde.

Ensino Clínico e Estágio Supervisionado

Os locais e programas abaixo citados fazem parte do rol de parcerias que o curso de Enfermagem da Uniara mantém na cidade de Araraquara.

Hospital Santa Casa de Misericórdia

SESA - Serviço Especial de Saúde da Univesidade de São Paulo

Secretaria Municipal de Saúde

Os alunos do curso de Enfermagem realizam estágios nos campos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara nas seguintes unidades:

  • ESF Jardim Santa Lúcia “Dr. Aldo Cariano” Equipe I, II e III;
  • ESF Jardim Maria Luiza “Dra. Neusa Maria AffiniDicenzo”;
  • ESF Jardim Vale do Sol “Dr. Euclides Crocce”;
  • CMS Jardim América “Dr. Marcelo Edgar Druet”;
  • CMS Vila Melhado “Dr. Giuseppe Auphiero Sobrinho”.

Asilo de Mendicidade de Araraquara - Lar São Francisco de Assis

Fundação Municipal Irene Siqueira Alves - Vovó Mocinha (Fundação Maternidade Gota de Leite de Araraquara)

Hospital Psiquiátrico “Cairbar Schutel”

Instalações

Os laboratórios têm como objetivo possibilitar ao aluno suporte técnico e prático das teorias explicitadas em sala de aula, proporcionando uma articulação entre conhecimento teórico e aplicado.

Laboratórios específicos do curso de Enfermagem

  • Laboratório de Semiologia/Semiotécnica e Simulação de Procedimentos de Enfermagem;
  • Laboratório de Anatomia Humana (Anatomia Humana I e II);
  • Laboratório de Micro/Imunologia, Laboratório de Bacteriologia e Micologia Clínica (uso rotineiro);
  • Laboratório de Bioquímica/Citologia Clínica (uso eventual e de apoio);
  • Laboratório de Parasitologia;
  • Laboratório de Microscopia I (uso rotineiro) e Laboratório de Microscopia II (uso eventual);
  • Laboratório de Biologia Celular (Genética/Embriologia);
  • Laboratório de Histologia/Patologia;
  • Laboratório de Informática;
  • Laboratório de Bioquímica;
  • Laboratório de Química I (uso eventual) e Laboratório de Química II (uso rotineiro);
  • Laboratório de Fisiologia.

Profissão e Mercado

O que é enfermagem?

A enfermagem é uma profissão da área de saúde cuja essência e especificidade consistem no cuidado do ser humano nos âmbitos individual, familiar e da comunidade. Desenvolve atividade de proteção, promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

Quem é o enfermeiro?

É um profissional comprometido com o desenvolvimento da Enfermagem, relacionando-se com outros seres humanos, trabalhando em equipe, compartilhando conhecimento, praticando princípios bioéticos, mobilizando o meio ambiente, proporcionando ao ser humano, à família e à comunidade condições favoráveis á saúde, de acordo com os princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde.

O enfermeiro trabalha em diferentes contextos, podendo desenvolver suas atividades em assistência direta e indireta à saúde nos âmbitos individual e/ou coletivo. Especificamente, o enfermeiro organiza e executa a assistência de enfermagem em diferentes situações, como na proteção e promoção da saúde; prevenção de agravos; reabilitação; formação de recursos humanos; assistência curativa; pesquisas em diversos campos do conhecimento; consulta de enfermagem; promoção da cidadania e inclusão social; auditoria em serviços; consultoria; assessoria e atividades organizacionais; administração da assistência e de serviços de saúde e no ensino e pesquisa.

O curso de enfermagem formou, até o ano de 2015, 476 profissionais, que na sua maioria encontram-se inseridos no mercado de trabalho atuando em Instituições públicas ou privadas de saúde.

Nossos egressos têm aprovações expressivas em concursos públicos e muitos deles estão cursando programas de mestrado e doutorado em Instituições de Ensino renomadas.

A Resolução nº 290/2004 do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN fixa as Especialidades de Enfermagem de competência do Enfermeiro que também pode atuar nas seguintes áreas:

  • Enfermagem Médico-Cirúrgica: atuação no pré, trans e pós-operatório, na Central de Materiais, Centro Cirúrgico, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica;
  • Enfermagem em Urgência e Emergência: atuação no atendimento pré e intra-hospitalar em situações de agravos à saúde e traumato-ortopedia;
  • Enfermagem em Unidade Diagnóstica: atua na assistência durante exames diagnósticos por imagem, Hemodinâmica, Endoscopia e outros;
  • Enfermagem em Saúde Pública: atuação na promoção da saúde e prevenção da doença, na Saúde da Família, na Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Epidemiológica, do Meio Ambiente e Saúde do Trabalhador), UBS, creches e escolas, nos Programas da Saúde da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso, do Homem, na Saúde Mental, na Assistência Domiciliar e outros;
  • Enfermagem em Especialidades: Oncologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria, Enfermagem do Trabalho, Aeroespacial, Cardiovascular, Nefrologia, Neonatologia, Dermatologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Infectologia, Gerontologia e Geriatria, Sexologia Humana, Terapia Intensiva, Terapias Naturais/Tradicionais e Complementares/Não convencionais;
  • Enfermagem na Educação: atuação na formação de profissionais da equipe de Enfermagem, na Educação Continuada em Serviço, no desenvolvimento de práticas educativas voltadas aos pacientes e aos núcleos familiares no cuidado à saúde e, no desenvolvimento de Pesquisas Clínicas;
  • Gerenciamento em Enfermagem: Administração em Serviços de Saúde, Assessoria e Consultoria, Gestão da Qualidade, Gestão de Projetos, Auditoria e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Segurança do paciente.

Projeto político pedagógico

O projeto político pedagógico tem a finalidade de orientar a estrutura da formação de professores, profissionais e alunos de acordo com as necessidades das políticas sociais e de saúde, tendo como eixo norteador o Sistema Único de Saúde - SUS.

  • É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo;
  • É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir;
  • É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
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